Dica do Dé// O Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos

06 setembro 2013

Sinopse: Retrata a história de um menino de seis anos chamado Zezé, que pertencia a uma família muito pobre e muito numerosa. Zezé tinha muitos irmãos, a sua mãe trabalhava numa fábrica, o pai estava desempregado, e como tal passavam por muitas dificuldades, pelo que eram as irmãs mais velhas que tomavam conta dos mais novos; por sua vez, Zezé tomava conta do seu irmãozinho mais novo, Luís. Zezé era um rapazinho muito interessado pela vida, adorava saber e aprender coisas novas, novas palavras, palavras difíceis... que o seu tio lhe ensinava. Contudo, passava a vida a fazer traquinices pela rua, a pregar partidas aos outros e muitas vezes acabava por ser castigado e repreendido pelos pais ou pelos irmãos, que passavam a vida a dizer que era um mau menino, sempre a fazer maldades. Todos estes fatores e o fato de não passar muito tempo com a mãe, visto que esta trabalhava muito, faziam com que Zezé, muitas vezes, não encontrasse na família o carinho e a ternura que qualquer criança precisa. [...] (Fonte: Skoob) 

Editora: Melhoramentos | ISBN: 8506042062  | Ano: 2005  | Páginas: 192 | Classificação: 
   
    Oi pessoal, tinha planejado resenhar este livro ontem, mas minha internet resolveu não pegar, então cá estou, em plena noite de sexta com mais uma resenha de um dos livros do meu projeto, "Compartilhando Leituras".
   Este foi um dos livros que eu já tinha lido anos atrás e amado, e até o momento não o tinha resenhado no blog, por que quando o li, o LP nem existia. Mas agora, por conta do projeto, reli a obra belíssima do José Mauro e vim postar a resenha procês conhecerem o quanto este livro é bacana e especial pra mim.


   Zezé é um menino de cinco/seis anos, membro de uma família pobre e numerosa (digo cinco/seis, pois ele tem cinco, mas no decorrer da trama, passa a ter seis). Seu pai encontra-se desempregado e sua mãe tem de trabalhar duramente numa fábrica para poder sustentar toda a família, assim como sua irmã mais velha, mas mesmo assim não é o suficiente.
   Zezé é uma criança muito curiosa e inteligente, está sempre querendo saber de tudo. Para sanar tanta curiosidade, ele tem a ajuda de seu tio, que responde todas as perguntas que ele faz. Além da vontade de aprender as coisas de maneira um tanto "precoce", ele aprende a ler muito cedo. Entretanto, a vida de Zezé não é só flores, pois na mesma proporção que sua inteligência aponta cedinho, a traquinagem também parece ter nascido com ele e é a maior responsável por colocar nosso personagem em diversas confusões.
    Por causa das dificuldades, a família de Zezé tem de mudar para uma casa um pouco menor e é lá que ele vai iniciar uma grande amizade com "Minguinho", o seu pé de laranja lima. Uma amizade doce e singela que preencherá a vida do nosso pequeno herói, nos momentos mais cruciais. Além de Minguinho, ele também tem um forte laço com seu irmão menor, Luís, que ele cuida com todo o seu carinho.
    Muitas coisas acontecem na vida desse menininho e muitas pessoas cruzam o seu caminho. E em meio as traquinagens e aventuras de Zezé com seu pé de laranja lima, presenciamos uma história repleta de passagens engraçadas, cruéis e tocantes.

