#Virou Filme - 6# Lolita, de Vladimir Nabokov

25 agosto 2011

    Oi genteee!!! Hoje, nesta quinta-feira que promete, estou super feliz, porquê a cada novo post, vejo a enorme interação de vocês, seguidores e visitantes. Então, quero agradecer ao imenso carinho prestado e a todos aqueles que acolheram meu blog de braços abertos, valeu mesmo pessoal! E desejo que os comentários de vocês cresçam cada dia mais, pois só assim é possível saber se estou no caminho certo e se vocês estão gostando do que eu compartilho aqui.
Bem, depois dos meus agradecimentos merecidos, vamos ao Virou Filme de hoje!

   Eu sei que o filme desta quinta é bem antigo e que talvez vocês já devem estar carecas de saber da existência dele, por conta da enorme repercussão da história em si. Mas não poderia deixar de registrar mais este clássico da literatura inglesa e mundial, que li à poucos meses atrás. Podem reclamar e dizer que estou atrazadérrima, mas fazer o que se só li Lolita em dezembro do ano passado? 
   Como estudante de letras não poderia adiar mais a leitura e posso dizer que foi um das leituras mais impactantes que já fiz. E não era por menos, já que o próprio sucesso da obra fala por si só. Uma história de impacto, polêmica, picante e de certa forma revoltante, que conta a história de Humbert Humbert, um professor de poesia francesa que se apaixona por Dolores, sua enteada de 12 anos de idade. .
   Eu me arrepiei várias vezes quando lia as passagens super fortes e ficava imaginando o que Dolores devia ter passado na mão de Humbert e principalmente o que sentiu quando descobriu tudo o que ele foi capaz de fazer por causa dessa paixão doentia. Como detestei e repudiei Humbert e tenho a plena convicção de que muitos leitores de Lolita, sentiram o mesmo. 
   Apesar da linguagem ser extremamente bem construída de forma que não encontramos nenhuma passagem escrita com palavras "chulas", mesmo assim não esconde o enredo fortíssimo. Por isso foi rejeitado por várias editoras, antes do livro ser finalmente publicado em 1955.
   Para quem não conhece ainda a obra, e gosta de um romance polêmico, Lolita é a melhor pedida. E para você que já leu a obra, pode matar a curiosidade e ver em carne e osso (mesmo sendo interpretados) Humbert e Dolores (a Lolita) nesta adaptação magnífica de 1997 dirigida por Adrian Lyne e tendo Jeremy Irons e Dominique Swain nos papéis principais.
    Esta adaptação em especial, traz a leveza que a obra não traz e contrói um enredo de forma a deixar a história com um caráter mais romântico. Na minha opinião, o olhar do diretor, ficou centrado em suavizar o caráter polêmico tão perceptível na obra de Nabokov, por isso gostei mais.
   Eu prezo muito o trabalho do diretor, quando este, traz a adaptação mais aproximada possível da obra, mas o que mais chamou a atenção neste filme do Adrian,  foi a suavidade com que um tema tão polêmico pôde ser trabalhado sem deixá-lo pesado, além da esplêndida atuação dos atores principais.
   Agora, depois de saber algumas informações, vamos curtir um pouquinho do filme?


Sinopse: Em 1947, um professor de meia-idade (Jeremy Irons) de origem inglesa vai lecionar literatura francesa em uma pequena cidade da Nova Inglaterra e aluga um quarto na casa de uma viúva (Melanie Griffith), mas só realmente decide ficar quando vê a filha (Dominique Swain) dela, uma adolescente de doze anos por quem fica totalmente atraído. Apesar de não suportar a mãe da jovem se casa com ela, apenas para ficar mais próximo do objeto de sua paixão, pois a atração que ele sente pela enteada algo devastador. A jovem, por sua vez, mostra ser bastante madura para a sua idade. Enquanto ela está em um acampamento de férias, sua mãe morre atropelada. Sem empecilhos, seu padrasto viaja com sua enteada e diz a todos que é sua filha, mas na privacidade ela se comporta como amante. Porém, ela tem outros planos, que irão gerar trágicos fatos.

   Uma notícia ruim é que esta versão de 1997 é encontrada por um preço bem salgado no mercado e mesmo a versão anterior (1962) não alivia tanto o bolso, resumindo, as duas versões são bem carinhas, então se você quer apreciar este ótimo filme sugiro baixá-lo na internet, pois assim sairá mais barato.
   Para facilitar, escolhi dois sites onde as duas versões podem ser baixadas, mas com o audio em inglês. Se quiserem baixar é só clicar na data da versão que você deseja assistir: 


País: Estados Unidos
Ano: 1997
Duração: 138 min.
Direção:  Adrian Lyne
Elenco: Jeremy Irons; Melanie Griffith; Frank Lagella e Dominique Swain.
Gênero: Drama
Idioma: Inglês

 (Edição mais recente do livro)

Título: Lolita
Autor: Vladimir Nabokov
ISBN: 9788579620560
Editora: Alfaguara
Ano: 2011
Páginas: 392

(Assista ao trailer do filme - 1997)

   Bem pessoal,  espero que tenham gostado do Virou Filme de hoje e curtam a dica tanto da leitura quanto do filme. Aguardo os coment's de vocês, um beijo grande até a próxima!!! =^.^=

   

Um comentário:

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!