Li e Registrei// O Sonho de Eva, de Chico Anes

03 julho 2013


    Olá galera, está no ar mais uma edição do Li e Registrei e dessa vez venho trazer a resenha de um livro que me surpreendeu muito e que entrou pra lista dos favoritos no ano passado! Quando penso na história maravilhosa que li, fico até empolgada, mas vocês vão ficar sabendo mais detalhes dessa empolgação através da resenha ok!


Sinopse: Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio. (Fonte: Skoob)

 Editora: Novo Conceito | ISBN: 9788581630069 | Ano: 2012  |Páginas: 304 | Classificação:

      O Sonho de Eva conta a história da dra. Eva Abelar, uma especialista em sonhos lúcidos, que numa bela noite recebe a notícia de que sua irmã mais nova, Anna Abelar, pulou do 20º andar de um edifício em São Paulo e que além disso, seu filho Joachim, desapareceu. Inconformada com a notícia do suicídio de sua irmã e desesperada com o desaparecimento de seu filho, Eva vai em busca de respostas.
    Sua irmã Anna, trabalhava para uma grande empresa no ramo do entretenimento, a Yume, com um projeto intitulado DreamGame, um jogo altamente moderno que misturava video game com sonhos. Tendo em vista o desaparecimento do filho e o misterioso suicídio da irmã, Eva aceita tomar o lugar de Anna nas indústrias Yume, pois desconfia que todos os acontecimentos estejam ligados, de alguma maneira, à poderosa empresa.
   Utilizando o diário de sonhos de Anna e a técnica de sonhar lúcido, ela descobre algumas pistas que podem levá-la a descobrir o que realmente ocorreu na noite em que sua irmã se jogara do edifício e também o local para onde provavelmente seu filho fora levado. Mas para que ela possa conseguir as respostas que tanto busca, precisará mergulhar de cabeça no mundo sombrio e perigoso da Yume. Ao fazer isso, Eva descobrirá que existe muito mais por trás destes simples acontecimentos, tal como as reais intenções da Yume sobre os games e os sonhos lúcidos. 

"Anna, em pé sobre o parapeito do terraço, oscilava para frente e para trás, embalada pelo som distante que sussurrava: and we can't build our dreams, on suspicious minds (e não podemos construir nossos sonhos com mentes desconfiadas.)" [...] pág. 9

"Só experimentando a liberdade poderá encontrar o que procura. E a liberdade, mulher, é um jogo em que se aposta, nada mais, nada menos que a própria lucidez." [...] pág. 68

   Um jogo perigoso, onde os sonhos podem ser sua pior fraqueza ou a passagem para a libertação, O Sonho de Eva, nos deixa pensativos e ao mesmo tempo surpresos, pois quem imaginou poder fazer o mal através dos sonhos? Ou pior, que esta possibilidade pode mesmo se concretizar.
    Fiquei extasiada com este livro e até hoje não consigo tirar o enredo dele da cabeça. Como assim sonhos lúcidos? Será que é verdade? Será que esta sacada do autor, pode mesmo acontecer? Pois é, fiquei pirada com a ideia. Passei uns dias pensando nisso, pois quando me deparei com a verdade, que sonhar lúcido é possível, meus miolos ficaram fervendo.
     Vocês podem me dizer: "Nossa Gil como você é maluca, é só um livro meu!" Sim, gente sei que é só um livro, mas é fato que a literatura nos tira da zona de conforto e faz uma bagunça na nossa cabeça, resultado: não sabemos distinguir o que é real ou ficção. E se um livro consegue fazer isso com o leitor, é sinal de que ele é muito bom e que a escrita do autor foi bem convincente. 
      Eu já tinha lido alguns livros nacionais verdadeiramente bons, mas O Sonho de Eva, conseguiu superar tudo! O enredo é envolvente e muito criativo, além disso a escrita do autor é dinâmica, o que torna a história  fluida e nem um pouco cansativa. Tá certo que existem algumas partes mais descritivas, onde ficamos sabendo um pouco de onde surgiu a tese dos sonhos lúcidos, mas nada que seja muito longo ou que possa interferir na fluidez da leitura. Pelo contrário, isso só mostra o quanto o autor pesquisou sobre o tema para poder inserir no livro de uma forma tão realista.
     Tanto os personagens quanto os cenários onde a história foi ambientada, tiveram construções incríveis. Era fácil visualizar cada cena a partir dos detalhes que o autor foi nos dando. Mas o que chamou mais a minha atenção, foram as atitudes fortes da protagonista e a incrível humanização dessa personagem.
      Ao mesmo tempo em que Eva se jogava para descobrir onde estava seu filho e o que realmente aconteceu para sua irmã querer se suicidar, ela também tinha recaídas, medos, anseios, segredos que a impediam de concretizar seus objetivos. Ela era uma mulher decidida, corajosa, mas assombrada por seus traumas. Uma personagem, mesclada de sentimentos, repleta de defeitos, mas banhada na coragem que só o amor de mãe consegue explicar.
     O livro traz tudo que uma boa ficção científica pede, com maravilhosas pitadas de suspense, o que contribui para uma leitura rápida e agradável, além de deixar um gosto de quero mais no leitor.
      Ainda hoje, não me conformo que O Sonho de Eva, seja um volume único. Logo eu que reluto em iniciar séries, este em especial - que não se trada de uma obra seriada - eu insanamente queria que fosse. Mas fazer o que, não podemos ter tudo neh?
      Bem, se você curte uma história diferente, com certeza vai gostar deste livro e melhor ainda, vai se surpreender, assim como eu me surpreendi, por se tratar de uma obra altamente nacional, já que tem tanta cara de livro gringo.

