Li e Registrei// Paixão, drogas e rock'n'roll, de Daniela Niziotek (#SLN)

23 julho 2013

Sinopse: Brian Blue é vocalista e líder de uma das maiores bandas de hard rock do início dos anos 90 e Vicky, uma adolescente brasileira. Desse encontro improvável, nasce uma história de amor com todos os ingredientes dos tempos modernos. Com rara sensibilidade, Daniela Niziotek envolve o leitor ao abordar as dificuldades e concessões enfrentadas para a concretização dessa relação quando um fato trágico se interpõe, mudando para sempre a vida dos personagens. De modo delicado e comovente, mas com aguda percepção, Daniela fala das belezas e dores humanas, trazendo à tona, em meio a uma torrente de sentimentos, os bastidores do mundo do rock. Um mundo de muito glamour, mas também de desencanto e impossibilidades extremas. Brian e Vicky vivem e sofrem os dilemas do amor e da paixão, da insensatez e da lucidez, da luta para fazer prevalecer a razão em um universo cheio de contradições. Dessa mistura de emoções, nasce uma trama muito bem urdida que nos faz pensar sobre a essência do amor e suas nuances mais caprichosas e imprevisíveis. (Fonte: Skoob)

Editora: Maquinária | ISBN: 9788562063213  | Ano: 2010  | Páginas: 192 | Classificação:

    Olá galerinha hoje o dia amanheceu super, mega frio aqui em Sampa e eu confesso que quase fui vencida pelo cobertor, que me chamava desesperadamente, mas acabei pensando em vocês e no quanto tenho que aproveitar minha última semana de férias, que disse não ao quentinho da cama para vir aqui escrever mais uma resenha.
    Todos já devem imaginar que se trata de uma obra "da casa", já que estamos na Semana do Livro Nacional, mas devo confessar que estou bastante satisfeita de resenhar um livro tão bacana na SLN e encher a boca para dizer que é fruto da nossa "Terra". Afinal, esta leitura foi surpreendente, tanto que tive emoções ímpares e apesar de não tê-la favoritado, a história merece todos os créditos positivos possíveis.
     Conversas a parte, vamos logo conhecer minhas impressões sobre mais um nacional de peso?


    Quando conheci este livro, lembro-me que logo fiquei interessada em sua história, pois ao que parecia, o enredo não era nada convencional; destes que vemos com maior frequência no meio literário, e a cada resenha lida, ficava ainda mais curiosa. 
    Claro que me apaixonei pelo livro antes mesmo de lê-lo, mas como não podia adquiri-lo, imaginei que ficaria só no desejo por muito tempo e para a minha surpresa, isso não aconteceu. Graças à uma promoção - feita no blog da minha amiga Aione Simões (Minha Vida Literária) - consegui o meu exemplar e fiquei muito, mas muito feliz, pois era a primeira vez que eu ganhava um livro tão desejado em tão pouco tempo. Sendo assim, vocês imaginem o meu surto quando recebi a notícia de que tinha ganhado.
      O exemplar foi enviado pela própria autora, com um autógrafo belíssimo em seu interior e assim que o tive em mãos, imediatamente iniciei a leitura. E como o livro era curto e muito gostoso de ler, consegui finalizá-lo em pouquíssimo tempo.
     
    A obra de Daniela Niziotek nos conta a história de Brian Blue, vocalista e líder do Fears - uma das bandas mais famosas de hard rock do início dos anos 90 dos EUA - e Vicky, uma adolescente brasileira, estudante de filosofia da USP.  Como percebemos, os personagens, nada tem em comum e seus mundos são altamente diferentes, assim como suas nacionalidades. Enquanto Brian é um roqueiro pop star, repleto de holofotes em seu entorno, desejado pelas mais histéricas fãs do Fears e que vive intensamente todos os seus dias; Vicky é uma garota normal, pacata, tranquila e até certo ponto, um pouco "careta". 
    Com todos estes elementos, o relacionamento seria improvável, mas quando o destino nos reserva algo, nada pode detê-lo. Brian vem ao Brasil para uma turnê com sua famosa banda e coincidência ou não, Vicky vai ao badalado show, pois sua amiga Carol - que é fã do Fears e não pode perder a apresentação de sua banda favorita - praticamente a obriga a ir ao evento. A partir daí, heis que surge a oportunidade de os caminhos de Brian e Vicky se cruzarem e claro, o encontro dos dois acontece.
    Tudo conspirava para que o romance não durasse, pois num primeiro momento, Vicky não demonstra interesse algum pelo pop star, apenas o desejo de ajudar alguém, que para ela, parecia perdido. Mas o amor tem dessas surpresas e na mesma intensidade que ele atravessa o coração de Brian também penetra no de Vicky.
    Apaixonados, o casal tenta levar o romance adiante, mesmo repleto de dificuldades, mas tudo desmorona para os dois, quanto um fato trágico muda, bruscamente, o curso de suas vidas e coloca a prova, o amor de ambos.
    Será que eles vão conseguir ultrapassar essa barreira que parece inultrapassável? É o que vamos descobrir mergulhando nessa história incrível e cheia de surpresas.

