#Novidades# Parceria com a autora Nath Souza

01 fevereiro 2012

Olá galera, o Ler e pensar está numa ótima fase, muitas pessoas conhecendo este espaço, curtido, seguindo e claro, que este crescimento só me deixa muito contente. Aproveitando a deixa, fiz alguns contatos, conheci novas pessoas e acabei firmando algumas parcerias que eu estou divulgando aos poucos no blog. 
E a parceira da vez é a autora Nath Souza.
Fiquei muito feliz pela parceria e também por poder divulgar o trabalho de mais uma autora nacional, que pelo jeito, promete!
Então meus queridos, bora dividir essa alegria comigo e conhecer um tiquinho mais da nova parceira?


  Nath Souza descobriu sua paixão pela leitura ainda pequena, e a partir daí começou a dar seus primeiros passos como escritora, montando seus próprios livrinhos onde escrevia e desenhava. Cresceu e essa paixão pela escrita a acompanha em cada passo que dá. Quando cursava o Ensino Fundamental, venceu junto com a colega de classe, uma das categorias do concurso sobre o escritor Monteiro Lobato. Teve um texto publicado na Revista Atrevida em 2008 e participou do projeto Livro de Todos no mesmo ano. Fez parte das Queens da Ilhabela, com a oportunidade de escrever para o blog da marca. No intuito de divulgar seus textos, a autora criou o blog Escritoras Teens (que conta com um número de acessos relevante), além disso, ela também possui um blog literário pessoal, o Estante dos Sonhos,  no qual ela divulga as resenhas dos livros lidos, faz promoções e interage com outros blogueiros e leitores. Organizou e foi uma das autoras da antologia independente de contos adolescentes "Deixa eu te contar?" e faz Letras na UFRJ. 
   Dentre as obras da autora, encontramos Férias dos Sonhos, escrito em parceria com a autora Eva Feijó e seu atual romance intitulado: Meu querido professor que pode ser adquirido com a própria autora  aqui.

Curtam abaixo as capas das obras da autora e se quiserem conhecer mais afundo cada uma delas é só clicar na imagem:

Título: Férias dos Sonhos
Editora: Sem editora
ISBN: 0
Ano: 2011
Páginas: 150

Título: Meu querido professor
Editora: Publicação independente
ISBN: 0
Ano: 2011
Páginas: 90


Confira a entrevista com a autora:

LP: Fale um pouquinho da Nath Souza.  
NS: Quando é para falar sobre mim, eu nunca sei o que dizer. Mas se eu tivesse que me definir com uma palavra, essa seria sonhadora. Mesmo quando as coisas parecem impossíveis ou improváveis eu continuo acreditando e esperando que vai dar certo, e com isso muitas vezes quebro a cara. Eu sou bem tímida, principalmente quando não conheço as pessoas, mas depois de um tempo quase nem dá para perceber. E sim, eu acredito em um mundo melhor e que a literatura tem o poder de transformar vidas! 

LP: Qual autor (a) serviu de inspiração para você?  
NS: É difícil citar apenas um. Ao longo dos últimos anos eu conheci e construi amizade com muitos autores e de alguma maneira sempre aprendi com eles. Acredito que essa é a maior inspiração, poder ver a batalha de cada um e ver que mesmo com muitas dificuldades eles realizam seus sonhos. E também, todo autor que escreve um livro que consegue me tocar de alguma maneira é uma fonte de inspiração.

LP: Quais os motivos que a levaram a escrever um livro e conseqüentemente publicá-lo? 
 NS: Eu não sei explicar como começou a minha relação com a escrita. Minha avó me conta que quando eu era bem pequena, pegava os livros e pedia a ela que me ensinasse a ler. Não tenho muitas memórias da minha infância, mas lembro de gostar de cortar as folhas, juntá-las, grampear e criar meus livrinhos. Eu desenhava e escrevia os textos. Lembro até que escrevia "muinto". Minha mãe costumava dizer que eu adorava inventar palavras. HAHA Depois que cresci, passei a escrever apenas textos isolados e a mergulhar nos livros. Lembro de sempre dizer que "Para eu escrever um livro, ele tem que ser tão bom a ponto de eu querer ler." e por ser perfeccionista e me cobrar muito eu preferia não fazer. Até que um certo dia, em 2007, eu resolvi arriscar e foi quando o meu primeiro livro começou a nascer. Eu tenho algumas participações em outros, mas esse é o meu primeiro livro publicado. Eu escrevo, não só livros, porque acredito que possa ajudar as pessoas de alguma maneira com as palavras que pego emprestadas de seus criadores para combiná-las e tentar dizer alguma coisa.

LP: Fale um pouco sobre Meu Querido Professor e o que os leitores podem esperar desta leitura?
NS: Em sua maioria, eu gosto de escrever coisas leves e divertidas. Esse livro conta sobre quatro meninas que se conhecem na internet e tem um ponto em comum: um professor. Então, elas resolvem montar um clube em que elas se encontram pela internet e compartilham suas experiências. Eu acredito ser um livro em que muitas pessoas vão se identificar e espero que todos possam se divertir.