Este é meu exemplar lindooo!

 E que foi autografado carinhosamente pelo autor. Amooo esta dedicatória toda linda só pra mim! =)

         Espero que tenham gostado, um super beijo e até a próxima!

15 comentários:

  1. Ai que chique, seu exemplar é autografado!! \o/

    Eu ainda não li O Sonho de Eva e agora fiquei até com medo de lê-lo porque, ultimamente, meus sonhos têm sido tão fortes que os confundo com a realidade. Já conversei com meu psiquiatra e ele disse que é normal, mas mesmo assim... o.O

    Fico super contente quando leio uma resenha animada, de um livro que te chama a atenção de todas as formas! Isso nos motiva a ler mais e mais, né?
    Eu estou bem parada com a leitura mas pretendo continuar! #coragem!

    Beijos Gil!

    ResponderExcluir
  2. Oie :)

    Nossa estou doido nesse livro preciso lê-lo rapidamente kkkkk, a capa realmente faz pensar que é de gringo, beijos !

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  3. Pra começar, adorei a capa. E amei sua resenha Gil. É bom saber que o livro é envolvente e não é cansativo, isso conta muito! Que chique a sua dedicatória!

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Gil.
    Menina, a primeira coisa que fiz quando li 'sonhos lúcidos' no texto foi pesquisar sobre, e isso só me empolgou ainda mais na leitura rsrsrs.
    Esse livro foi minha surpresa em 2012, eu amei, como adoro o assunto sonhos, fui até um pouco com medo de criar muitas expectativas e me decepcionar, mas me surpreendi mais que esperava.
    A narrativa do autor me conquistou, favoritei o livro e ele se encontra na estante entre aqueles que não posso me desfazer jamais.
    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  5. Tem séries que poderiam ser volume único e tem livros como O Sonho de Eva que poderiam se desdobrar em vários outros livros.
    Eu tenho meu exemplar, mas ainda não tive tempo de ler. O que me chamou a atenção foi este ambiente de sonhos, mistérios, etc. Fico muito feliz em saber que um autor nacional tem tanto potencial e habilidade, e espero muitas outras boas obras vindo por aí.
    Tenho quase certeza de que vou adorar este livro.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Gil, Tem tempo que quero ler esse livro e não sei porque cargas d'água não o comprei ano passado. Só vejo elogios e acho todo esse mistério da trama muito fascinante e intrigante, agora você me joga essa bomba de que uma parte da história é real e fiquei ainda mais embasbacada, tamanha é a minha curiosidade. Sua resenha está ótima, e despertou ainda mais o meu interesse. E mais, a capa desse livro é muito linda.
    Beijos, Raquel.

