#Li e Registrei# O Segredo do Vale da Lua, de Elizabeth Goudge

17 agosto 2011

    Hallo pessoal...quanto tempo não é mesmo? Desculpem pela demora da resenha, mas acabei de ler este livro, pra ser mais precisa terminei ontem à noite! Ufa!!! Vocês devem estar pensando: "Nossa que demora pra ler um livrinho de meras 200 páginas.." E eu concordo plenamente, mas como ninguém está livre de contratempos e humores indefinidos, cá eu estou, tentando me redimir com minhas siceras desculpas. Essa semana está sendo horripilante, mas enfim, vamos ao que interessa!

Eu nem sei por que cargas d'água eu resolvi ler este livro. Não sei se foram as poucas páginas (pura enganação, porquê demorei horrores pra terminar de lê-lo), a capa bem apresentável, a sinópse ou a frase estampada na capa onde dizia: "Mais de 700.000 exemplares vendidos". Não sei mesmo ao certo o que mais me motivou, e muito menos o que NÃO tornou a motivar-me no decorrer da leitura, porquê apesar da boa proposta da história, no final o enredo tornou-se muito cansativo, o que demandou um esforço quase subhumano para conseguir terminá-lo. (nossa que exagero né?) Bem, na verdade o que quero dizer é que tinha criado muitas expectativas à respeito do livro e estas, não foram totalmente atendidas no decorrer da leitura. Também não posso deixar que minha má semana estrague o que talvez poderia ter sido melhor, então, resolvi avaliar o livro pelas coisas boas que me proporcionou. Vamos conferir então?


Editora: WMF Martins Fontes 
ISBN: 978857827089-6
Ano: 2009
Páginas: 209
Classificação:
Sinopse: Ao ler O Segredo do Vale da Lua, fica fácil perceber por que J. K. Rowling disse essas palavras sobre esta obra da escritora inglesa Elizabeth Goudge, sucesso mundial há mais de meio século. O livro conta a empolgante história da órfã Maria Merryweather, que se vê obrigada a ir ao Vale de Monacre, onde passará a morar no solar de um velho parente. Sobre aquele lugar paira a sombra da memória da Princesa da Lua e do misterioso cavalinho branco. Ao tentar decifrar sua história, Maria se vê envolvida numa intrincada rixa de família. E ela resolve devolver a paz e a alegria a todo o maravilhoso vale. Por este clássico da literatura juvenil inglesa, sua autora recebeu em 1946 a Carnegie Medal, até hoje um dos prêmios mais importantes conferidos a livros infanto-juvenis. Agora em 2009, o livro foi adaptado para o cinema. O filme é dirigido por Gabor Csupo, vencedor de dois prêmios Emmy por seus trabalhos como Supervisor de Animação na série de televisão "Os Simpsons", e tem previsão de chegar ao Brasil em julho.

       Tudo começa quando Maria Merryweather, uma jovem órfã de 13 anos é obrigada a mudar-se e ir morar com seu primo de segundo grau, Sir Benjamin no Vale de Moonacre situado em West Country. Ela perdera sua mãe muito cedo e agora, com a perda do pai, o que lhe restaram foram apenas inúmeras dívidas que tiveram de ser sanadas com a venda de sua casa. Sem meios para viver em Londres, onde sempre morou desde seu nascimento, parte com sua governanta, a srta. Heliotrópio e seu cachorro Wiggins para Moonacre, uma terra até então desconhecida. 
     Após dias viajando num coche apertado, finalmente chegam ao Vale no início da noite. Maria, se depara com uma paisagem sombria por causa da escuridão e a princípio sente um certo receio, no entanto, é recebida de modo muito acolhedor por seu primo, Sir Benjamin, que lhe oferece além de um maravilhoso jantar de boas vindas, um aposento singular, repleto de pequenos mimos que a deixa muito alegre e satisfeita.
    Sua primeira noite em Moonacre é uma maravilha e pela manhã, Maria é despertada com os raios de sol  invadindo seu quarto. Ela corre para a janela a fim de avistar o Vale e fica espantada com tamanha beleza. Sente imediatamente uma alegria dominar seu coração, como se aquele lugar fosse o seu verdadeiro lar.
     Maria é uma jovem bem educada, bonita e de bom coração, uma garota de aparência frágil, mas que por dentro, carrega um espírito extremamente forte. Além disso é muito vaidosa e extremamente curiosa. Possuíndo tais atributos, não seria novidade dizer que logo fez valer as oportunidades para tentar descobrir a história de sua atual morada, pois para ela, uma garota bastante observadora, perceber que a vida e os moradores daquele Vale eram realmente diferentes de tudo o que já havia conhecido não foi uma tarefa muito difícil.
       Os dias foram passando e ela pôde conhecer mais o lugar para onde viera. Descobriu também que este e seus moradores, mantinham acesa a esperança de que uma decendente dos Merryweather pudesse enfim libertá-los dos espíritos maus que rondavam o Vale. Ao tomar conhecimento do verdadeiro passado de Moonacre e dos decendentes de sua família, Maria sentiu em seu coração que como uma legítima Merryweather, deveria libertá-los das infelicidades que seus antepassados haviam provocado, mas para isso, teria primeiro que desvendar e compreender os enigmas que a sombra da Princesa da Lua e do misterioso cavalinho branco deixaram no lugar. 
     Logo, Maria embarca numa aventura cheia de mistérios e magia, mas poderá contar com a ajuda e a companhia de Pisco, seu fiel amigo, e dos seus animais queridos, que a ajudam criar a coragem necessária para cumprir a missão de devolver a paz e alegria ao Vale de Moonacre.

