#Li e Registrei# Hotel Novo Mundo, de Ivana Arruda Leite

16 junho 2011

   Oi pessoas, passado o momento dark, resolvi postar algo bem bacana, então está aí mais uma resenha de um livro que li no sábado passado, espero que vocês gostem.

Editora: 34 
 ISBN: 9788573264227 
Ano: 2009 
Páginas: 128 
Classificação: 
Sinopse: Reconhecida contista, blogueira e cronista, Ivana Arruda Leite lança agora seu primeiro romance, "Hotel Novo Mundo". Num hotel barato do centro de São Paulo, se cruzam as histórias de várias personagens, tendo como elo de ligação a figura de Renata, uma ex-prostituta que, traída pelo marido rico, abandona sua casa no Rio de Janeiro e transfere-se para a metrópole paulistana. Um livro em que, segundo Ignácio de Loyola Brandão, "a ironia, o sarcasmo e o humor cortante saltam desde a primeira página".


    Ivana Arruda Leite é uma escritora contemporânea, ao meu ver, um nova escritora, pois ainda não tinha conhecido seu trabalho. É formada em sociologia pela USP e iniciou sua carreira de escritora por meio dos contos. Focada no público feminino e juvenil, lançou alguns romances e entre eles está "Hotel Novo Mundo", publicado em 2009.

    Em "Hotel Novo Mundo", a autora construiu uma história completamente espelhada  no cotidiano, utilizando como pano de fundo a cidade de São Paulo. O enredo da narrativa pode ser considerado tão comum que não seria difícil encontrar pessoas que já tenham vivido a mesma situação da protagonista do romance, Renata.
    A linguagem clara, objetiva e a escolha do vocabulário, acabam aproximando ainda mais o leitor da história, proporcionando uma leitura rápida e dinâmica. O tempo em que se passa a narrativa também é bem interessante, pois a história toda se desenvolve no decorrer de uma semana, e cada dia corresponde a um capítulo.
    A história se desenvolve em prol da personagem Renata, uma ex-prostituta que foge de sua casa luxuosa no Rio de Janeiro para São Paulo, após flagrar a traição de seu marido César, um advogado bem conceituado, rico e bonito.
    Renata era uma prostituta de luxo e foi retirada da "vida", por César que se apaixonou por ela. Após dez anos de relação conjunta, Renata se cansa de ser enganada pelo marido e ao flagrá-lo com outra mulher resolve jogar sua vida de luxo, compromissos infindáveis, roupas de grife, jóias e os inúmeros cartões de crédito para o alto, pega apenas uma pequena malinha, coloca o essencial e sai as pressas para o aeroporto. Parte para São Paulo no primeiro vôo disponível e enquanto viaja, conhece Divino, um homem aparentemente normal, sem nenhum atributo que despertasse o interesse de uma mulher logo de imediato.
    Divino é bancário, acabou de perder a mãe e está de mudança para São Paulo. Renata, ainda sem destino certo, decide acompanhar Divino e acaba indo para o mesmo hotel que ele, o "Hotel Novo Mundo".
    Ao chegar no local, Renata se depara com uma realidade totalmente diferente da sua, longe do luxo que usufruía ao lado do marido, mas não se deixa abater com a simplicidade da nova vida que resolveu encarar. Conhece várias pessoas e suas histórias de vida, o que acaba fazendo com que ela se apegue a elas muito mais do que previa. 
    Durante a semana que fica hospedada no hotel, Renata envolve-se com Divino e credita que ele possa ser o homem que vai fazê-la feliz. É a partir desse relacionamento improvável e inusitado, que ela consegue forças para enfrentar seu marido, exigir seus direitos depois de 10 anos dedicados a ele e por um ponto definitivo na sua relação.
    Os elementos que mais impressionam  são: a linguagem, o tempo da narrativa, e o desfecho escolhidos pela autora, pois no decorrer da trama ela nos leva a pensar que podem ocorrer vários desfechos, mas nunca o que realmente acontece.
    Recomendo o livro, pois acredito que ele seja uma ótima oportunidade de sair do mundo fantasioso e ir para o mundo da realidade, pois "Hotel Novo Mundo" destaca de meneira fiel as coisas simples do cotidiano. Vale a pena conhecer, mas ressalto que muitos vão espartar-se com a linguagem "escraxada", mesmo assim é uma boa pedida!
    Espero que tenham gostado e até a próxima!
   



3 comentários:

  1. Livro bem rápidinho pra ler né? Adorei a sua resenha mais acho que a história não é muito do meu gênero. Mais assim que puder eu vejo.
    O blog está tão lindinho Gilci *-*

    ResponderExcluir
  2. @Lidiane Andrade. Pois é né Lidi, bem rápido mesmo, li ele em apenas um dia. Eu peguei pq achei que seria uma história diferente, mas qndo começei a ler vi q não tinha nada a ver com o que eu estava pensando, mas mesmo assim segui a leitura. Não gosto de abandonar um livro e cm ele era curtinho...mas não é literário o que pode dificultar p pessoal querer ler. Que bom que gostou do novo estilo do blog, acho que tava sentindo falta de um pouco de rosa na minha vida. (rsrs) Bjus e obg pelo coment!

    ResponderExcluir
  3. Eu me lembrei um pouco de alguns livros nesse aí: "A senhora", "Mulheres Bonitas não são para casar"... achei super interessante a resenha apesar de a capa não condizer muito com a história né??
    Eu pelo menos não achei! E não conhecia a autora, muito legal a dica flor!
    xoxo

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!