#Li e registrei# Xadrez, de Fabiane Ribeiro

08 fevereiro 2012

   Hallo pessoal, estou aqui com mais uma resenha pra vocês e muito feliz pois é de mais um book tour que participei. Desta vez, promovido pela autora do livro em questão, Fabiane Ribeiro.
   Gostaria de agradecer à Fabi por ter me escolhido para participar deste book tour, poder conhecer a Anny e aprender muito com ela. Valeu Fabi!
     Agora vamos conferir o resultado da minha leitura?

Editora: Multifoco
ISBN: 9788579614796
Ano: 2011
Páginas: 384
Classificação:
Sinopse: Inglaterra, 1947. A Europa encontra-se devastada pela Segunda Guerra Mundial, assim como o coração de Anny. A garota de oito anos vê seu mundo desmoronar ao receber a notícia de que não poderá mais viver com os pais e terá que se mudar de casa levando pouco mais que seu tabuleiro de xadrez. Tudo parecia um pesadelo, até que surge Pepeu, um jovem misterioso que mudará para sempre a vida de Anny, levando-a a aprender sobre o mundo e a viver momentos emocionantes sem sair dos canteiros de seu pequeno jardim. Ao lado de anjos que são colocados em sua jornada, a doce menina aprende a enfrentar as dificuldades através de lições de abnegação, fé e amor verdadeiro.



  
    Não sei se já comentei com vocês, mas sou completamente emotiva quando envolvo-me com um livro. Eu simplesmente transporto-me para dentro da história e sinto tudo aquilo que o personagem está sentido.
   Claro que esta sensação não foi possível em muitos livros que li, pois ela depende muito do trabalho que o autor realizou no seu texto, de como ele conduziu o enredo e o mais importante, de como ele organizou as palavras para que estas pudessem tocar lá no íntimo de cada leitor e fazê-lo sentir tudo o que fosse propício com a história que construiu.
    Então, quando leio um livro e me emociono, este acaba deixando uma marca muito maior que os demais, foi assim com Xadrez, pois pude saborear muito mais que uma boa leitura, mas compartilhar  sofrimentos, alegrias, raivas e emoções tão intensas que nem imaginava um dia sentir. É muito bom quando isso ocorre, pois temos a sensação de que aquele livro transformou um pedacinho de nós, nos ensinou algo e nos deixou, de certa forma, diferentes.

    Xadrez conta a história de Anny, uma garotinha de 8 anos que amava incondicionalmente seus pais, mas que foi obrigada a viver longe deles, por conta da profissão dos dois.  O amor que ela sentia por eles era tão grande e tão puro que nada conseguia abalá-lo e nem tirar a esperança de que um dia, eles pudessem viver juntos e felizes.
     Anny foi deixada sob os cuidados de seus visinhos, Jane e Hermes, mas a sua vida que antes era boa tornou-se um pesadelo. Os "tutores" da menina faziam de tudo para tornarem sua vida ainda mais infeliz. A mulher de Hermes a obrigava a fazer muitas coisas das quais ela nunca tinha feito e a privava de tudo que a fisesse lembrar do conforto de sua verdadeira casa. Além disso, a menina era castigada severamente, sempre que Jane julgava que suas ações não eram apropriadas.
    Mesmo passando por todo esse sofrimento, Anny não perdia a esperança, acreditava sempre em Deus, rezava para que Ele a protegesse e tornasse a espera por seus pais menos dolorosa e solitária. É a partir daí que ela vai conhecer Pepeu, um amigo muito especial, que lhe trará não só companhia, mas conforto e amor.
    Acompanhada de Tiara, sua ovelhinha de pelúcia, e seu jogo de xadrez que ganhou de seu pai, Jefferson, Anny vai construir no jardim da casa de seus tutores o seu lugarzinho todo especial, um lugar onde ela pode receber Pepeu, cultivar suas plantinhas,  vê-las crescer  e sonhar com um futuro feliz ao lado de seus pais.
    Anny passa por muitas situações ruins, mas não deixa a mágoa e nem o ódio apoderar-se de seu coração, pelo contrário, agarra-se às amizades que conquistou e ensina aos adultos que conhece o verdadeiro sentido do perdão e do amor.
   Acompanhar a história de Anny foi extremamente gratificante, pois através dela podemos enxergar além de nós mesmos, ver os dois lados da moeda:  amor e ódio, perdão e mágoa. Aprender por meio das situações vividas por ela, que o perdão deve ser praticado, que o amor é o único sentimento que pode nos conservar humanos e que não devemos deixar que o rancor ou o ressentimento tire a nossa vontade de viver.