 "Estavam agora paralisados como estátuas, a menina e o leão, o homem e o galo, como se a beleza do que viam os tivesse convertido em pedra. Ao leste, onde ficava o nascente e o mar, a luz se infiltrava no bosque como uma névoa leitosa e, conforme a luz aumentava, mais se intensificava o som do mar. E então a luz pareceu tomar forma. [...] e as formas eram de centenas de cavalos brancos galopando, com suas crinas ondulantes e pescoços altivos como os das peças de xadrez da sala de visitas, e corpos tão velozes quanto a luz, cuja substância não parecia mais sólida que a do arco-íris. [...]" (O Segredo do Vale da Lua, pág. 190)
     Claro que eu esperava mais de O Segredo do Vale da Lua, como já havia comentado, demorei muito para terminar de lê-lo. O livro aparentemente curto, me deixou meio desanimada, pois a leitura não fluía e suas letras miúdas reforçaram ainda mais a lentidão. Sinceramente falando, não sei por qual motivo, as editoras tendem a deixar a grafia bem menor do que realmente deveria, será que é pra economizar papel? Bem, pode ser, mas na realidade, o que elas simplesmente não economizam são os meus olhos, que cada vez exergam menos, por ter de forçar tanto a vista para ler. Elas deveriam ter um pouco mais de consideração, já que sabem que nós leitores assíduos, precisamos de cuidado com a visão, por lemos muito. Acelerar nossa ida ao oftalmo, não é nada legal heim! Pronto, falei!!! =(
      Bem, a história realmente é encantadora, e por se tratar de uma obra infanto-juvenil, não deixou a desejar. A Maria é uma personagem extremamente sonhadora e qual criança não iria identificar-se com ela? Acho que muitos e até mesmo nós (mais velinhos), ficamos imaginando como seria viver no Vale de Moonacre, pois a belíssima descrição da autora nos envolve de tal modo que fica quase impossível não se imaginar passeando por suas colinas.=)
      O único ponto negativo da história foi as pouquíssimas aparições do cavalinho branco, pois como o livro inicia com um poema falando dele, eu fiquei a todo momento pensando que o tal cavalinho iria aparecer para a Maria, mas isso não acontecia, o que acabou me frustrando. Tá certo que depois ele aparece em grande estilo (e eu até destaquei a passagem aí em cima), mas eu queria mais, na verdade esperava mais e não rolou. =(
      Concluíndo, eu gostei do livro, da história em si, mas infelizmente esta não entrou pra minha lista de favoritos...Mas, recomendo a todos aqueles que desejam sonhar um tiquinho ou mesmo sair desse mundo cheio de prédios, carros, correria, trabalho, stress e penetrar no maravilhoso Vale de Moonacre.
     Devo confessar que estou até agora com a imagem do Vale na mente e como tem uma adaptação cinematográfica do livro, vou ver se encontro só pra conferir se o vale é tudo aquilo que eu imagino. Louco né, mas são coisas de leitor e vocês com certeza irão concordar comigo, pois não há nada melhor que ver a sua imaginação ganhar vida através da tela do cinema né? Tô até pensando se futuramente (depois de eu assitir ao filme, claro) eu faço um "Virou Filme" com a obra, acho que será bacana, mas isto é uma coisa que depois veremos.
      Espero que tenham gostado, comentem bastante!!! Um grande beijo e até à próxima!!!

2 comentários:

  1. Nossa flor, acho que o que mais te irritou no livro foi a diagramação em si. O fato dele te forçar a ler as pequenas letras... porque você, no final das contas, gostou da história né? Sentiu falta do cavalinho branco mas no geral deu a entender que o livro é bom sim, dentro da categoria dele, infanto-juvenil! ;)

    Na hora que você citou o tio, Sir Benjamin, já imaginei que o cara era um tarado psicopata, sei lá por quê! o.O

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. @jessocaasato# Realmente Jeh, vc tem toda razão... A história é bem legal, mas como demorei muito pra concluir a leitura do livro, por conta dos probleminhas que mensionei, isso acabou influenciando a minha opinião sobre a obra. Para mim, um livro deve ser bom em seu contexto para que ele possa vir a ser um favorito e eu sinta vontade de relê-lo, o que evidentemente não vai ocorrer com O Segredo do Vale da Lua, a não ser que saia outra edição com letras BEM maiores.kkk
    Beijinhos.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!