LP: O romance é totalmente fictício ou contém algo que fez parte da sua vida?
NS: Eu gosto de escrever principalmente sobre o cotidiano. Acredito ser uma fonte de inspiração inesgotável. Com isso, os meus livros sempre vão refletir ideias de coisas que eu vi ou ouvi por aí, relatos, coisas que eu vi acontecer e isso acaba incluindo de certa forma as minhas experiências também, pois fica difícil escrever sobre algo que você não conhece.

LP: Sabemos que o livro é uma produção independente, conte-nos um pouco sobre as dificuldades que você enfrentou para que ele realmente fosse publicado?
NS: Bom, 'Meu querido professor' é o meu terceiro livro. Desde 2009 eu procuro editoras para os meus livros e já estou acostumada a receber os famosos 'não'. É claro que eu continuo tentando, pois não tenho intenção alguma de desistir do meu sonho, porém, depois desse tempo todo sem conseguir uma resposta positiva (até surgiram, mas eu teria que arcar com parte dos custos, o que não era viável) e vendo alguns autores amigos com publicação independente, eu resolvi arriscar. Como eu não trabalho, não tenho como arcar com grandes custos, por isso fiz apenas 50 exemplares e fiz tudo no livro (revisão, diagramação e capa) para reduzir os custos ao máximo. Eu acredito que tenha ficado um bom trabalho e tenho recebido comentários positivos. Espero que as pessoas gostem!

LP: Quais os pontos positivos e negativos de aventurar-se no mundo da escrita?
NS: Escrever é muito bom! É algo mágico para mim poder dar vida a personagens e ver como se desenvolvem e tocam não só a mim como outras pessoas também. Até hoje eu fico espantada com o poder que a escrita tem nas nossas vidas. Muitas vezes um livro, uma frase e até mesmo uma palavra tocam a gente de uma tal maneira que é impressionante.No momento, eu só consigo enxergar um ponto negativo que é a dificuldade que encontramos para que os nossos livros estejam a disposição dos leitores, e nisso está incluida uma série de coisas. Aqui no Brasil é muito difícil publicar um livro, por isso, quem pode, acaba publicando de forma independente. É complicado competir com os livros internacionais quando esses são mais valorizados e tem preços bem mais acessíveis. Eu amo os livros estrangeiros, mas é preciso lembrar que temos muitas obras de qualidade pertinho da gente, eu sempre gosto de reforçar isso. Valorizem os autores nacionais! Muitas vezes as pessoas não chegam a ter conhecimento de tais obras, pois o investimento é muito pequeno.

LP: Você gostaria de deixar algum recado aos leitores?
NS: Claro! O que escrevemos é para ser lido, mesmo que por nós. Então, os leitores são essenciais e indispensáveis para quem escreve. Muito obrigada por todo apoio recebido e espero que vocês gostem desse e dos outros livros que estão por vir. Podem ter certeza de uma coisa: eu escrevo todos com muito amor!

Rapidinha Literária:
 
Esta questão funcionou assim: deixei 5 palavras e a autora respondeu com a primeira palavra que veio à mente ao ler cada uma delas.
  
LP: Literatura?  
NS: Vício.

LP: Criar?  
NS: Deus. (Nós apenas transformamos o que ele criou.)

LP: Inspiração?
NS: A vida. 

LP: Dificuldade?  
NS: Perseverança.

LP: Realização?  
NS: Sonho

Onde encontrar Nath Souza:
Blogs da autora: Estante dos Sonhos  e  Escritoras Teens

    E aí galera, o que vocês acharam da novidade? Espero que tenham curtido tanto quanto eu curti!
   Gostaria de aproveitar o espaço para agradecer a Nath pela gentileza em firmar parceria com o blog e ceder esta entrevista maravilhosa. Muito obrigada Nath e seja bem vinda ao Ler e pensar!
   E caso vocês tenham ficado curiosos para lerem Meu querido professor, está rolando inscrições para o próximo Booktour do livro, para se inscrever é só acessar este link aqui.
    Um super beijo pra Nath e pra vocês queridos leitores. Até a próxima! =^_^=

6 comentários:

  1. Oi, querida!
    Eu que agradeço pelo seu interesse em apoiar esse projeto.
    Espero que goste do livro, ele já foi enviado para você pela leitora anterior do Book Tour.
    BJks

    ResponderExcluir
  2. Ah parabéns pela parceria!
    Eu acho super legal dar valor aos autores brasileiros
    geralmente as pessoas tem um certo preconceito com nossos autores.

    Muito legal a parceria ;) Loka p/ ver uma resenha de um livro dela!

    Ah q bom q vc gostou do blog (iniciar é sempre complicado)
    Wake é realmente um livro muito bom! Mesmo q tenha um começo meio parado ele fica ótimo depois ;)

    Brigada mesmo pela visita, por seguir e pelo comentário lá ;)
    Tem resenha nova lá no blog
    se quiser voltar e comentar eu vou amar *-*

    http://falleninme.blogspot.com

    PatyScarcella

    ResponderExcluir
  3. PS : Já tó seguindo aki tbm *-*

    ResponderExcluir
  4. Que lindo!!!!!!!! ^^
    Parabéns para o blog e para a autora.
    ;D
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Tão novinha ela e já com mais de um livro escrito. Desejo todo o sucesso literário para ela de coração....

    Flor, e os marcadores que eu enviei para vc, ja chegaram? Beijão

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela parceria Gil.
    Muito sucesso!
    Olha, tem meme pra você lá no blog tá?
    Beijos*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!