Dica do Dé// A Marca de uma Lágrima, de Pedro Bandeira

04 setembro 2013


Sinopse: Isabel (personagem principal) acaba escrevendo lindos versos para ajudar o namoro de Rosana, sua melhor amiga, com Cristiano, seu grande amor. A morte da diretora da escola vem alterar sua vida e precipitar os acontecimentos. Isabel foi testemunha de uma cena muito suspeita e se sente ameaçada. A idéia da morte começa a tomar conta de seu cérebro, enquanto seu coração se despedaça pelo amor de Cristiano.

Editora: Moderna | ISBN: 8516009858  | Ano: 1994  | Páginas: 128 | Classificação: 



 

   
    Olá pessoal, tudo joia com vocês todos? Espero que sim...
    Na última edição do Correio da Gil, comentei com vocês que estou desenvolvendo um projeto de leitura com meus alunos de 5ª série, da E. E. Morro Doce. O projeto consiste em realizar uma "Roda de Conversa" sobre alguns títulos sugeridos para leitura.
    Como foi o primeiro projeto em que decidi inserir a leitura junto à um trabalho para nota, tentei fazer dessa atividade, no mínimo, menos maçante para eles. Ao invés de propor a leitura de apenas um único título para toda a sala, optei por indicar oito títulos diferentes. Assim, eles teriam a oportunidade de escolherem, dentre as opções, aquele que mais interessou e/ou chamou a atenção.
     Praticamente todos os oito livros desse projeto, eu não resenhei no blog e por se tratar de obras juvenis, decidi fazer resenhas mais sucintas e postar na coluna "Dica do Dé", que há muito tempo não aparece aqui no blog. 

  Estes foram os títulos indicados no projeto e que resenharei no "Dica do Dé", com exceção de "O Roubo das Agendas" e "Tortura Cor de Rosa", que já foram resenhados.

    Eu não lembrava se já tinha lido A Marca de uma Lágrima e ele acabou entrando pra lista dos oito, por intermédio de uma amiga, que ressaltou tantas coisas boas sobre este livro. Decidi adicioná-lo à listagem pensando que não o tinha lido, mas ao dar início à leitura,  a história não me pareceu estranha e quando estava quase na metade do livro, lembrei do enredo direitinho e de que já o conhecia.
    A trama conta a história de Isabel, uma garota repleta de complexos existenciais, mas que tem um dom incrível com as palavras. Ela se apaixona por seu primo Cristiano, mas ele acaba se envolvendo com sua melhor amiga, Rosana. 
   A vida de Isabel desmorona, mas para piorar a situação, Rosana pede à ela que escreva cartas de amor em seu nome para Cristiano, pois diferente de Isabel, ela não tem jeito algum para a escrita. Isabel fica num beco sem saída e aceita a proposta da amiga, e passa a escrever as tais cartas que só fazem Cristiano ficar ainda mais apaixonado por Rosana. 
   Como se o drama amoroso da nossa protagonista já não fosse suficiente, um terrível assassinato assombra a escola em que ela estuda. E sem querer, Isabel pode ter presenciado algo que poderá ajudar a polícia a desvendar o caso, mas que ao mesmo tempo, colocará sua vida em risco.

"Não. É melhor esquecer as esperanças. Mesmo que ele desista de Rosana, por que haveria de olhar para mim? [...] Você não vai desistir de Rosana, Cristiano. Eu não vou deixar. Eu vou continuar te amando, meu querido, e você vai me amar cada vez mais através das minhas cartas. Mesmo que você nunca venha a saber disso, meu amor..." pág.49
    
   A Marca de uma Lágrima é o típico livro juvenil, com personagens cativantes e um enredo atraente, que consegue prender qualquer jovem leitor.
   Um livro que aborda os amores adolescentes, a paixão arrebatadora que sentimos ao descobrirmos o primeiro amor, assim como o sentimento de auto aceitação, quando nosso corpo começa a mudar e achamos que tudo está fora do eixo. Esses dilemas que parecem simples, mas que atormentam a cabeça dos jovens adolescentes, são tratados no livro de uma forma leve e dinâmica.
     A linguagem simples atrelada às poucas páginas, os momentos poéticos, o mistério que não deixa o enredo cair na mesmice, tal como a constituição das personagens, contribuem para uma leitura rápida, agradável e envolvente.
   Não é a toa que Pedro Bandeira tenha tantos livros publicados, e todos com críticas altamente positivas. Afinal, sua trama ao mesmo tempo em que mexe com o interior do leitor, por trazer situações simples que não sejam difíceis de serem vividas na realidade, também consegue entreter e manter a curiosidade, já que ele utiliza o fator mistério para incrementar suas histórias.
     Super indico a leitura, para todos que curtem romances juvenis com uma boa dose de mistério e ainda gostam de se encantar com o lado poético do universo adolescente.

