Li e Registrei// Amor Invertido, de Maximiliano Souza

18 maio 2013


  
Sinopse: Diego tinha uma vida tranquila e cheia de sonhos quando veio para São Paulo estudar. O que ele não sabia é que ao se mudar para o apartamento da irmã, acabaria se envolvendo com uma pessoa muito interessante, que faria sua vida amorosa dar uma reviravolta. Afinal esta pessoa não era apenas rica, bonita e inteligente. Ela também era um homem! Pior. O sujeito parecia estar envolvido em um relacionamento com sua irmã mais velha criando um complicado triângulo amoroso. O assombro de Diego não tinha limites ao se sentir atraído por Vinícius. Afinal, até aquele momento, em seus vinte anos de vida, ele sempre se envolvera com mulheres. Vindo de uma família preconceituosa e tradicional, tudo o que ele antevia ao pensar nessa relação era um futuro cheio de sombras. Mesmo assim não conseguia se livrar de mergulhar mais e mais naquela relação. Como ele iria conseguir voltar ao conforto de sua vida de antes? Por que seu corpo dizia uma coisa enquanto sua mente clamava por outra diretamente oposta? E como poderia enfrentar seus amigos e familiares caso aquela história de amor invertido chegasse aos seus ouvidos? Acompanhe a história de Diego, um jovem ainda tentando entender como se dão os complicados relacionamentos humanos, e descubra que a vida pode ser muito diferente daquela que você imagina. (Fonte: Skoob)

Editora: MODO | ISBN: 9788565588218 | Ano: 2012 | Páginas: 196 | Classificação:


    Oi pessoal, tudo bem com vocês? Vim aqui nesse sábado super, yper frio postar mais uma resenha procês. O livro em questão é bem diferente dos livros que costumo ler, mas a experiência de tê-lo lido foi muito bacana, pois nada melhor que mergulhar em histórias diferentes, com propostas novas e
atuais.
    Quando fui contatada pelo autor para ler e resenhar Amor Invertido, fiquei muito honrada, mas ao mesmo tempo receosa. Afinal, não se tratava de um livro qualquer com um tema rotineiro, muito pelo contrário, o romance do Maximiliano traz uma temática bem atual, mas que na minha opinião, é muito delicada a sua abordagem. 
     Lembro que na ocasião, antes de dizer sim para o autor, fui pesquisar sobre o livro e logo após ler a sinopse fiquei surpresa, pois saber que se tratava de um romance homoafetivo me deixou bem curiosa. Mas bem maior que a curiosidade de conhecer a história foi a curiosidade em conferir como o autor tinha escrito esse romance nada convencional. E para minha total surpresa, ele soube criar uma história bem realista, com toques de sensualidade, mas sem deixar que a obra se tornasse vulgar e posso dizer que este foi o ponto determinante para que eu gostasse plenamente do livro.


     Amor Invertido conta a história de Diego, um jovem pacato que se muda para São Paulo afim de estudar. Logo quando chega ao apartamento de sua irmã mais velha, Juliete, ele conhece Vinícius, um rapaz atraente, rico e bem sucedido, que imagina ser o namorado dela. 
     Tudo corria bem até que Diego, um rapaz certo de suas preferências e convicções,  se vê envolvido afetivamente com Vinícius. Sua cabeça não consegue entender o que seu corpo passa a sentir, afinal Vinícus é um homem e se sentir atraído por um ser do mesmo sexo estava fora de cogitação para ele. Além disso, Vinícius também era o suposto namorado de Juliete.
    Mas, Diego é pego de surpresa e entra num dilema interno: "Como resistir a esse tipo de sentimento, se até aquele momento nunca tinha sentido nenhuma atração por outro homem? E pior, como explicaria para sua própria irmã que estava tendo um afair com o namorado dela?" Ele estava mesmo numa situação delicada, mas o que mais aflingia Diego era a reação de seu corpo diante de Vinícius. A forte atração que passou a nutrir por ele fazia seu corpo o trair. Sempre que os dois se encontravam, por mais que lutasse, não conseguia controlar-se e isso o deixava muito perturbado.
     A cada novo contato, Diego se martirizava e tentava não sucumbir aos desejos, mas era tudo tão intenso e incontrolável, que nem a raiva que sentia pela personalidade forte de Vinícius era suficiente para fazê-lo se afastar dele. 
      O que fazer diante de uma situação dessas? Ignorar e passar o resto da vida fungindo? Ou aceitar o sentimento e enfrentar a família e os amigos por causa dele? É o que vamos descobrir nas páginas do livro.


