Bora Ler #41 Literatura Nacional (#SLN)

22 julho 2013


   Olá galerinha, desculpem não ter aparecido ontem, mas acabei indo aproveitar o domingo passeando com meu filho e cheguei super tarde. Mas heis que estou aqui com o primeiro post da semana e como comentado anteriormente, durante a Semana do Livro Nacional (SLN) o Ler e pensar  trará postagens especiais com o foco na nossa literatura. Portanto, nesta edição do Bora Ler selecionei algumas obras nacionais, que foram lançadas este ano, para aguçar o instinto leitor de vocês, confiram!


1- A Garota da Casa Grande - O livro “A Garota da Casa Grande” é narrado por sua personagem principal, Georgia, que, sarcástica e ironicamente, apresenta-nos seu mundo através de seus belos olhos azuis. Presa na casa de sua avó em uma cidade pequena, onde não há nem ao menos um shopping, ela se vê em uma rotina monótona até conhecer Alice, sua vizinha, não da frente, mas, da diagonal. Um romance, sobretudo, entre seres humanos, que lutam contra o preconceito da cidade pequena e de si mesmas. (Fonte: Skoob)

2- Azar o seu - Bia está parada num engarrafamento no Rio de Janeiro, pensando em sua vida azarada. Sem emprego, atolada em dívidas, ela não imagina que está prestes a viver a grande coincidência da sua vida. O motorista do carro ao lado está buzinando, tentando se comunicar com ela, como se fosse um velho conhecido... E ele é! Mas Bia não o reconhece. [mais...] (Fonte: Skoob)

3- Claro que te amo - Piera tem certeza: está cometendo a maior loucura da sua vida ao assistir, escondida, ao casamento de seu ex-noivo. Depois de seis anos de relacionamento, entrar de penetra na comemoração foi tudo que André deixou para ela. E olhar a cena não a faz feliz, mas encerra uma fase de sua vida. Hora de recomeçar. Mas como recomeçar se seu coração está cheio de dor? Envolver-se com a história de Piera é como descobrir que sempre há um lado muito bom a ser revelado… Mesmo que tudo pareça tão difícil. (Fonte: Skoob)

4- Lembranças de um diário - Nina se vê perdida ao receber de sua mãe, a triste notícia de que se mudariam da capital do Rio de Janeiro, para uma cidadezinha pacata no interior do estado. Sentindo-se triste e sozinha, descobre um novo e fiel amigo: o seu diário. Nele, a adolescente relata seus mais profundos sentimentos e todas as transformações ocorridas naquela nova etapa da sua vida... (Fonte: Skoob)

5- Simplesmente Ana - Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha… Foi o que aconteceu com Ana. [mais...] (Fonte: Skoob)

6- O amor pode ter asas - Normalidade é uma palavra que não existe no dicionário de Jasmim Nature. Seu nome sempre esteve constantemente nos jornais e na boca do povo da desconhecida Ilha Little. Se isso é legal? Nem um pouco. [mais...] (Fonte: Skoob)

1- Fiona e o Jardim Secreto - “Fiona e o Jardim Secreto: uma fábula moderna numa era medieval” Uma vila medieval perdida num tempo distante; um jardim secreto repleto de flores voluntariosas com a capacidade de adivinhar o futuro; um príncipe maligno e usurpador; uma rainha louca obcecada por dinheiro e vítima de sua ambição desmedida; um cavalo alado com asas azuis com a habilidade de transitar entre dois mundos e um universo paralelo cheio de magia e mensagens misteriosas. Embarque com Fiona nesta aventura fantástica. O leitor que tiver acesso ao Jardim Secreto nunca mais será o mesmo. (Fonte: Skoob)

2- Perdida - Sofia vive em uma metrópole, está habituada com a modernidade e as facilidades que isto lhe proporciona. Ela é independente e tem pavor a menção da palavra casamento. Os únicos romances em sua vida são os que os livros lhe proporcionam. [mais...] (Fonte: Skoob)

3- Batom Vermelho - Mel Folk, a encantadora e fogosa mulher dos olhos verdes de serpente, um ar ingênuo e ao mesmo tempo sedutor. Aquela que traz o brilho e a inocência, mas que no fundo, é um furacão de mulher. Mel não tem vergonha de seduzir, não tem medo de ser o centro das atenções. Não é a “inocente”, ela é a mais perigosa e tentadora das mulheres. [mais...] (Fonte: Skoob)