    A história de Zezé é uma das mais belas histórias que já li na minha vida, tanto que entrou para a minha lista de favoritos. E se eu não estivesse postando essa resenha no "Dicas do Dé", com toda certeza estaria no "Deu Catarse", afinal, conseguir narrar aqui tudo aquilo que este livro me proporcionou de maneira sucinta, foi bem difícil. Primeiro pelas condições de vida do personagem, que se assemelham muito às minhas próprias condições de vida, quando era criança. Depois por presenciar as angústias de Zezé e relembrar que grande parte dessas angústias, também foram as minhas.
    Uma das coisas que mais me marcou na obra, até mais que a vida pobre que o Zezé levava, foi o sofrimento que ele passava nas mãos dos próprios membros de sua família e o quanto era incompreendido por eles, pois era duro ver que todos estavam mais preocupados com as "artes" do garoto do que com seus sentimentos. Afinal, ele era uma criança muito sensível, inteligente e extraordinária, mas era triste ver que suas qualidades eram bruscamente apagadas pelo simples fato da família teimar em só enxergar o que de ruim, ele fazia. 
    Outra questão que surpreende, é a maneira de pensar do Zezé, que sem dúvida alguma é algo ímpar e que definitivamente nos deixa inquietos. Pois como é possível um menino de apenas cinco anos, dizer tantas coisas coerentes e sensíveis que chega a doer na alma?
   Encantadora é a palavra exata para descrever a história desenvolvida por José Mauro, pois ao mesmo tempo em que faz rir, também faz chorar, mexe com o nosso emocional e nos ensina grandes lições de vida. Uma delas é o significado da verdadeira amizade e o quanto ela pode ser importante na vida de alguém.
    Um livro maravilhoso, que por duas vezes, me emocionou na mesma intensidade e que vai ficar marcado na memória enquanto eu viver.
    Super indicado para quem gosta de histórias divertidas, mas com um teor de reflexão, O Meu Pé de Laranja Lima é a leitura perfeita e obrigatória, seja você adulto ou criança!

O exemplar novinho que consegui numa troca no Skoob, mas que é igualzinho ao que eu tinha...

Um dos capítulos belos...  
 
As inúmeras marcações que fiz... livro lindo, não dava pra ter menos...

   Espero que tenham curtido mais esta resenha e aguardem que em breve trago as outras, referentes ao projeto, pra vocês conferirem. Um super beijo e até a próxima!

26 comentários:

  1. Oi Gil, que resenha linda amiga! Eu nunca li esse livro, mas precisei ver algumas resenhas e opiniões para poder falar sobre ele em um post o que me deixou curiosa demais para ler porque ele parece ser um livro e tanto. Espero ler ele algum dia, a história de Zezé é muito linda e parece ser tocante.
    Parabéns pela resenha.
    Abraços,
    Raquel.

    ResponderExcluir
  2. Oi Gil, que resenha mais agradável de um livro que aparenta ser tão incrível! Tenho muita vontade de ler, principalmente por ter esse 'teor de reflexão' que você falou. Quantas marcações, minha nossa! *-* Adorei o marcador personalizado.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já li esse livro e realmente a história é linda e incrível! Adorei sua resenha *-*

    Bjs
    de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gil confesso que já tinha ouvido falar desse livro mas não sabia do enredo do mesmo.
    Fico feliz que ele tenha te tocado tanto, valeu pela ótima indicação de leitura =)
    Adorando acompanhar esse projeto!!!
    Bjos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  5. Estou com esse livro para ler assim que termina Diário de uma paixão, já vou começar a ler esse *--*

    http://caaprice.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Minha mãe tinha me indicado esse livro dizendo que é muito bom, que ela leu quando tinha minha idade e chorou horrores, eu li e não gostei muito. Ok, pode parecer que estou pegando no pé dos livros que vc tá lendo, mas juro que não gostei, achei boazinha, só *o*

    ResponderExcluir
  7. Ahh Gil, ainda bem que esperei pra ler essa resenha, pois agora com tempo pude degustar suas palavras e me emocionei, sério. Li o livro quando era garota, de uns 13 anos de idade, e como amei o Zezé. e me lembro de assistir a novela numa reprise, com minha avó, só tenho boas recordações. Obrigada por ter feito eu me lembrar das coisas boas de criança.
    Beijão amiga
    Vivi
    RR

    ResponderExcluir
  8. Oi Gil.
    É a primeira vez que leio algo sobre esse livro. A trama aprece ser bem profunda e dá para ver que tem várias quotes maravilhosos pela quantidade de marcações que vc fez rs
    No momento estou lendo histórias mais leves, mas pretendo ler esse livro futuramente.

