#Li e Registrei# O Poder do Fogo, de Khêder Henrique

30 novembro 2011

   Olá galera, estou aqui para apresentar mais uma edição do Li e Registrei (atrasada por sinal). Mas antes de partírmos para a resenha, gostaria de me desculpar pelo atraso em postar a coluna.
   Infelizmente estou sobrecarregada de trabalho e minhas leituras estão super atrasadas, entretanto, acredito que com a chegada das férias eu possa estar me redimindo acelerando o processo de leitura e consequentemente fazendo as postagens em seus devidos dias.
   Mas enquanto as férias não chegam peço a vocês que não deixem o LP abandonado, continuem visitando e comentando, que eu prometo recompensá-los por isso.
   Agora, deixando de lado as desculpas, vamos ao que interessa?

Editora: Novo Século
ISBN: 9788576794257
Ano: 2011
Páginas: 240
Classificação: 
Sinopse: O Grande Teste - uma série de provas práticas e teóricas realizadas para definir o rumo profissional de um estudante - será realizado dentro de um mês em Diaspos, uma vila rural que fica ao sudeste do mítico continente de Myruna. Todos os jovens estão empolgadíssimos com a aproximação desse evento, menos Kiara Ancessus. Entretanto, tudo pode mudar quando o forasteiro Lucius Veniaga chega ao vilarejo com o desejo de estudar com a misteriosa Elemiah Mirone, uma elementar aposentada. Os elementares são indivíduos com habilidades únicas e fascinantes, tais como manipular os elementos da natureza conforme sua vontade.

   Confesso que demorei um pouco para terminar de ler O Poder do Fogo, não por culpa da narrativa, que por sinal é bem leve e fuída, mas por minha tremenda falta de tempo. Era angustiante, quando eu tinha que interromper a leitura para mergulhar no trabalho, pois a mente ficava vagando, tentando adivinhar o que estaria por vir, o que a Kiara e o Lucius iriam fazer em seguida e se eles conseguiriam alcançar seu propósito.
   Superada esta fase (sem tempo), finalmente concluí a leitura com um sentimento de euforia, do tipo: como assim acabou? Isso mesmo, me recusei a aceitar o fim de O Poder do Fogo e já estou intimando o autor para lançar o mais breve possível a continuação da história.

   Todos os jovens do pacífico vilarejo de Diaspos, localizado em Myruna estão empolvorosos com a proximidade d'O Grande Teste, um momento muito importante em que os estudantes definem através de provas práticas e teórias qual profissão seguirão. Os jovens geralmente optam pelas profissões que seus pais desenvolvem, na intenção de manterem a tradição familiar do local, por isso o entusiasmo era crescente entre todos eles exceto uma, Kiara Ancessus. A adolescente era a única estudante que não estava animada para o teste, pois não possuía abilidade para nenhuma atividade desenvolvida no vilarejo, além disso, estava completamente cheia de dúvidas sobre seu futuro profissional.
    Kiara, órfã de mãe desde cedo, é criada pelo pai e o avô. Ela sentia-se diferente dos demais habitantes de Diaspos e não adaptava-se às atividades desenvolvidas no vilarejo. Por não conseguir realizar nada com propriedade, a insegurança a amedrontava o tempo inteiro, mas a chegada de um forasteiro vai mudar totalmente o rumo da história e propiciar à ela uma escolha.
   Lucius Veniaga chega ao vilarejo a procura de Elemiah Mirone, uma mulher temida por muitos moradores, na intenção de estudar o elementarismo. O rapaz está determinado a tornar-se um elementar, mas para isso terá que convencer alguém a estudar com ele, já que Elemiah não ministra estudos individuais. É neste momento que Kiara tem a oportunidade de traçar um novo caminho em sua vida, aventurando-se com Lucius na tentativa de torna-se uma elementar.
    No ínicio, Kiara apenas se deixa levar pela corrente e não demosntra grande interesse nos estudos, ao contrário de Lucius que é extremamente dedicado e determinado. Mas a medida que os obstáculos vão sendo ultrapassados, Kiara acaba encontrando no elementarismo o seu verdadeiro caminho e descobrindo que ela pode ser muito mais do que imaginara.

