Especial// Semana do Livro Nacional

05 julho 2013

    Oi galera, hoje vim trazer uma postagem especial, mas pela imagem acima vocês já devem imaginar o assunto. Pra quem falou literatura nacional, bingo!!!
      Pois é gente, faz tempo que está rolando essa movimentação em prol da literatura nacioal, afim de ampliar a visibilidade dos nossos autores, tal como dar o devido reconhecimento a eles. Nas redes socias, nos blogs, na mídia, enfim, podemos encontrar diversos manifestos a favor da causa, pois sabemos que a nossa literatura ainda é bem desvalorizada e precisamos mudar isso urgentemente.
    E é com sede de mudança, de visibilidade, de reconhecimento e igualdade que foi criada a Semana do Livro Nacional.

    "Nosso manifesto é por mais leitores, mais valorização, mais destaque em livrarias", resume Josy Stoque, também conhecida pelo pseudônimo Josy Tortaro, idealizadora do projeto SLN - Semana do Livro Nacional - que terá a primeira edição realizada de 20 a 28 de julho em todo o território nacional.

    Satisfatoriamente, as pesquisas apontam que o brasileiro tem lido mais. Anteriormente, a média nacional era de 1 livro por ano. Em 2012, este número aumentou para 4. Um avanço pequeno, mas que motiva e justifica a crescente inserção no mercado literário de novos autores e novas editoras.
Em prol de mais divulgação e mais dispersão do trabalho de obras de ficção 100% nacional - pouco absorvidas e conhecidas no atual mercado no qual a literatura estrangeira tem maior participação -, autores, editoras, blogueiros e livrarias se uniram para mudar este cenário.
    Durante nove dias, o grupo com quase quatrocentas pessoas reunirá leitores para um bate-papo descontraído sobre a literatura de nosso país. A Semana do Livro Nacional acontecerá em 16 cidades: Brasília, Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo, Guarulhos, Santos, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Campo Grande, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, Recife, Curitiba e Caxias do Sul.

Confira a programação completa de cada cidade clicando aqui.



    Do projeto, nasceu a Biblioteca Volante, que consiste em uma doação maciça de livros de todos os autores participantes para uma instituição pública. Nesta edição, as obras serão doadas para a Fundação Cultural de Curitiba. 
   A mega-ação motivou campanhas de incentivo à literatura nacional, como a página no facebook "Eu Leio Brasil" que divulga um manifesto em prol do mesmo ideal. Também agregou blogueiros nas páginas "Liga dos Autores Nacionais" e "Já Li um Nacional" que tem o intuito de divulgar as obras. O portal "Novos Autores" o grupo "Fantastiverso", e a revista digital "Brasil Literando" se uniram por já terem o mesmo propósito.
   Marcas como Moleco e Amazon dão seu apoio à divulgação da SLN e dos livros em seus sites. Por ser promovida de forma disseminada, fundações, autoridades e governos também se envolveram neste projeto que promete mudar o modo como o leitor encara a literatura brasileira contemporânea.
  A programação completa por cidade, a lista de autores, editoras, livrarias e obras podem ser encontrados no blog da SLN.

 
Apoiadores da Semana do Livro Nacional

   Para quem é de São Paulo, assim como eu, vou deixar abaixo os eventos que ocorrerão aqui na capital, mas vocês podem acessar o site e conferirem a programação completa que incluem as demais cidades oks!
  
20 de Julho - São Paulo/SP
  • Livraria Saraiva (Auditório) - Shopping Center Norte - Travessa Casalbuono, 120 - Vila Guilherme
15:30 - Abertura: Bate-Papo sobre o mercado editora com  Felipe Colbert
16:30 - Mesa de Literatura Nacional com Bruno Godói, Eliane Quintella, Janethe Fontes, Ricargo Ragazzo, Tânia Roberto e Samanta Holtz
17:30 h: Debate: Modismo Literário com Vanessa de Cássia, Mariana Mello, Mari Soctti e Mirella Ferraz
18:30 h: Mesa de Literatura Fantástica com Bento de Luca, Elaine Velasco, Felipe Castilho, Flavio Galindo, Marcel Colombo e Sales Rodrigues.
19:30 h: Sorteio de brindes e sessões de autógrafos dos autores

25 de Julho - São Paulo/SP
  • Hotel Tryp Melia Higienópolis - Rua Maranhão, 371
19 h - Tema: A literatura nacional - novo mercado, novos escritores.