"Brian desceu as escadas sabendo que não tinha muito tempo para se recompor [...]. Quando finalmente levantou a cabeça, seus olhos estavam úmidos, mas ele não chorava.
   Vicky ficou muito comovida com aquela cena e não conseguiu, por mais que tentasse, desligar-se daquele olhar. Eram os olhos mais tristes que tinha visto em toda a sua vida. Foi inundada por uma angústia inominável ao deparar-se com uma fragilidade tão profunda e deslocada naquele homem de corpo tatuado e cabelos compridos. [...]" pág 19

   Paixão, drogas e rock'n'roll é o tipo de livro que te suga do início ao fim. Com um enredo nada convencional, cheio de reviravoltas e onde a esperança é extremamente abalável, nos vemos induzidos a ler suas páginas, ávidos por uma reviravolta, uma luz, uma ponta de mesmice - mas isso, definitivamente - não acontece. Pelo contrário, o que temos são emoções fortes, fatos consumados - que desejamos insanamente que não existissem - verdades sendo jogadas na nossa cara, personagens humanizados e repleto de problemas, uma história de amor conturbada e quando pensamos que nada mais pode nos surpreender, somos apresentados a uma problemática, que mesmo sendo ficcional, é praticamente insuportável presenciá-la.
    Com uma escrita leve e envolvente, a autora nos apresenta os bastidores do mundo do rock, tal como ele é. Sem máscaras, sem amenidades e longe do glamour que estamos acostumados. Um universo desejado por muitos, mas realmente conhecidos por poucos, onde os desencantos podem ser bem mais evidentes, o sensato não tem lugar  e a lucidez pode ser apenas, uma mera palavra. 
    Este é um livro que te deixa repleto de pensamentos, com as emoções a flor da pele, um aperto no peito e um sentimento estranho demais para ser explicado com exatidão. Afinal, não se trata apenas de uma história de amor inusitada entre uma adolescente normal e um astro do rock; o livro nos remete a inúmeras questões como: drogas, sexo, paixão, convenções, limites e valores, 
     Todas estas questões, já tem um peso natural ao serem expostas ou trabalhadas em uma obra, mas a maneira singela e realista como a autora fala sobre elas, nos puxa para dentro do livro de um jeito tão incrível, que chega a ser assombroso. Posso até parecer um pouco exagerada, mas é fato que a veracidade como tudo é colocado, a construção coerente e altamente indiscutível das personagens, tal como suas ações e os diálogos mantidos entre elas, ao mesmo tempo em que nos choca, nos transporta a um mundo que não nos é, nem um pouco estranho. E ver essa aproximação tão bem pontuada, não só mexeu comigo e com aquilo que acredito sobre as drogas, sexo e convenções, mas pôs em xeque tudo o que eu pensava sobre o assunto, me fazendo rever certos conceitos. 
     Com tantas emoções brotando de uma mesma leitura, não é surpresa alguma dizer que neste livro, tudo é marcante, desde o enredo até os personagens. Brian é muito instável, está sempre na defensiva e seu humor vai do mais completo romântico ao mais insano idiota. Vicky por sua vez, era muito lúcida, coerente, mas as vezes tinha seus momentos adolescentes, com ações compatíveis à sua idade, o que aliviava um pouco a tensão, pois lidar com as constantes oscilações do Brian, sem pirar junto com ele, devia ser estressante demais. 
     Não sei até hoje, definir qual o tipo de sentimento que permaneceu sobre estes personagens. Com tantos altos e baixos e diferentes níveis de adrenalina sendo testados, não dá para tirar uma conclusão correta desse casal. Agradar? Claro que eles agradam, dentro do contexto em que estão, mas os momentos são todos tão intensos, que fica difícil definir qualquer coisa sem ficar indecisa, se estamos ou não, julgando-os corretamente.
     Bem, acho que deu para vocês perceberem o quanto este livro é envolvente e forte, o quanto ele nos tira da zona de conforto e nos coloca frente a um enredo que não nos polpa de nada. O que só mostra a alta qualidade que o conteúdo traz, sem contar que escrever sobre temas tão polêmicos com a categoria e a delicadeza que a autora conseguiu, é de tirar o chapéu. Portanto, se você procura uma história fora dos padrões românticos fofos que estamos acostumados e que saiba aflorar emoções intensas em você, este é o livro perfeito. Mas vou logo avisando, prepare-se para o que estar por vir nas 190 páginas, que apesar de poucas, trazem um turbilhão de sentimentos a cada novo avanço.


Meu exemplar ganhado no blog Minha vida literária.

O autógrafo fofo da autora...

Um dos capítulos do livro...



    Espero que tenham curtido e não se privem de ler este livro fascinante. Um super beijo e até a próxima!    

