Li e Registrei// Amar pode dar certo, de Roberto Shinyashiki e Eliana Bittencourt Dumêt

09 julho 2013

Sinopse: Por mais que a humanidade evolua, amar e ser amado continua e continuará sendo uma das maiores buscas do ser humano. No livro "Amar pode dar certo", o leitor é convidado a repensar seus relacionamentos, sua maneira de amar e suas expectativas a respeito da pessoa amada. Para o amor dar certo os autores propõe que a pessoa aprenda a amar, que nada mais é do que treinar a viver junto, treinar o diálogo sem manipulação, treinar sair para jantar, dançar, ter relações sexuais satisfatórias. Enfim, saber se divertir a dois até conseguir viver o momento em que não há mais o homem e a mulher, mas o "nós". (Fonte: Skoob)
 Editora: Gente | ISBN: 8585247029 | Ano: 1988  | Páginas: 155 | Classificação:


  
    Olá pessoal, como vão vocês? Eu estou morrendo de frio neste feriado, pois pra variar, o sol resolveu não aparecer hoje em São Paulo, então aproveitei o clima para fazer uma resenha de um livro um pouco diferente, dos que costumo resenhar pra vocês. Se trata de uma das obras de Editora Gente, que é parceira aqui do blog.
   Como vocês devem saber, a Editora Gente investe numa linha editorial que a grande maioria dos leitores não curte ler, os famosos livros de autoajuda.
    É fato que livros desse gênero não são tão atrativos, visto que não tem nenhum tipo de reflexão, história a ser acompanhada ou algo do tipo. É quase como um manual que ensina o leitor a lidar com determinada situação, através de conselhos. Mas devo confessar que dependendo do momento, os livros de autoajuda vem muito a calhar.

    Amar pode dar certo é um autoajuda que muito nos ensina, pois traz diversas reflexões e conselhos sobre como encarar e viver da melhor maneira, uma relação a dois.
    Todos nós sabemos o quanto é difícil lidar com outra pessoa, se envolver num  relacionamento onde muitas vezes as vontades, opiniões e desejos podem não ser iguais. E aprender a lidar com o diferente, a respeitar pontos de vista, a ceder e o mais importante, a compreender que num relacionamento o que conta é a parceria, é essencial se queremos que ele dê certo.

"Um dos maiores desafios do ser humano permanece o mesmo: amar e ser amado." pág.11  
  
   Quando conhecemos alguém que desperta nosso interesse, logo nosso coração transborda paixão, desejo, empolgação, mas a partir do momento que esta relação vai ficando mais séria e passamos a dividir o mesmo teto, esse olhar completamente envolvido de amor some e dá lugar aos conflitos.
    Quem nunca ouviu as frases: "Por que é tão complicado viver junto com alguém?" ou "Por que o  'felizes para sempre' é sempre tão difícil?", essas frases clichês com certeza aparecem e com elas vem a necessidade de compreender a mudança dos relacionamentos de acordo com o grau de seriedade que eles têm. Enquanto namoramos, é normal enxergar apenas as coisas boas que o outro possui, até por que a paixão está no seu auge. Mas quando o casal começa a viver junto, passam a dividir tudo, seja os momentos bons e ruins ou até mesmo coisas banais, é que as divergências começam a aparecer.

"Ao fazer comparações, você não consegue ver o quanto cada um é único e especial, e coloca pessoas diferentes em um mesmo nível. Por acaso, você quer que a pessoa ao seu lado seja uma colcha de retalhos das maiores qualidades dos outros?" pág. 25

"Os relacionamentos não precisam durar a vida toda, pois as pessoas mudam e podem escolher caminhos diferentes, mas eles têm de ser intensos e profundos. Por isso, cuide bem do seu amor. Goste dele como ele é e não perca o foco procurando defeitos." pág. 52