    ResponderExcluir
  9. Adorei demais essa resenha! Não conhecia o livro, acho que deve ser bom para trabalhar em sala de aula, espero que os alunos gostem é claro.

    Beijos
    http://www.partesdeumdiario.com

    ResponderExcluir
  10. Li esse livro na 5ª série... Ótimas lembranças...
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  11. Oi amiga, tudo bom?
    Acredita que eu nunca li esse livro, mas conheço, pois a minha mãe desde sempre me conta sobre ele, ela é apaixonada por essa história. Eu achei tão linda a sua resenha, eu já sabia que o livro era bom demais, mas a tua resenha me deixou emocionada com a quantidade de sentimentos que você conseguiu expressar. Com cheirinho de infância.

    Beijos.
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não consigo acreditar no fato de eu nunca ter lido esse livro! Parece tão belo e emocionante e fui cativada por suas palavras o descrevendo. Eu sei muito bem que foi buscar adquiri-lo, porque vejo que vale a pena por ser uma leitura rápida e agradável :)
    Ótima resenha, como sempre!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Nossa todo mundo que já leu esse livro falou que é uma graça :D E pois é, nunca li :X
    Quem sabe no futuro né hahahaha
    Adorei sua resenha *--*

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Eu sou louca pra ler esse livro, mas nunca dei uma chance! Depois dessa resenha admito, vou correndo ler!
    Um beijo <3

    Ellen- Momentos Assim!

    http://www.momentosassim.com/

    Resenha: O futuro da humanidade: http://www.momentosassim.com/2013/09/o-futuro-da-humanidade.html

    ResponderExcluir
  15. Oi, Gil
    Estou tão feliz em saber que você já leu este livro! Normalmente quando eu o cito todos me olham sem ter a menor ideia sobre o que estou falando. Parabéns, amei a resenha! Meu Pé de Laranja Lima é um livro que deveria ser lido por todo mundo!

    Beijinhos
    Amanda
    instantedolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Já havia ouvido falar do livro mas nunca cheguei a ler nada sobre ele nem a sinopse. Lendo agora me pareceu bem interessante porem não sei se eu gostaria de lê-lo. pois mesmo com tudo o que foi dito não tenho muita certeza se o livro conseguiria me prender.

    ResponderExcluir
  17. Parece legal :3 Embora não faça muito o meu estilo, deixarei para o futuro, mas obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  18. Oi , obrigada pela indicação, deve ser encantador. Adorei as fotos.

    ResponderExcluir
  19. Goosto de livros que ensinam uma lição de vida. Tenho certeza que vou ter um misto de sensações nesse livro e é isso que mais faz querer lê-lo. Vou ficar aguardando a resenha do próximo livro :D

    ResponderExcluir
  20. livro muito divertido e cativante mesmo. Um menino e seu melhor amigo um pé de laranja lima. Nunca parei para ler esse livro, espero não perder mais tempo. Só ouço maravilhas do livro.

    ResponderExcluir
  21. Parece um ótimo livro, como disse no post passado, tinha pedido esse livro pela submarino o/
    tava um pouquinho caro, mas espero valer a pena o/
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Gil, tudo bem??
    Não conhecia a historia somente já tinha lido a sinopse do livro...mas parece ser super fofo! Adoro livros com protagonistas crianças... São tão verdadeiros e fazem a gente pensar com aquele pureza novamente!! Espero poder ler este livro em breve!!
    Bjus♥

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho esse livro acho que a gente é muita parecidas nossa!!! eu fiz um bilhão de marcação no meu! Tipo um monte mesmo!"

    ResponderExcluir
  24. Todos falam tão bem desse livro, morro de vontade de ler ele. Espero em breve conseguir ler. Beijos

    ResponderExcluir
  25. Já li esse li ano passado, a minha vó tem e o dela é uma edição muito antiga, mas mesmo assim amei o livro, chorei horrores em algumas partes e ri muito em outras. Simplesmente amei o livro.

    ResponderExcluir
  26. Oi,oi oi.
    Eu tenho Meu Pé de Laranja Lima, é um livro tão legalzinho!

    Beijinhos.
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!