#Virou Filme - 1 # O Primo Basílio, de Eça de Queirós

31 maio 2011

    Oi pessoinhas, queria muito dividir com vocês as leituras dos clássicos da literatura que eu li, mas não sabia como iria fazer isso, pois afinal, clássico é sempre clássico e merece uma atenção maior e como vocês podem encontrar muitas resenhas e resumos de todos os clássicos literários facilmente pela net, fica difícil fazer qualquer coisa que não se tornasse uma repetição sem graça daquilo que já existe por aí, por isso resolvi criar algo mais descontraído que eu espero que vocês aprovem. A seção criada foi: "Virou Filme" que trará os clássicos que foram adaptados para o cinema, assim, quem já leu a obra e não conhece o filme, terá a chance de conhecer; e pra quem não leu nem assistiu, fica as dicas.
    Bem, com a seção escolhida, o que restou foi a grande dúvida de qual obra apresentar pra vocês primeiro, já que são muitas as que eu  li e vi nas telonas, entretanto, nem chega perto da quantidade absurda que eu ainda tenho que ler e assitir, enfim dentre as lidas e assistidas escolhi uma em especial que eu gostaria que fosse meu chute inicial. Então vamos lá!
    A bola da vez é a narrativa de Eça de Queirós, "O Primo Basílio", lançada em 1878 pela editora Porto, em Portugal. Velhinha né? Mas bem significativa já que ainda garante lugar nas listas dos vestibulares mais concorridos do país, então já deu pra sentir que é uma obra de peso.
   Meu primeiro contato com o Eça de Queirós foi através do livro "O crime do Padre Amaro", que eu simplesmente abominei! Nunca fiquei com tanta raiva de um personagem como tenho desse Amaro que o Eça fez o favor de criar, o Basílio não fica muito atrás não, mas pelo menos não é tão horrendo quanto o padre cafajeste que ele criou, mas enfim, esses tipinhos costumam mesmo desfilar pelas obras do autor e não há nada que possamos fazer, apenas detestá-los de coração! (que é o meu caso)
   Desafetos literários a parte, "O Primo Basílio" é um clássico da literatura e sendo como tal, não poderia ficar sem uma prévia nas telonas né! Se bem que não foi só no cinema que a obra de Eça deu o ar de sua graça. Passou por miniséries, peças de teatro, várias adaptações cinematográficas e até um musical. Ufa!!! Tudo isso mesmo, acreditem.
   O livro é composto por muitas páginas, o bom é que a leitura é bem legal e se assemelha a uma novela, portanto, leve e rápida. Mas, se caso vocês já fizeram este percurso, então tem que partir para a outra etapa, o filme, que cá pra nós é um máximo! Mesmo sendo uma adaptação brasileira achei muito boa.
   A Débora Falabella (como Luiza) e o Fábio Assução (como Basílio) estão expetaculares no desempenho de seus papéis. O que não gostei muito foi da Glória Pires ( como Juliana), achei que não combinou o estereótipo "cheinho" da atriz com a personagem, já que a Juliana é descrita no livro como uma mulher magrela. Bem, mesmo assim vale a pena ver a adaptação de Daniel Filho pra conhecer esse clássico indispensável de Eça de Queirós.
    Me digam se já leram a obra ou viram o filme, estou aguardando os comentários com as impressões . Espero que tenham gostado, beijos e até o próximo post!

País: Brasil
Ano: 2007
Duração: 106 min.
Direção: Daniel Filho
Roteiro: Euclydes Marinho
Elenco: Débora Falabella; Fábio Assunção; Reynaldo Gianecchini e Glória Pires
Gênero: Drama
Idioma: Português

Editora: L&PM
ISBN: 8525408204
Páginas: 499
Ano: 1998
Edição: 01

(Assita ao Trailler do filme)


2 comentários:

  1. Ei Gilci, adorei a seção "Virou filme" foi uma boa escolha, já que como você disse, tem muitos por aí que tratam da mesma coisa então é muito dificil fazer uma coisa que não fique repetitivo.
    Mais então, eu nunca ouvi falar desses livros/filmes. Vou procurar saber onde posso achar. rs

    ResponderExcluir
  2. Já assisti esse filme e é muito bom =D
    Os atores fizeram muito bem seus personagens, principalmente a Glória Pires xD
    Palmas para nosso cinema nacional \o/
    www.umomt.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!