#Li e Registrei# O Hobbit, de J. R. R. Tolkien

02 junho 2011

   Oi pessoinhas, estou aqui com mais um post e admito que um pouco insegura, afinal, esta será a minha primeiríssima resenha. Já tinha postado uma mine sinópse do livro (veja aqui) assim que terminei de ler, mas só agora resolvi compartilhar a resenha também. Eu havia escrito há um tempinho, pois se trata de um livro do meu autor prefererido. Além disso, a adaptação já está sendo filmada e em breve estará invadindo as telonas do cinema. Mas enquanto o filme não sai, a gente pode se divertir com o livro. Espero que curtam e se animem pra ler!

Editora: Martins Fontes
ISBN: 9788578271121
Ano: 2009
Páginas: 296
Classificação: 
Sinopse: Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições, raramente aventurando-se para além de sua despensa ou sua adega. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem em sua porta e levam-no para uma expedição.

    A ideia de escrever O Hobbit veio de uma situação inusitada, quando Tolkien, ao corrigir uma prova de um aluno, deparou-se com uma das páginas em branco, na época, ano de 1928, Tolkien achou a melhor coisa que alguém poderia ter feito, então escreveu a seguinte frase na folha: “Em um buraco no chão vivia um hobbit”, ele não soube explicar por qual motivo escreveu isto, mas foi o início para a construção de uma de suas histórias de sucesso.
    O Hobbit consiste na saga de Bilbo Bolseiro, um pequeno hobbit, pacífico, caseiro, que gosta de festas, comidas, bebidas e adora fazer anéis de fumaça com seu cachimbo. Ele tem uma vida pacata, sem grandes exaltações no Condado, um pequeno vilarejo de hobbits, e sem perspectivas de mudanças. Nunca se imaginou fora de seu mundo, resumido em sua pequena toca hobbit, no entanto, vê sua vida transformar-se ao se deparar com Gandalf, o mago, e uma trupe composta por treze anões que invadem sua casa e lhe fazem um convite inesperado.
    Bilbo é convencido a embarcar numa aventura repleta de perigos na busca por um tesouro roubado e guardado pelo terrível dragão Smalg. Inicialmente, não tem vontade de aventurar-se por terras desconhecidas, nem de enfrentar terríveis dragões, o que ele quer é apenas ficar acomodado confortavelmente em sua toca e fumar seu cachimbo em paz. No entanto, sua paz já está afetada, pois Gandalf o nomeia como um ladrão astuto e indispensável a viagem, e usa de toda a sua persuasão para convencê-lo a embarcar com ele e seus 13 amigos. Sem saída, o hobbit acaba partindo com eles, mas se surpreende com sua esperteza e habilidade de ladrão, descobrindo que no fundo, o mago tinha toda razão sobre as características que lhe atribuiu.
    Mesmo sendo considerado pelos anões como o mais fraco do grupo, é Bilbo que se mantém firme em todo o percurso da viagem, o que acaba ajudando-o em muitos momentos a salvar seus amigos de diversas situações perigosas no decorrer de sua jornada. É durante a aventura de Bilbo que ele acha o Um Anel, precursor da saga de “O Senhor dos Anéis”, uma história contada mais tarde por Tolkien e que dá continuidade a aventura iniciada por ele, em O Hobbit. O anel mágico o auxilia em muitas situações de risco, e resulta na conquista da confiança e admiração dos demais viajantes.
    A narrativa é repleta de aventuras e a cada uma delas, Bilbo redescobre em si, qualidades nunca vistas anteriormente. Os lugares por onde passam e os amigos e inimigos que conhecem deixam a jornada cada vez mais emocionante, e em certos momentos, por intermédio da construção de Tolkien, temos a impressão de também estar vivendo junto deles, todos os momentos de tensão.
    Podemos enxergar a experiência de Bilbo, muito mais que uma mera aventura, mas uma oportunidade de autoconhecimento, em que ele redescobre seu verdadeiro eu, revelado em cada situação vivida durante sua viagem. O Hobbit é um livro encantador, que mexe com a imaginação, através de um mundo completamente extraordinário criado por Tolkien, que influenciou e continua influenciando milhões de leitores da nossa geração.
     Particularmente sou suspeita a dar qualquer opinião, pois J. R. R. Tolkien é como um mito da literatura fantástica pra mim, amei seu trabalho desde o primeiro livro que li (O Senhor dos Anéis: A sociedade do anel) e desde então ele é meu autor favorito. Nunca conheci alguém que tivesse uma imaginação tão magnífica como a de Tolkien e "O Hobbit" é apenas mais uma obra espetacular desse autor genial, que consegue prender a atenção de seus leitores  desde a primeira página lida. Tenho absoluta certeza de que quem é fã da saga do "Um Anel", vai virar fã de "O Hobbit" também.

Um abraço pessoal e até a próxima.


2 comentários:

  1. Eu nunca li Tolkien. Pode atirar pedrinhas ou pedronas em mim mas é verdade.. Eu pretendo começar (se começar) por Senhor dos Anéis mas confesso que minha criatividade não é ligada ao gênero fantasia: muitos nomes, muitos lugares e descrições diferentes que só uma boa mente pode imaginar... e guardar!

    Mas eu quero assistir Hobbit. Só achei estranho Tolkien escrever o livro a partir de uma prova em branco... o.O

    Beijos, ótima resenha! Parabéns pela primeira e que venham muitas outras!
    xoxo

    ResponderExcluir
  2. @ Jéssica Asato: OBRIGADA JEH, PELA FORÇA E PELO COMENTÁRIO. MAS REALMENTE, ESTAVA INSEGURA QNTO POSTAR A RESENHA
    MESMO ASSIM ARISQUEI. TOMARA QUE DAQUI PRA FRENTE EU POSTE MUITO MAIS. SÓ FALTA EU TER MAIS LIVROS DO GÊNERO Q O PESSOAL DOS BLOGS CONSTUMAM POSTAR, PQ CONFESSO QUE TIRANDO O TOLKIEN EU SÓ TENHO LIVRO VELHÃO, LITERÁRIO COMO MACHADO, ALENCAR, SHAKESPEARE...ADOROOOOO, FAZER O Q?
    E POR FALAR NISSO, CM ASSIM VC NÃO CONHECIA O TOLKIEN? ACHO Q JÁ SEI CM REVERTER ESTA SITUAÇÃO HEIM!!!BJUS

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!