#Li e Registrei# Tortura cor de rosa, de Lycia Barros

01 maio 2012

  
   Olá pessoas belas, o Li e Registrei de hoje é especial, pois finalmente traz a resenha do segundo Blog Tour que participei. E que como vocês já sabem, este blog tour foi mediado pela Tathy do "Eu sou assim" a qual eu gostaria de agradecer mais uma vez pela oportunidade de poder conhecer mais uma obra da autora Lycia Barros. Valeu mesmo Tathy por ter me escolhido, eu adorei participar dos blogs tours. =)
   Desta vez o livro em questão foi Tortura cor de rosa que li no mês de março, mas só agora, pude postar a resenha. E aproveitando a deixa, gostaria de pedir desculpas à Tathy e a autora pela enorme demora em postar a resenha. Mas em março o meu computador estava no conserto e em abril, tive pouco tempo para colocar tudo em ordem no blog, entretanto, resolvi que meu primeiro post de maio seria a respectiva resenha do blog tour.
   Explicações à parte, vamos conferir as impressões que esta leitura bacana me proporcionou?

Editora: Habacuc
ISBN: 9788589829403
Ano: 2011
Páginas: 149
Classificação:
Sinopse: Ao mudar-se para São Paulo com seus pais, Ava pensou que poderia ter uma vida normal, como a de todas as meninas da sua idade, que têm amigas com quem conversar, com quem sair e com quem divertir-se naquela cidade cosmopolita. O novo bairro é bonito e elegante, e o novo colégio parece-lhe uma promessa de novos dias por viver, repletos de bons acontecimentos. Porém, já no primeiro dia de aula, Ava descobre que nem mesmo ali a vida é perfeita. Sem que saiba direito como, torna-se alvo de uma garota cruel, que está sempre cercada por fiéis seguidoras, com as quais forma uma espécia de gang. É quando tem início o bullying, que tornará a vida de Ava um inimaginável e completo inferno. "Ava encarou-a por um momento, abalada, tentando disfarçar o pavor que se espalhava pelo seu corpo e as lágrimas que ameaçavam cair de seus olhos. Sentiu-se tomada por um ódio desconhecido. Queria asfixiar aquela garota. Jamais, em tempo algum, pensara que um dia fosse sofrer ameaças daquele tipo, de humilhação mórbida. Dois sentimentos fortes brotaram-lhe: a indignação e o desejo de vingança. Porém, o medo se espremeu entre eles. Se Jaque tinha mesmo feito aquilo com Yoshie, porque não faria com ela?"

    Olhando o título de Tortura cor de rosa, você pode imaginar que seu conteúdo traga uma história voltada para meninas, mas ressalto que por traz desse título, que até sugere outros sentidos, vocês irão encontrar uma trama repleta de crueldades, medo, angústias e superação. Afinal, o tema escolhido pela a autora, está se tornando um assunto cada vez mais comum na nossa vida e merece ser debatido também na literatura.

    Em Tortura cor de rosa, vamos acompanhar a história de Ava, uma menina que acaba de se mudar para São Paulo com os pais e passa a estudar em uma escola bem conceituada em seu bairro. Ela está esperançosa com a nova vida e cheia de expectativas para a nova escola, mas logo no primeiro dia de aula, Ava torna-se alvo de Jaque, uma garota cruel que não poupará esforços para tornar a sua vida, um verdadeiro inferno.
    Ela será obrigada a passar pelas mais terríveis situações, que Jaque e seu pequeno grupo de seguidoras fiéis, serão capazes de armar. Todos os seus planos de ter uma vida tranquila e feliz na nova cidade são bruscamente destruídos pela mente perversa e sem limites da garota mais popular da escola.
    Apesar do desejo crescente de vingança ter dominado seu coração, Ava passa a sentir medo do que Jaque possa ser capaz de fazer, pois a cada nova armação, ela percebe que Jaque sente prazer em proporcionar sofrimento aos outros. E a frieza com que ela trata suas perversidades, nutre ainda mais o medo de Ava, que se sente impotente frente a tantas ameaças.
"Ava sentou-se normalmente, mas na mesma hora abafaram umas risadinhas. [...] sentiu o banco escorregadio. Como o assento era de madeira escura, não conseguiu exergar nada direito. Com algum alarme, Ava colocou a mão direita no banco entre as pernas. Horrorizada, notou que sua palma voltou completamente vermelha. [...] Não teve a menor dúvida, era cheiro de esmalte. Voltou os olhos para trás cheia de fúria. Jaque a encarava com um sorriso. Em seguida, com um tom insolente de gozação, sussurrou: - Sopra que seca. (pág. 31)" 
    O bullying, como todos os atos cruéis, está ligado ao medo. É por esse motivo que muitos praticantes conseguem manter suas vítimas presas à um círculo vicioso de ameaças e torturas constantes, por muito mais tempo do que possamos imaginar. 
    O medo, a dor, a vontade de isolar-se, a falta de alto estima e todos os outros sentimentos ruins que as vítimas de bullying sentem, foram fielmente retratados pela autora, compondo um enredo com alto teor de realidade. Na intenção de que suas palavras possam servir de alerta sobre este assunto tão preocupante e que deve ser tratado com mais seriedade por todos nós. Afinal, o bullying não é uma brincadeira e nem deve ser considerado como algo normal. Requer cuidado e prevenção por parte, dos pais, professores e da sociedade como um todo.
      Lycia Barros nos tira mais uma vez da zona de conforto, nos obriga a refletir e a perceber o mundo com outros olhos. Ela nos mostra de uma maneira simples, o quanto o ser humano pode ser insensível, cruel e desumano, independente da idade, raça, crença ou classe social.
    A autora mais uma vez está de parabéns pelo ótimo trabalho. Por tratar de maneira tão completa este problema que afeta principalmente os jovens e que pode trazer sérios danos aqueles que sofrem dessa prática. É por essas e outras que indico plenamente a leitura, pois tenho certeza que vocês vão se surpreender com o conteúdo impressionate deste livro. 
  
Mini Sorteio: Sortearei este kit de marcadores autografados pela a autora, entre os comentaristas deste post. Quem estiver afim de ganhá-lo, é só deixar um comentário bem bacana com um meio de contato (e-mail ou twitter) que na próxima terça (08/05) eu faço o sorteio e posto o resultado. 
     

   Bem pessoal, espero que vocês tenham curtido, um beijo grande e até a próxima! =^_^=

Nenhum comentário

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!