Meu exemplar usado, comprado na Estante Virtual.

Quem nunca ouviu este verso?

    Minhas diversas marcações...

    Espero que tenham curtido e me digam se já tiveram a oportunidade de ler esse livro mega conhecido? Um super beijo e até a próxima!

29 comentários:

  1. Gostei da ideia do projeto que você está desenvolvendo para seus alunos! Parabéns, é bom saber que há ainda professores que se importam com seus alunos e procuram mostrar um novo universo a eles. Ah se eu tivesse tido uma professora como você no meu fundamental :)
    Sobre o livro, gostei do tema envolvido com uma pitada de mistério! Não li nada ainda do Pedro Bandeira, e eu sei lá no fundo, que tenho que dá oportunidade e comprar livros de clássicos e autores nacionais. Parece um livro interessante, e buscarei por ele qualquer dia :)
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Gilciany, tudo bem? Sabia que sinto uma invejinha branca de você? Deve ser muitoooo bom ser professora, lidar com alunos, passar conhecimento! Adorooo...Parabéns pelo incentivo a leitura. Espero que seus alunos tornem-se leitores vorazes. Esses são livros muito bons, já li O meu pé de Laranja Lima e é um dos meus favoritos. Li também O menino do pijama listrado e é dez! O bom é que você deu uma gama de opções para eles e não ficou presa apenas em um título! Ótimas escolhas.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  3. A ideia do projeto é ótima, acho que os professores da minha cidade deveriam ter essa iniciativa também. E o livro é bem interessante. Amei a dica ;)

    Beijos! ♥
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Acho que já lhe disse que nunca li Pedro Bandeira, mas já ouvi falar desse título. Eu gosto muito de infanto-juvenil, pois dá para lembrar o passado, dar algumas risadas e se distrair com os pensamentos desses jovens que um dia fomos. Fiquei aqui triste por Isabel, e com raiva da outra, torcendo por um final feliz. Ao ler sua resenha também me lembrei de dois livros que vez ou outra leio, Sabe de uma coisa diário de uma adolescente e A hora do amor, que também fala dos dilemas do primeiro amor e mudanças físicas e emocionais.
    Abraços,
    Raquel.

    ResponderExcluir
  5. Quando eu era mais nova, sempre tinha que fazer provas do livro na escola, e os livros do Pedro Bandeira sempre eram meus preferidos (a gente podia escolher na biblioteca o que ler :D legal né), e eu sempre escolhia os dele! Nem sei quantos eu li no total, mas com certeza marcou muito minha infância (quem sabe um dia eu não tenha a coleção dele)
    Adorei o post :D

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Ai que legal,vc é professora!
    Gostei mesmo do livro e tadinha da Rosana,entrou em uma situação horrível,na qual era melhor ficar só o mais longe possível!
    luxuriademenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Pedro bandeira é ótimo! Eu li A Droga da Obediência e me encantei! O que mais gosto na linguagem de Pedro é uma coisa que você ressaltou: A simplicidade. Ele tem uma escrita cativante e simples.
    Amei seu blog, seguindo!

    http://estantedasfadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que projeto lindo Gil! Estou iniciando meu estágio de Letras e acho legal incentivar a leitura desde cedo, a escola é um ambiente perfeito pra isso. No semestre anterior meu projeto de integração escola comunidade foi sobre iniciar uma roda de leitura não só pros alunos mas para a comunidade também, convidando eles a conhecerem a biblioteca e os próprios alunos apresentariam suas dicas de leitura. O projeto foi teórico, não era obrigatória a prática, mas no futuro vou propor isso pra escola local onde farei meu estágio. Beijos Gil!!!
    http://literaturaeeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Já li esse livro, é muito bom! E você não vai acreditar.... eu conheci o pedro bandeira mês passado, vai ser até a próxima postagem no meu blog :)
    Parabéns pelo projeto!