13 comentários:

  1. Poxa Gil que mega resenha, adorei suas observações. Já li várias resenhas elogiando esse livro, fico até curiosa. Acho a capa bem lindinha \o/
    As pessoas precisam dar mais oportunidade aos autores e livros nacionais pq eles são bons demais!!!!
    Bjos e parabéns pela leitura!!!

    ResponderExcluir
  2. Lembro quando esse livro estava bombando na blogosfera, todo mundo resenhando e elogiando, eu fiquei interessada, mas como não consegui o livro o meu interesse sumiu. Sua resenha fez acordar a minha curiosidade, ainda mais porque você falou com tanta precisão e com tantos detalhes. Li um livro que falava de uma casal onde o cara era um cantor e a moça uma mulher simples e careta, ele é um dos meus livros favoritos e este me lembra muito ele. Nem sei o que dizer, a sua resenha me instigou bastante vou anotar o livro para não esquecer dele de novo.

    Abraços, Raquel.

    ResponderExcluir
  3. Eu me lembro de quando você terminou de ler esse livro foi logo elogiando e tal. A resenha demorou mas enfim chegou, como eu esperava, bem instigante.
    O tema desse livro é algo que eu aprecio bastante, tirando a parte das drogas, é claro...rsrsr
    Gostei do modo como abordou a história durante a resenha, me deixou bem curiosa. Por ser um livro nacional chama mais atenção ainda, quero muito lê-lo. Assim que possível vou adquiri-lo. Mais um pra minha longa lista de desejados.
    Parabéns pela resenha, ela me inspirou bastante Gil.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  4. Ei, eu imaginava que esse livro fosse bom, porém não imaginava que tinha um "tão" antes do adjetivo.
    Para começar sou fã do Rock Roll, então na certa, irei gostar desse livro. No entanto, já fiquei de pé atrás com Brian, não gosto de personagens instáveis.
    Mas por você dizer que o livro é envolvente, ele sobe muito no meu conceito, gosto do novo e sentir esse desconforto. Parabéns pela resenha, está ótima.


    Lucas / Era uma vez
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro livros nesse estilo!
    Inclusive o livro que estou escrevendo tem uma temática bemmm parecida, e possivelmente mais do que a temática.
    A capa é linda e o título é perfeito!
    Já quero! E é para ontem!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Que lega, parece ser muito bom mesmo!!! Gostei da postagem e da capa do livro porque realmente chama a atenção do leitor. Com certeza já está na minha lista de leitura e claro que lhe convido a conferir as resenhas da semana do Ap. Curiosamente
    Bjuuuuuuuuuuuuus e aguardo suas visitas!!
    aprendendocuriosamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu vi muitas resenhas desse livro no ano passado, fiquei empolgada pra ler e participei de várias promoções, mas não rolou de ganhar nenhuma e por isso ainda não li. Já achava que ele seria uma ótima leitura Gil, o que só se confirmou com a sua resenha.
    Espero ter a oportunidade de ler em breve.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
  8. Gente a sua resenha ficou otima, adorei mesmo.
    O livro parece ser muito bom mesmo, eu nunca
    tinha ouvido falar dele e nem da autora, mas
    já está notado hehe. :)

    Abs,
    muchachoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Que legal você ter ganhado o livro autografado!
    Adorei a sua resenha, esse livro já está na minha lista de leitura há algum tempo, mas tinha esquecido um pouco dele.

    Beijão
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  10. nossa, que resenha grande. Sua resenha está ótima, não conhecia o livro e fiquei interessada. Não dá pra não se interessar com o tanto de emoções que você colocou nela. Meu receio é de só ter 190 páginas e acontecer tantas coisas, as coisas podem ficar sem explicação nem detalhes. E quando eu vi o nome desse livro lembrei de Skins rs, pq lá tb é Sexo, drogas e rock 'n roll e tal.
    muito obrigada por seguir meu blog viu *--* e por comentar tb. Eu não ahoque vá gostar muito dos livros da Bella André não, mas espero que vc esteja certa. Ah, e estou participando da promoção de Belle, obrigada por me avisar.
    bjs
    felicidadeinventada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Aw, pra inicio de conversa esse livro parece reunir tudo que eu gosto!! (Menos as drogas, gente não me levem a mal). Mas eu adoro rock e quando misturado com paixão melhor ainda hahaha
    Você citou tantos pontos positivos que me instigou mais ainda pela leituura.

    Mas como não tenho condições financeiras para adquiri-lo agora, deixarei pra depois. Mas concordo com você, dá muito orgulho ver livros bons nacionais.

    Beijpcas!

    ResponderExcluir
  12. Pela resenha deu para perceber o quanto vc gostou da leitura, mas sinceramente não é o que procuro no momento.

    Bj!

    ResponderExcluir
  13. Gente, que resenha grande, rs! Mas muito boa! Parece ser bem legal o livro, gostei do tema!
    Beijos! <3
    xoxo,
    Isa Secol

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!