    ResponderExcluir
  7. Olá Gil!!!!
    Nossa depois desta resenha estou aqui pensando sobre o que você disse sobre os sonhos lúcidos,menina você conseguiu fazer uma leitora super ansiosa para uma leitura.E sabe o que me surpreendeu nisso?...É você mencionar que é um nacional,nossa eu poderia dizer que era estrangeiro,tanto pela capa(hahahaha),como pela estoria.
    Eu sou fascinada por livros de ficção,e você ainda ressaltou que nele a um mistério(suspense),ai sim eu sou quase obrigada a lê-lo(hahahahaha).
    Realmente gostei muito da estoria,e pretendo muito em breve poder ler.

    Parabéns pela resenha!!!!

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
  8. Olá Gil, como vai?

    Bom saber que você gostou deste livro! Eu tenho ele aqui há um tempão, mas sempre fico meio receoso na hora de ler, não sei o por quê! Vou tentar ler nas férias, com certeza!!

    Abraços,

    Alisson
    contandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Desculpa a demora de passar aqui rsrs.
    Gostei muito do blog e espero acompanha-lo sempre.
    Já li o livro e é um máximo não e?
    Tenho ele porém não é autografado )=,mas só de poder ter em mãos esta fantástica história já é demais.
    Li em tão pouco tempo que quando terminei fiquei pedindo por mais.A sua resenha ficou ótima.
    bjus
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. O Sonho de Eva é ótimo. Gostei muito da história, narrativa, TUDO, virou meu livro favorito entre os nacionais.
    Quando leio uma resenha boa dele ficou tão feliz ♥

    ResponderExcluir
  11. Amiga já queria ler esse livro antes, mas agora vc me deixou mega curiosa, perfeita sua resenha.
    Que máximo que vc gostou tanto do livro que queria mais, adoro quando isso acontece comigo. Concordo plenamente com a frase:
    "mas é fato que a literatura nos tira da zona de conforto e faz uma bagunça na nossa cabeça, resultado: não sabemos distinguir o que é real ou ficção. E se um livro consegue fazer isso com o leitor, é sinal de que ele é muito bom e que a escrita do autor foi bem convincente."

    Parabéns pela leitura e pela maravilhosa resenha, bjos e ótimas férias!!!

    ResponderExcluir
  12. Como comentei no Facebook, acho esse livro incrível e sempre fico feliz quando vejo novos comentários positivos. Eu particularmente sou fã da estrutura narrativa do Chico e de outros autores que fazem parte da República dos Escritores. É uma escrita tão dinâmica, tão perfeita, que só mostra o quanto nossos autores também são talentosos e podem surpreender a todos, inclusive os gringos.
    Eu realmente espero que a NC lance novos livros do Chico o quanto antes, porque ele é muito bom no que faz!

    Ah, também quero meu exemplar autografado kkkkk

    Beijos, Gil!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  13. Quando a novo conceito nos enviou a sinopse do livro do Chico eu fiquei muito afim de ler pois a premissa sobre sonhos lúcidos sempre me deixou curiosa. Eu li muito Carlos Castãneda e sobre xamanismo na minha adolescência, então tinha noção do que se tratava. Pois bem, nada me preparou para a história desse meu conterrâneo. E quando consegui uma entrevista com ele para meu blog fiquei mais fan ainda, claro.
    Gil, sua resenha está impecável, como sempre você nunca deixa de colocar seus sentimentos mais puros ao falar de um livro, isso me aflorou a vontade de reler o livro querida, obrigada.
    Beijinhos
    Vivi
    RR

    ResponderExcluir
  14. Li tantos comentários negativos desse livro que desisti da leitura.
    Ainda mais quando soube que tem cena hots desnecessárias, aff!
    A premissa é diferente, mas não o lerei.

    ResponderExcluir
  15. Você cuspiu na minha cara esse exemplar autografado amiga hahaha
    Sou louca pra ler esse livro *-* Apesar de como a Gladys ter ouvido muitas criticas negativas a respeito, ainda não diminuiu meu interesse com relação a leitura, tenho quase certeza que vou ama-lo.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!