    Beijos, Ariane!
    Já seguindo aqui!

    blog: www.diariodostreze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Miga que projeto demais, adoro esse autor.
    Desses livros indicados quero ler: O Menino do pijama Listrado e Tortura cor-de-rosa.
    Sucesso ao projeto viu!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Gil.
    Que projeto excelente você está desenvolvendo com seus alunos, ótima forma de incentivá-los.
    Parabéns pela iniciativa.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  12. Vou ser bem sincera, eu já li esse livro e realmente não gostei. Já li livros do Pedro Bandeira e talz e são realmente bons, mas esse em especial não me agradou. Achei a protagonista muito bobinha, imatura, não enxerga a oportunidades e (não vamos esquecer) super dramática. Não aguento esse tipo de protagonista não, acho que ele como homem exgerou na hora de fazer a personagem, sei que existem meninas assim de fato, mas ficou meio chatinho :/

    ResponderExcluir
  13. O livro parece ser interessante. Conte mais sobre o seu projeto de leitura. Também sou professora e é sempre bom trocar experiências e aprender.

    Abraços,
    Nina

    ResponderExcluir
  14. Nahim...que bom que curtiu o sorteio. Desejo muita sorte, viu? Se puder passa lá no blog que tem resenha nova.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  15. Que projeto legal!
    Já li "O Meu Pé de Laranja Lima" há muito, muito tempo atrás :)

    beijos.
    www.deep-luv.com

    ResponderExcluir
  16. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas me parece ser uma leitura bem interessante, adoro livros do Pedro Bandeira, são muito gostosos de ler. Beijos

    Estante de Cristal

    ResponderExcluir
  17. Eu AMO A marca de uma lágrima. Foi um livro que li na 5a ou 6a série na escola e amei! Tornou-se um dos meus favoritos.
    Achei o seu projeto com os alunos bem interessante! Acho que foi uma ideia legal para tentar incentivar os alunos a lerem! =)

    ResponderExcluir
  18. Olha quanta ignorância dessa sua amiga, nunca li nada desse autor, acredita?
    Pois é, nunca tive oportunidade, mas lendo sua resenha, que aliás está linda como sempre eu vou comprar alguns títulos do Pedro Bandeira, acho que vou curtir muito e o Isaías tb, meu filho.
    Obrigada pela dica tão doce ^^
    Beijão
    Vivi
    RR

    ResponderExcluir
  19. Ahn Srta Gil... Esses livros deram o que falar aqui na Biblioteca. Loucura, loucura! Nunca tivemos tanta fila de espera e tantos leitores interessados na maioria dos livros que você indicou para os alunos! Foi muito bom receber essa galerinha, os pais super preocupados em conseguir o livro para o filho ler... Espero de coração que você colha bons frutos desse projeto.
    Beijos!

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  20. Acredito que nunca li nenhum livro do Pedro Bandeira,achei o livro interessante mesmo que não seja muito a minha praia. Gostei muito do seu projeto pena que quando eu estudava não tinha nada parecido, com certeza teria amado.

    ResponderExcluir
  21. Nunca li um livro do Pedro :C Embora já tenha ouvido falar bastante, bom.. não faz muito o meu estilo, mas com certeza um dia lerei! Espero que esse projeto só traga felicidade, bjos.

    ResponderExcluir
  22. Nossa parabéns pelo projeto.
    Eu li esse livro no ensino fundamental tb, e se tornou uma leitura inesquecível. Adorei o seu cantinho .

    ResponderExcluir
  23. Nossa parabéns pelo projeto.
    Eu li esse livro no ensino fundamental tb, e se tornou uma leitura inesquecível. Adorei o seu cantinho .

    ResponderExcluir
  24. Lembro de quando era pequena que já li livros do Pedro Bandeira, mandei até cartinha para ele, rs.
    Esse livro eu ainda não li, mas vou tentar conseguir um para ler logo :D

    ResponderExcluir
  25. Nossa, muito boaa essa ideia do projeto! Se eu fosse escolher entre um dos livros seria O Menino do Pijama Listrado.
    Eu admiro as pessoas que incentivam a leitura para os pequenos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  26. Já li esse livro, mas não faz muuuiito tempo. Até que gostei, narrativa envolvente, o Fernando é uma graça, mas achei exagerada as reações de Isabel em relação a Cristiano :(
    Bjss e parabéns pelo projeto.
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. já li alguns desses aí, o/
    recentemente tinha pedido meu pé de laranja lima, mais ainda não chegou o/
    kkk legal os projetos que vc faz com seus alunos, super apoiado o/
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Oi Gil!! Parabéns mesmo pelo projeto acho fundamental o incentivo para a leitura! E foi por uma professora que me incentivava pela leitura e desde criança meu amor por eles é enorme!! Mas dos livros citados não li nenhum ainda.Mas quero ler O menina do pijama listrado =)
    Bjuss♥

    ResponderExcluir
  29. é fundamental ler ... Eu particulamente acho que sem leitora somos nada

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!