     Neste livro, os autores nos ajudam a criar uma perspectiva positiva e a lidar com os diversos problemas que o casal pode enfrentar no decorrer da relação, para que futuramente esse relacionamento possa vingar. Não é uma receita milagrosa de como manter a vida a dois, mas nos auxilia a compreender e a não cometer mais erros clássicos, tal como ponderar em algumas situações e a não deixar  que tudo vá por água à baixo.
      Eu particularmente, achei bem válida a leitura, pois consegui visualizar muitas coisas que cometi em relacionamentos passados e que provavelmente contribuíram para que a relação não durasse. Fiquei frustrada de não ter lido esse livro antes, assim não cometeria tantos erros, como por exemplo, ficar comparando um antigo namorado com o atual, mesmo que internamente. Vi que isso não ajuda ninguém a progredir e a viver intensamente o que um amor pode nos oferecer.  Portanto, se vamos entrar numa relação nova, devemos deixar o passado para trás completamente. Se jogar no presente, aceitá-lo como ele é e construir uma nova história a partir do zero, não a base de coisas que foram boas apenas no passado e que já não se aplicam àquela situação.
     Apesar de não ser uma leitura tão instigante, Amar pode dar certo agrega informações que querendo ou não, podem sim ajudar qualquer um que esteja ou queria se envolver afetivamente. E nos prova através de diversas situações expostas pelos autores, que dependendo da nossa postura diante de um determinado problema amar pode sim, dar certo.
      Com uma linguagem simples e um texto dinâmico os autores nos proporcionam uma leitura leve,  fluida e sem dúvida alguma, completa, levando em consideração a proposta do livro. Claro que a narrativa não promove grandes surpresas, mas consegue trazer boas reflexões sobre os obstáculos da vida a dois e, com toda certeza, é uma leitura obrigatória para todos que desejam viver uma relação plena e duradoura.

Meu exemplar cedido pela Editora Gente

Um dos tópicos tratados no livro... bem interessante por sinal.

Marquei muitos quotes legais, mas como o livro é fininho, nem dá para visualizar direito.

      Espero que tenham curtido, um super beijo e até a próxima!

7 comentários:

  1. OI Gil, realmente autoajuda não agrada muito os leitores, eu sou uma delas. Já tentei ler livros do gênero a um tempo, mas por não ter conseguido finalizar a leitura nunca mais tentei. Porém achei o tema proposto por este livro muito interessante. Eu que ainda não passei por desilusões amorosas poderia ler exatamente para impedi-las futuramente. Achei a capa muito bonita apesar de ser simples, e leria com certeza depois de sua resenha.

    Beijos, Raquel.

    ResponderExcluir
  2. Não costumo ler livros de autoajuda e nem gosto muito deste estilo "manual" (penso que como cada ser é diferente, é complicado abordar as coisas em termos gerais, mas ok).
    Mas concordo com você que nestes livros há coisas boas, já que muitas vezes não paramos para pensar nas atitudes e sentimentos que temos no cotidiano, e ler algo que nos alerte pode ser valioso.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Gil!
    Eu também não sou de ler autoajuda mas alguns são bons! Eu li "Como atirei no cupido" da Jennifer Love Hewitt e gostei da forma como ela apresentou as dicas e conselhos!

    Poxa, acho que esse livro não ajudaria a minha situação que passo, como casal.. =( Queria tanto encontrar uma resposta para o problema que passamos, mas isso é pra Deus e não pra livros...
    Me sinto tão perdida...

    Obrigada por compartilhar a resenha conosco!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Gil gostei muito da sua resenha e concordo com vc, existem muitos livros de auto-ajuda bem Interessantes e se lidos no momento certo nos ajudam muito. Parabéns pela ótima leitura, Bjos!!!!

    ResponderExcluir
  5. Não tenho preconceito com esse estilo.
    É a primeira resenha que leio dessa trama.
    Refletir é sempre bom, :)

    ResponderExcluir
  6. Olá, pela capa não me chamaria atenção.
    Mas depois que li sua resenha, percebi que
    é fundamental ler, não gosto muito de autoajuda,
    mas achei interessante esse,
    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro esses livros de auto-ajuda. Principalmente essas da Editora Gente, li alguns e me diverti bastante. Fora que no fundo as mensagens acabam nos tocando. As vezes eu até duvido que amar pode dar certo hahaha

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!