Li e Registrei// Cilada, de Harlan Coben

23 agosto 2012

   Olá pessoal, finalmente estou de volta com as resenhas! Pois é gente, tenho que confessar pra vocês que estava super difícil resenhar. Tantas coisas para fazer e tão pouco tempo que não me restava outra opção a não ser adiar as resenhas. Mas como hoje tive uma folguinha acabei aproveitando para escrever sobre um livro bem interessante que acabei de ler.
   Ainda estou estasiada com a história, por isso resolvi aproveitar as emoções afloradas para contar para vocês como foi a leitura dessa tal de Cilada.

Editora: Arqueiro
ISBN: 9788599296936
Ano: 2010
Páginas: 272
Classificação: 
Sinopse: Haley McWaid tem 17 anos. É aluna exemplar, disciplinada, ama esportes e sonha entrar para uma boa faculdade. Por isso, quando certa noite ela não volta para casa e três meses transcorrem sem que se tenha nenhuma notícia dela, todos na cidade começam a imaginar o pior. O assistente social Dan Mercer recebe um estranho telefonema de uma adolescente e vai a seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida. Na junção dessas duas histórias está Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan e que se torna a única testemunha de seu assassinato. Wendy sempre confiou apenas nos fatos, mas seu instinto lhe diz que Mercer talvez não fosse culpado. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso ou causou a morte de um inocente. [...] (Fonte: Skoob)

   
   Com certeza vocês já devem saber que eu adoro ler livros de suspense. Fico super empolgada quando pego um livro do gênero pra ler, pois simplesmente devoro. E com Cilada não foi diferente.
    Apesar de já ter lido resenhas ótimas desde livro, estava super curiosa para conferir a escrita do Harlan Coben que por sinal é incrível.
   O autor soube como tecer uma trama perfeita a fim de nos deixar vidrados do início ao fim. E saber o que a mente meticulosa dele preparou para nós, leitores ávidos, só é possível exatamente nas últimas páginas do livro. É realmente impressionante a destreza que Coben tem para criar enigmas e aos poucos ir dando os vestígios que podem nos levar a uma possível solução. 
    Cilada é composto de duas histórias que acabam entrelaçando-se. A primeira gira em torno de Haley MacWaid, uma adolescente de 17 anos que desaparece misteriosamente sem deixar nenhum vestígio.
    Seus pais se recusam a acreditar na teoria da polícia de que a garota tenha fugido de casa, já que ela é a típica filha exemplar. Disciplinada, aplicada nos estudos, responsável, atleta invejável e como todas as outras adolescentes de sua idade, sonha em entrar numa boa universidade.  
    A segunda história envolve a repórter de TV, Wendy Tynes, que fica "famosa" após armar uma cilada para Dan Mecer, um suporto pedófilo da internet.
    Mecer é acusado em rede nacional por Wendy pelo crime de pedofilia e é levado a julgamento, mas mesmo tendo sido absolvido pelo juiz, fica manchado na cidade e sofre várias represárias até ser assassinado. A única testemunha do crime é Wendy que presencia tudo e chama a polícia.
    Com o pedófilo fora de cena, os detives responsáveis pelo caso passam a dar prioridade às buscas pela adolescente desaparecida, sem se importar tanto em encontrar o assassino de Mecer. Afinal, aos olhos de todos Dan era um pedófilo e ao morrer fez um grande favor aos moradores, não interessando a maneira como a "justiça" foi feita.
     Neste meio tempo Wendy está em conflito consigo mesma, pois se sente culpada pela morte de Dan, já que foi por intermédio de sua armação, que todos ficaram sabendo de suas ações grotescas. Mas apesar dela ter visto as inúmeras provas encontradas em sua casa que o incriminavam, de querer acreditar que fez a coisa certa ao denunciá-lo e estar convicta de que ele era mesmo culpado. Lá no  íntimo, o seu sexto sentido grita lhe alertando que ela pode ter cometido um grande engano. 
     Movida por seu faro de detetive e inconcientemente pelo desejo de livrar-se da culpa que sente pela morte de Mecer , Wendy embarca numa caçada em busca de respostas, ela só não imagina o quanto a verdade pode lhe custar caro.

   "- Sabe o que você devia fazer, Dan? Agora que está livre e a salvo dos braços da lei, você devia se tratar. Buscar uma terapia. [...]
     - Você caça pedófilos há dois anos, Wendy. Ainda não aprendeu? [...]
     Do fundo do trailer veio quase um sussurro:
     - Não existe cura para a pedofilia. [...]" (pág. 60)

     Apesar de ter achado a personagem Wendy um pouco sacana no início, percebi que tudo não passou de uma jogada do autor e conforme a trama foi se desenvolvendo, ela mostrou ser a peça chave para que a história chegasse ao seus finalmentes.
     Ela é daquele tipo de pessoa que não se conforma com o que lhe dizem e vai atraz dos resquícios, dos detalhes deixados de lado, para formar suas suposições e provar que alguma coisa não está bem encaixada no quebra-cabeça.
      Wendy é forte, intimidadora e não tem medo de peitar quem quer que seja se isso lhe trouxer pistas do que ela está procurando. Ela mergulha de cabeça e vai atrás das informações necessárias para descobrir a verdade. E foi esta determinação, esta força de vontade, este não abandono dos instintos que me fez adorar esta personagem e colocá-la no meu ranking das mulheres que fazem a diferença.
    A trama de Coben é perfeita, os personagens foram desenvolvidos de tal forma, que não temos a ideia de quem é o verdadeiro culpado ou quem está por trás do quê. Sem contar com o final expetacular e totalmente inimaginável.
    Não tenho palavras para descrever o quanto fiquei apaixonada pela escrita do Harlan. Seu livro é realmente impressionante, detalhista e principalmente intrigante. Fiquei imaginando como alguém consegue criar um enredo tão cheio de intrigas e detalhes perfeitamente dispostos, de forma a não deixar escapar nenhuma informação na hora errada.
    Toda a trama é incrivelmente bem elaborada, portanto, não é a toa que o autor já vendeu milhões de livros mundo afora.
      Para quem curte o gênero e gosta de sentir um pouco de aflição, vale a pena conferir. Suspense, assassinato, mistérios, tudo na dosagem certa para que o leitor termine a leitura com aquela sensação de quero mais.
      Espero que tenham gostado, um super beijo e até a próxima.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!