Coquetel aberto para todos os leitores, autores, livreiros e blogueiros. Pode levar acompanhante e seus livros. Traje social.

PRESENÇAS CONFIRMADAS: Ana Paula Bergamasco, Lycia Ramos, Leila Rego, Marcos Bulzara e Ricardo Ragazzo.

27 de Julho - São Paulo/SP
  • LOCAL A CONFIRMAR
14 h: Workshop sobre Redação com Liana Cupini
14:30 h: Palestra sobre "Literatura Nacional" com Selène D'Aquitaine
15:30 h: Lançamentos: Samanta Holtz e Vitor Hugo Ribeiro
16:30 h: Mesa com Autores
18:30 h: Autógrafos
PRESENÇAS CONFIRMADAS: Liana Cupini, Marcelo Paschoalin, Larissa Siriani, Ká Guimarães, Jéssica Anitelli, Lívia Lorena, Alexander Mackenzie, Helena Andrade, Eddy Khaos, Daniel Dutra, Victhor Ruas Fabiano, Susy Ramone, Vitor Hugo Ribeiro, Denise Flaibam, Camila Dornas, Renan Oliveira de Carvalho, Mari Scotti, Eliane Quintella, Bruno Godoi.
   
   E então pessoal, o que vocês acharam desse mega movimento em apoio à nossa literatura nacional? Eu achei divino, e com toda certeza estou participando. 
  Participem vocês também, confiram a programação sobre os eventos que acontecerão nas cidades participantes e claro, aproveitem!
    Um super beijo e até a próxima galerinha!

11 comentários:

  1. Adorei a iniciativa e apoio totalmente. Nossa literatura tem autores fantásticos, assim como livros muito bem escritos que não deixam a desejar em nada para os estrangeiros.
    Mas como assim a média de livros lidos era 1? Gente, que cultura é essa?
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Gil, eu acho o SLN muito bom, essa união de autores para melhorar a literatura é bem motivadora e eu desejo muito sucesso a eles. É bom ver que da SLN surgiram outros grupos, tem muitos autores maravilhosos no Brasil que só precisam de um pouco mais de reconhecimento, e a leitura não somente de nacionais deve aumentar, leitura é conhecimento e o brasileiro tem que criar esse hábito. Eu ia no evento daqui de Brasília, mas escolheram um lugar tão longe que não vou mais.

    Beijos, Raquel.

    ResponderExcluir
  3. Nossa Gil fico tão feliz com eventos como esses, mas espero que a divulgação seja boa para que o grande público tenha acesso. Lembro que antes de ser blogueira não conhecia nem metade dos autores maravilhosos que conheço hoje =)
    Coisa triste na programação oficial ainda não tem Recife =/ espero ficar saber de algo, com certeza irei.
    Bjos e parabéns pelo lindo post!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Gil!
    O evento parece ser muito interessante. Deveriam ter mais desses por aí.
    Pena que é longe. rs Se não, eu iria.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Espero que datas sejam anunciadas em Minas Gerais! Adorei a iniciativa, e adoraria participar!
    Beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  6. Como sempre...
    espirito santo não tem nada...
    Problema sério
    hahaha
    Mas acho super bacana essa iniciativa :D

    segui teu blog ^~
    beiijos
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Achei bacana essa iniciativa, o evento me parece ser bem interessante... pena que é longe, sou de MG :( haha

    Bjs
    Ta rolando sorteio de um livro no meu blog, corra e participe!
    theplugados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Muito bacana a iniciativa, mas como sempre fico meio aérea quando as coisas acontecem longe, não soube de nada em BH, e sempre fica muito difícil pra eu me locomover a tais eventos, infelizmente, pois tenho criança pequena.
    Mas acho que quem tem oportunidade não deve deixar de prestigiar.
    Beijos Gil.
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  9. Bem legal esse projeto!
    Até na cidade que resido terá um evento, :)

    ResponderExcluir
  10. Nooossa, que legal Gil... Bela iniciativa. Só fico triste por morar longe do centro de SP.. por depender do transporte público, principalmente aos finais de semana que não funcionam regularmente.
    Beijinhos

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  11. Nada na minha cidade :/ é triste isso! Quando tem eventos interessantes que envolvem nossos queridos nacionais nem posso participar.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!