4- O Túnel do Tempo - Para reencontrar seu grande amor, Klaus, Clarice deveria antes, apaixonar-se por Enzo, um francês incomum que lia pensamentos e conversava com seres invisíveis. Tudo acontece entre a paixão sórdida por Enzo em 2012, e o amor torrencial por Klaus, nos anos loucos glamourosos de 1920. Um romance sedutor com foco no sobrenatural, que viaja pelo tempo, deixando marcas profundas em quem se permitir ser conduzido para dentro da trama. (Fonte: Skoob)

5- O Homem Perfeito - O homem perfeito existe? Apesar de ter vivido relacionamentos turbulentos, Melina está convicta de que, um dia, encontrará o seu homem perfeito. Tanto é verdade que escreveu um pedido ao universo, descrevendo este ser impossível nos mínimos detalhes. O que ela não imagina é que já teve o seu homem perfeito em mãos e o perdeu para sua arqui-inimiga... oh, céus, será que para sempre? Divirta-se com essa comédia romântica e descubra que amores perfeitos não existem, já almas gêmeas... ah, isso sim! (Fonte: Skoob)

6- Meu Querido Professor - “Quem nunca gostou de um professor que atire a primeira pedra! Tá com vergonha de admitir? Não precisa, estamos entre amigas e aqui ninguém vai contar o seu segredo, eu prometo!” Quatro garotas se encontraram por acaso e fundaram o CLUBE MEU QUERIDO PROFESSOR. Juntas irão compartilhar experiências através de encontros online e descobrir como a vida pode trazer grandes surpresas. Quer saber o que acontecerá com elas? Entre você também para o clube! (Fonte: Skoob)

1- Amigos Inimigos: A Formatura - A turma divertida de “Amigos Inimigos” volta em mais uma história repleta de risadas e confusões. Maria, Jack, Morgana, Patrícia, Camila e Pedro estão no final do nono ano. No dia do aniversário de Maria, uma tia-avó desconhecida aparece virando a vida de todos de cabeça para o ar. Junto a Maurício, Gertrudes e novos personagens, os amigos-inimigos enfrentarão muitas aventuras até a sonhada formatura. (Fonte: Skoob)

2- Filho da Terra - A SENSIBILIDADE FERE. Você já se sentiu tão deslocado que faria qualquer coisa para ser aceito? E se sempre agisse de maneira correta como um bom filho, namorado e chefe e, mesmo assim, se tornasse um inimigo dentro de sua própria casa? Na noite em que Lucca Gonçalves decide pedir a mão de Vitória em casamento, se depara com uma desconhecida e perturbadora índia. [mais...] (Fonte: Skoob)

3- Híbrida - Por toda vida Ellene teve a sensação de ser diferente de seus irmãos e dos moradores de sua vila, pois não adquiriu características de lobisomem como era esperado, e afastava-se cada vez mais desta natureza. Com um espírito rebelde, resolve desvendar o passado em busca de sua verdadeira origem. [mais...] (Fonte: Skoob)

4- Minha vida fora de série: 2ª Temporada - Na 2ª temporada de "Minha vida fora de série", Priscila agora está com 16 anos e começa a lidar com questões mais sérias da adolescência: a proximidade do vestibular e, com ele, todos os receios desta fase; amizades que parecem sólidas e que de repente se perdem; o aprendizado de que um namoro tem de ser constantemente cuidado para não se desgastar. [mais...] (Fonte: Skoob)

5- Polaris: o norte - Clara está decidida a assumir o namoro com seu anjo da guarda, Nate, aceitando que ele abdique de sua imortalidade por ela. Mas antes de cair e tornar-se humano para ficar ao lado de sua amada, Nate precisa enfrentar os fantasmas de um passado que não deveria existir para os seres celestiais e que, ao existir para ele, repete-se como uma profecia. [mais...] (Fonte: Skoob)

6- Só gosto de cara errado - Priscila é uma adolescente de 14 anos que, como qualquer outra garota, deseja ter um namorado. O problema é que ela acumula paixões por caras impossíveis, comprometidos, e que não levam nada a sério. Até que surge em sua escola o Cristiano, um gato de covinha por quem Pri se apaixona. [mais...] (Fonte: Skoob)

    E então pessoal, o que vocês acharam de todos estes livros nacionais? Eu achei cada um super atraente e com histórias bastante curiosas. O que só mostra o quanto nossa literatura é rica.
    Quero muito ler todos eles, mas O azar é seu, Claro que te amo, Simplesmente Ana, Perdida, Batom Vermelho e Só gosto de cara errado, com certeza serão os primeiros desta imensa lista. 
     E vocês, quais desses já leram ou querem ler? Deixem suas preciosas opiniões oks! Um super beijo e até a próxima!