"A jornada da vida não é uma linha reta. Não é um caminho sem tropeços e obstáculos. Está mais para um labirinto repleto de desafios onde continuamente somos testados. Temos de fazer escolhas o tempo todo. Algumas conscientes e outras não. Umas mais importantes que outras. Mas sempre temos que lidar com as consequências das decisões que tomamos, mesmo sem saber para onde nos levará o caminho que escolhemos. [...]" (O Poder do Fogo, p. 45)           

    O enredo de O Poder do Fogo traz uma proposta diferente e no mínimo inovadora, pois ao mesmo tempo em que cria um mundo fantástico, também aborda questões bastante pertinentes, como por exemplo, a dúvida cruel que passa pela cabeça de todo jovem: "Qual profissão seguir?" Além disso, expõe através do pai de Kiara, a frustração da família quando um filho resolve traçar um caminho que não seja aquele que a família sonhou ou idealizou para ele.  Essa questão é extremamente importante e quem já esteve em uma situação semelhante há de concordar que não há nada mais frustrante para um pai, do que ver seu filho escolher algo diferente do que ele havia desejado. 
   O autor foi muito feliz pela escolha do enredo, trazendo a tona essa questão tão presente em nosso contidiano e a linguagem clara ajudou a passar a mensagem de maneira simples sem deixar que a essência da obra se perdesse. Além disso, o livro consegue prender a atenção de uma maneira tão completa que é quase impossível não adentrar em Myruna, visualizar seu povoado, as paisagens, as batalhas, enfim, todo esse mundo fantástico criando pelo Khêder.
   Só senti falta de uma melhor exploração na questão amorosa existente entre os personagens principais, Kiara e Lucius. A ideia foi passada de uma maneira muito rasa, ou seja, não houve aprofundamento deste sentimento entre os personagens deixando o romance entre os dois um pouco fraco. Acredito que se tivesse sido aprofundado a ideia de romance, teria proporcionado um efeito mais conciso. No entanto, esta "falta" não afeta o bom andamento da história, apenas completaria ainda mais o enredo, deixando claro em qual momento da história os personagens deixaram de lado a amizade e passaram a sentir algo diferente um pelo outro.
    Como o livro traz muitas cenas de ação e batalhas entre os elementares, fiquei imaginando uma possível adaptação cinematográfica do livro e claro que minha imaginação vôou longe, na tentativa de dar vida à elas. Tenho certeza de que estas cenas renderiam bons efeitos especiais e deixariam muitos de boca aberta. 
     Por fim, gostaria de agradecer ao autor por ceder o livro e me proporcionar a oportunidade de conhecer o mundo dos elementares e aproveitar o espaço para dizer que já estou no aguardo da continuação da saga!
    Espero que tenham gostado e animem-se para conferir o livro. Um super beijo e até a próxima! =^_^=


4 comentários:

  1. Não conhecia o livro,mas você me deixou muito curiosa com a sua resenha!!
    adoro quando o livro acaba tipo: QUE??????? rsrs
    bjos

    Jack
    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gil, concordo em tudo com você!
    Adorei a história, a narrativa é completamente fluida, também senti falta de um maior aprofundamento no romance entre a Kiara e o Lucius e também estou na campanha de intimação à editora pra publicar o segundo volume logo, porque preciso saber como vai continuar!!
    Adorei sua resenha e você ter abordado a questão da escolha de carreira x "decepção" dos familiares, é algo muito presente na história e corriqueiro na realidade!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Bah parece um livro legal gostei da sinopse e que capa linda. Me identfiquei com vc por dizer que não tem tempo pra ler o quanto queria!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Tá bom, tudo bem, eu preciso urgentemente ler este livro. Já, agora, nesse momento! kkk'
    Adoro romances assim, meio mágicos, meio reais.
    Adorei esse lance da dúvida de nós jovens com relação ao futuro. Até porque eu estou passando por isso e enfrentando esta terrível dúvida. Tenho 16 anos mas o último ano está ai e eu preciso resolver o que fazer.
    Vamos pensar muito, sonhar muito e realizar mais ainda.
    Muito obrigada por visitar o meu blog! Ameei o seu, de verdade!
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://linhasdeencanto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!