"Não há limites para as fantasias e para os sonhos. [...] Seu reino é infinito, porque assim é o seu coração." [...]
"Ela sabia que na existência de qualquer pessoa há espinhos e flores pelo caminho. No entanto, ela escolheu ver somente as flores, sem importar-se com os espinhos. Aí residia toda a diferença do mundo." [...]
   Confesso que em muitos momentos estremeci de raiva pelas atitudes horríveis que a Jane tinha com Anny e por todo o sofrimento que ela passou. Mas também fiquei completamente emocionada a cada lição de vida que ela transmitia e pela força enorme que ela tinha para enfrentar as dificuldades, sempre com a melhor das perspectivas.
    Apesar de a leitura ter sido tão fragmentada, pelo fato de eu tê-la interrompido em muitos momentos, cada vez que eu a retomava tornava a sentir os mesmos sentimentos na mesma intensidade que havia sentido antes, pois  a história de Anny é extremamente tocante e cheia de lições que devem ser semeadas, partilhadas, aprendidas e principalmente praticadas.
   Não posso dizer que a leitura foi fácil, pelo contrário, para mim foi muito densa. E apesar da escrita da autora ser leve, a profundidade do assunto que ela abordou, os temas realistas, os sentimentos variados que ela inseriu e principalmente a grandeza de seus personagens fizeram com que esta obra se materializasse em algo bem mais intenso do que ela se propõe.
   O que ficou foi a vontade de que possamos ser como Anny, possuir sua visão pura, sua alegria, sua fé, sua esperança, mas acima de tudo o seu amor pelo próximo e pela vida.
   Gostei muito do livro, da mensagem que ele passa, mas principalmente por ter plantado algo em mim, deixado uma marca que jamais vou esquecer. Mas não posso negar que em alguns pontos achei o texto um pouco cansativo, não sei se pelo fato de ter muitas histórias diferentes entrelaçadas, mas acredito que muitas partes poderiam ser excluídas sem que a essência da obra se perdesse, pelo contrário, a leitura ganharia um pouco mais de dinamismo. Acho que foi por este motivo que o livro não se tornou um dos meus favoritos, mas devo dizer que vale muito a pena ser lido.


   Espero que vocês tenham curtido! Aproveito também para agradecer mais uma vez a Fabi por me escolher para este book tour, obrigada mesmo!
   Um super beijo pra ela e pra vocês queridos leitores deste blog. Até a próxima! =^_^=

6 comentários:

  1. Poxa lindona, não pude ler na íntegra sua resenha =/
    rsrsrsrs
    Mas é pq tb estou no book tour desse livro, somente dei uma lida assim rápida...hihihi, pq sou muito curiosa, mas já digo que só de ler que vc se emocionou já sei que escreveu uma bela resenha.
    Caprichosa e talentosa como vc é não poderia ser menos.
    Doida para chegar a minha vez de ler Xadrez, daí poderemos falar sobre o livro né?
    Beijinhos Gil, até a próxima, que lerei todinha saboreando suas opiniões tão preciosas *.*


    Vivi
    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com/2012/02/promocao-o-d-livro-guardioes.html#comment-form

    ResponderExcluir
  2. Oi Gil!
    Que pena que a leitura foi um pouco cansativa pra você, é ruim quando isso acontece né?
    Estou bem curiosa pra ler o livro e espero me envolver mais na leitura. Só estou um pouco receosa porque, geralmente, costumo "sofrer" com esse tema, acho uma época muito triste, então evito ler e ver filmes que se passem nesse período!
    Mas estou bem curiosa pra ler esse ^^
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Acho que um livro, para nos emocionar, depende; claro, da escrita do autor e de como ele formulou a estória, mas acima de tudo, do que estamos vivendo no momento... Isso dá um gosto às palavras do livro, que as torna mais significativas para nós, mesmo que não para outras pessoas.
    Fiquei muito curiosa para lê-lo, um livro que desperte tantos sentimento... Uau, quero sentir um pouquinho do que ele te passou pois parece que foi uma leitura e tanto.
    Deve ser realmente intenso ler um livro, em que na estória este uma criança que sofre tanto.
    Que pena que a narração te incomodou em alguns momentos, né? Mas como eu já sou meio detalhista, talvez goste :D
    Sua resenha me deixou, sinceramente, com muita vontade de lê-lo, espero que eu tenha a oportunidade.
    Bjão Gil, resenha simplesmente maravilhosa!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  4. Miga que resenha enorme =/
    Esse livro me lembrou um pouco a história da cinderela, em alguns aspectos, mas ao longo da sua resenha vi que é bem mais que isso e com certeza a Anny parece ser inspiradora =)
    Os escritores brasileiros estão cada x melhores né???
    bjão querida!!!

    ResponderExcluir
  5. Huhuhuh que bacana Gil! Eu não conhecia o livro mas lendo a resenha me lembrei de tantos outros: "Diário de Anne Frank", "O menino do pijama listrado", e até de filmes como "O jardim secreto" e "A princesinha"... que coisa engraçada!

    Pepeu não é amigo imaginário, é?? Me deu essa sensação...

    Parece muito bom, parabéns pela resenha!
    =*

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua resenha!!!
    Eu tbm me envolvo muito com alguns livros.
    Fiquei muito curiosa pra ler esse, me pareceu uma história muito inspiradora ;) (A Anny me lembrou um pouco a Liesel de "A Menina Que Roubava Livros")

    Agente já postou lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Paty

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!