#Virou Filme -10# O Caçador de Pipas, de Khaled Hosseini

01 dezembro 2011

Oi pessoal, após quase dois meses (abafa gente), sem postar o Virou Filme, finalmente resolvi jogar tudo para o alto e vir fazer esta coluna que eu adoro, mas que por conta dos demasiados contratempos não conseguia mais postá-la.
Tenho uma lista de filmes bacanas para indicar pra vocês, mesclando entre os famosos cânones literários e as nossas maravilhosas obras contemporâneas, mas resolvi marcar a volta da coluna com um filme adaptado de uma obra contemporânea, que pra mim foi muito especial.
Então galera, bora conferir a indicação de dessa semana?

  
Título Original: The Kite Runner
País: Estados Unidos
Ano: 2007
Duração: 122 min.
Direção: Marc Forster
Elenco:  Ahmad Khan Mahmidzada; Zekeria Ebrahimi; Khalid Abdalla; Atossa Leoni; Shaun Toub; Sayed Jafar Masihullah Gharibzada.
Gênero: Drama
Idioma: Inglês
Sinopse: Quando garotos, Amir e Hassan eram amigos inseparáveis, até que um infeliz evento os separa. Anos depois, Amir vai abraçar uma perigosa missão para corrigir os erros do passado - e se redimir de maneira que jamais imaginou - demonstrando o máximo em coragem e devoção a seu amigo.
  
   Bem pessoal, o que dizer deste filme? Primeiro, nem tenho palavras para descrever a emoção que senti ao ler o livro, faz uns dois anos que li esta obra e ainda lembro-me de como chorei horrores com a história e de como ela mexeu tremendamente comigo.
    Tamanho foi o envolvimento que demorei uns dias até que eu não conseguisse mais pensar em algumas das passagens do livro, que para mim são extremamente fortes e, quando deparei-me com o filme numa pratileira de loja, não pensei duas vezes antes de comprá-lo.
    O estranho foi que, ao chegar em casa não corri para assistir, como eu normalmente faço, demorei um tempo até que pudesse me sentir preparada para visualizar as tais cenas descritas no livro e que me marcaram tanto, sendo interpretadas de maneira tão real.
    Lembro-me que este livro tornou-se uma febre, sempre havia uma pessoa ou outra com um exemplar no ônibus, na faculdade, nas ruas, nas prateleiras das lojas, era incrível. Mas eu nunca tinha oportunidade de lê-lo, até que um amigo, após minhas inúmeras súplicas, acabou me emprestando o exemplar que ele tinha pego emprestado com uma amiga dele. Acho que esse também foi um dos motivos que me fez ler tão rápido. =)
     E como um bom livro sempre acaba virando roteiro de filme, com O Caçador de Pipas não foi diferente. Um sucesso de vendas, só poderia acarretar também num sucesso de público nos cinemas. Mas, o que mais me encantou nesta adaptação foi a forma como o diretor Marc Forster, montou o roteiro, capitando toda a essência que o autor Khaled Hosseini passou em sua obra. As questões como a inocência, a diferença de classe social, a amizade, a fidelidade, a coragem, a covardia e o arrependimento, foram perfeitamente abordadas no filme, dando mais veracidade a adaptação e aproximando-a ainda mais da história original.
     Outra coisa bastante relevante, foram as interpretações de Ahmad Khan Mahmidzada (como Hassan)  e principalmente Zekeria Ebrahimi (como Amir), pela complexidade que este personagem apresentava, afinal, creio que seja menos complicado dar vida a um garoto corajoso, fiel e extremamente companheiro, do que um gatoro covarde, mentiroso e de certa forma egoísta. Para mim, estes personagens foram magnificamente bem representados na trama de Forster, o que acabou propiciando para que o filme passasse mais veracidade. Além disso, não posso negar que o roteiro ficou impecável.
     Se vocês curtem uma história cheia de emoção e com longas pinceladas de realidade, vão adorar este filme que mexe, não só com os nossos sentimentos, mas com os conceitos de amizade e lealdade, coragem e covardia. Tenho certeza que quem resolver conferir este belíssimo filme, não vai arrepenser-se de nenhum minuto dedicado a ele.

(O livro)

Título: O Caçador de Pipas
Autor: Khaled Hosseini
ISBN: 9788520917671      
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2005
Páginas: 368

(Assista ao trailer do filme)

         Espero que tenham gostado e tirem um tempinho para conferirem mais esta adaptação, que vale muito a pena! Um super beijo e até a próxima! =^_^=

3 comentários:

  1. Parabéns pela dica Gilciany! Já assisti O Caçador de Pipas e curti bastante. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não assisti! Vou providenciar :D

    Beatriz Ramos - @letrasefolhas
    http://letrasefolhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu amo o livro! Não gosto muito no filme, acho que ele não foi muito fiel ao livro!
    Adorei o comentário, espero o teu email, teu blog é uma docura*
    Um Beijão!!!

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!