#Virou Filme - 8# O Último dos Moicanos, de James Fenimore Cooper.

22 setembro 2011

   Hallo pessoas, hoje finalmente voltou o "Virou Filme" após duas semanas de sumiço... Já expliquei pra vocês os motivos em outros posts, então vou pular essa parte e ir logo ao que interessa ok!
   Fiquei pensando em qual filme eu iria apresentar nesta edição e confesso que bateu uma indecisão terrível. Entretanto, acabei optando por um clássico, já que o foco da culuna, inicialmente, é trazer filmes que foram adaptados de clássicos da literatura brasileira e mundial. Eventualmente eu trago os filmes mais novos, porém o intuito maior é apresentar a vocês os clássicos literários, aqueles pesadões de ler, numa versão mais leve que é o filme. Por isso, a bola da vez de hoje é "O Último dos Moicanos", adaptação da obra de James Fenimore Cooper.  Bora ver?

Título Original: The Last Of The Mohicans
País: Estados Unidos 
Ano: 1992 
Duração: 117 min. 
Direção: Michael Mann 
Elenco: Daniel Day-Lewis; Madeleine Stowe; Wes Studi e Russell Means.
Gênero: Aventura/Épico
Idioma: Inglês
Sinopse: Do diretor e roteirista Michael Mann, o filme é uma história de amor sem fronteiras, uma recriação detalhada da turbulenta América colonial e uma saga sobre a guerra entre ingleses e franceses, no século XVIII, por um pedaço de solo americano. Daniel Day-Lewis interpreta Hawkeye, um homem criado por índios e que luta por justiça e pelos princípios moicanos. Madeleine Stowe é Cora Munro, filha de um oficial britânico. Eles se apaixonam e juntos, enfrentam a ira do cruel e vingativo Magua.

   Eu conheci o autor, James Fenimore Cooper, no segundo semestre de 2009 na aula de literatura inglesa. Ele estava entre os autores que teríamos de escolher para fazer um trabalho para a matéria. Como eu gosto muito de filmes sobre guerras e a obra se passa em meio a "Guerra dos Sete Anos", logo o escolhi com a convicta certeza  de que leria o livro super rápido.
   Cheguei em casa eufórica e lembro-me como se fosse hoje que, fiz uma pesquisa rápida na internet e pedi um exemplar com o texto integral num site da livraria Saraiva. O livro, chegou bem rápido e como eu queria adiantar a leitura, logo aventurei-me por suas páginas. O fato é que a linguagem era super difícil de entender e eu passava muito tempo tentando entender os trechos carregados do Cooper. 
   Após dez dias eu entrei em pânico, porquê o livro continha 173 páginas e eu não havia saído da décima, tive que procurar minha professora e contar-lhe o problema, então ela acabou aconselhando-me a ler a obra na versão infanto-juvenil antes de partir para o texto integral. E lá fui eu para as estantes da biblioteca a procura de um exemplar do livro na versão juvenil. 
  Assim que eu iniciei a leitura da versão mais "leve" adorei de imediato a história. Uma aventura de tirar o fôlego, com uma história de amor tendo como pano de fundo uma das mais sangrentas batalhas entre franceses e ingleses, a chamanda "Guerra dos Sete Anos".
   Consegui fazer um trabalho super bacana e depois de ter concluído, finalmente voltei para o meu primeiro exemplar e li a obra em texto integral. Desta vez, ficou mais claro e a leitura fluiu bem, mas nada se compara as imagens vistas no filme.
   A adaptação é bem realista e retrata quase tudo da obra de Cooper, a única coisa que eu não gostei foi da visão do diretor, que distorceu alguns fatos da história original, afim de obter um resultado que provavelmente julgou ser melhor em uma adaptação. Fiquei um pouco decepcionada com isso, pois eu prezo a fidelidade à obra, mesmo assim o filme ficou muito bom. 
   Ação, aventura e um amor mais explícito, foram os ingredientes perfeitos para o sucesso do filme de Michael Mann, que lhe rendeu um Oscar na categoria de melhor som em 1993.
    Aqueles que gostam de filmes de ação, guerras, batalhas sangrentas e um bom enredo, O Último do Moicanos é uma ótima dica.

(Edição mais recente do livro)
Título: O Ultimo dos Moicanos
Autor: James Fenimore Cooper
ISBN: 8576350866
Editora: Larousse do Brasil
Ano: 2005
Páginas: 129
( Assista ao trailer do filme)

( Eu e meu trabalho sobre a obra do Cooper)

   Bem, pessoal, espero que vocês tenham gostado da dica de hoje e animem-se para ler o livro e ver o filme. Adianto que os dois são ótimos e valem muito a pena conferir! 
   Aguardo os coment's, um grande beijo e até a próxima. =^_^=

Um comentário:

  1. ficou bem legal o trabalho, eu não conhecia o filme e nem o livro. Boa dica!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!