13 comentários:

  1. gostei todos de 2013 parte 1 principalmente Azar o Seu, da parte 2 gostei de Perdida e O Túnel do Tempo. E das obras seriadas sou louca pra ler Minha Vida Fora de Série! e curiosa pra ler Só Gosto de Cara Errado
    bjs
    felicidadeinventada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Excelente post amiga, muitos desses livros eu ainda não conhecia, e que surpresa boa.
    Capas e sinopses fabulosas, de enxerem os olhos, e você sabe, já estou aqui gulosa com vontade de ler tudo. Tirando Simplesmente Ana que já li, ou melhor...devorei e amei!
    Desses todos que você postou não teve nenhum que eu tivesse ficado em dúvida, lindos livros e você sabe como sou criteriosa com nacionais*.*
    Parabéns, acho lindo seu incentivo a leitura de obras nacionais.
    Beijão
    Viviane
    RR

    ResponderExcluir
  3. Bacana o post Gil, cheio de indicações maravilhosas. Estou extremamente feliz que os brasileiros tem arrasado e escrito coisas boas.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post e as dicas, os livros são maravilhosos! Estou doida pra ler Minha vida fora de série 2, Simplesmente Ana e Perdida. São os livros que no momento desejo pra minha estante ♥

    Beijos!
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Perdida e Azar é o Seu já estava na minha lista, mas adorie conhecer um pouco mais dos outros.
    Polaris tem uma capa marilhosa e a sinopse me deixou com vontade de ler.

    Já sou fã da Paula Pimenta, então nem comento sobre MVFDS. Quero pra ontem!

    Beijão
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  6. Oi Gil, já disse que acho super legal essa iniciativa. Selecionou livros ótimos, não conhecia todos, desses quero muito ler Azar o seu, Amigos Inimigos - A formatura, Só gosto de cara errado e Simplesmente Ana. As capas estão lindas, e as sinopses super instigantes!

    Abraços, Raquel.

    ResponderExcluir
  7. Nossa Gil adorei o post, lindo; parabéns pela ideia =)
    Alguns desses já tenho e quero ler, outros estão na lista de desejo e outros acabei de conhecer.
    Com certeza dentro da literatura nacional temos muita coisa boa e para todos os gostos =)

    ResponderExcluir
  8. Ultimamente tenho ficado encantada com os livros nacionais, que não deixam em nada a desejar para os estrangeiros. Dos livros citados, estão na minha wishlist: Perdida (há séculos! rs), Simplesmente Ana e Claro que Te amo. E entrou para os desejados O Homem Perfeito! *-*
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Incrível Gil, a literatura nacional tá de vento em popa, cada livro lindo. Eu estou lendo A Linhagem, da Camila Dornas, conhece? Obrigada pela dica da capa do livro, quando eu fizer post como aquele, indicando um livro, vou postar a capa. Ah, tem ele na biblioteca do CEU, viu..
    Bjo

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  10. Oi Gil! Estou me sentindo envergonhada porque não li nenhum desses. Mas Simplesmente Ana está na minha wishlist há um bom tempo. A literatura nacional está me deixando orgulhosa porque ultimamente só tenho lido livros maravilhosos! Adorei a ideia da indicação de livros nacionais!


    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Gil!
    Adorei o post, estou precisando mesmo me atualizar de leituras nacional!
    Dos citados só tive oportunidade de ler " Azar o Seu" e eu amei! Estou com Simplesmente Ana aqui para ler, já li Paula Pimenta e adorei! Não vejo a hora de ler os livros da Carina Rissi! Adorei as capas!!
    ótimos post!!

    Beijos,
    lovesbooksandcucpakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. O único que li foi "Simplesmente Ana" e foi fabuloso <3
    Quero MUITO ler "Batom vermelho" é amor demais!
    Acho lindo você fazer a semana do livro Nacional aqui amiga <3

    ResponderExcluir

  13. É a primeira vez que vejo "A Garota da Casa Grande", a sinopse até que é interessante, :)

    "Azar o seu" tem recebido boas críticas e gostaria de lê-lo.

    Gostaria de ler uma resenha de "Claro que te amo".

    Bj!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!