Os nossos lábios se tocaram. Pensei em cerrar os dentes. Pensei em me levantar e sair dali. Pensei mesmo em brigar. Mas não fiz nada. Minhas narinas se abriram sozinhas aspirando o cheiro da loção de barba dele, enquanto nossas línguas se tocaram. Estava meio que experimentando essa sensação quando uma voz veio urrando lá de dentro.
"Ele é homem! HOMEM!" (pág. 68)

     Não me considero uma pessoa preconceituosa, e esse foi um dos motivos pelo qual aceitei ler a obra do Max, mas é fato que o cuidado que o autor teve, para que a temática não se sobressaísse à história em si, garantindo a qualidade do romance foi de grande valia.
      Achei o personagem Diego perfeito! Os dramas, a forma de pensar sobre os próprios sentimentos e a reação que ele tinha quando estava perto de Vinícus, deixaram transparecer a imensa humanização deste personagem, pois acredito que estas sejam as mesmas reações e aflições de quem se "descobre" homosexual. Uma prova disso é a fase da própria aceitação que Diego vivencia. Antes mesmo dele pensar se iria ser aceito pela família e amigos, ficava o tempo todo se culpando e se martirizando por se sentir atraído por outro homem. E foi essa ideia de se auto reprimir, que me fez pensar no quanto deve ser complicado se descobrir apaixonado por alguém do mesmo sexo e no quanto as dificuldades sempre vão estar presentes na vida dessas pessoas.
     Vencer os próprios traumas para enfim estar aberto ao novo é um passo muito importante a ser dado e que requer um esforço enorme.  É preciso saber exatamente o que se quer e ter pulso firme para lutar por aquilo que deseja, pois infelizmente, esse tipo de situação não possibilita muitas saídas. 
     Podemos dizer que Amor Invertido é um romance da atualidade, pois desenvolve uma questão real que está ao nosso redor, as relações homoafetivas. E por mais que o livro seja centralizado no desenrolar de um romance homosexual, o que inevitavelmente vai nos remetar ao preconceito sexual, não é apenas este preconceito que fica evidente no decorrer do livro. Outros tipos de preconceitos também são ressaltados, como por exemplo, o preconceito racial e social. Mesmo que de maneira sutil, o autor aborda essa questão e nos faz lembrar que apesar da evolução, ainda falta muito para vivermos num mundo totalmente igual e sem julgamentos.
    Bem, posso dizer que gostei muito de conhecer a história de Diego, ser testemunha das suas novas descobertas, acompanhar seus dilemas e  vê-lo tomar uma posição consistente diante de uma situação nada fácil. Mas sinceramente falando, gostaria se saber como se deu a continuação deste romance, pois o autor deixa uma brecha que pode ser aproveitada num segundo livro. O que me resta é torcer para que o Max se anime e continue a traçar os caminhos de Diego, assim poderei saber como foi que se resolveram algumas questões que ficaram em aberto.
    A linguagem facilitada e a escrita em primeira pessoa, contribuíram para que a leitura fosse agradável e apesar dos pequenos erros encontrados, a fluidez do texto não foi prejudicada em nenhum momento.
     Se você tem uma mente aberta e gostaria de ler algo novo, se jogue nas páginas de Amor Invertido, tenho certeza que não se arrependerá! 

 Até a próxima!

18 comentários:

  1. Oláaaa! Sempre quis ler o livro (julguei pela capa), mas agora lendo sua resenha achei o máximo! Primeiro que já gostei do nome do personagen (hahahaha Diego *.* hahahah) e saber que o livro retrata da real atualidade me deixou ainda mais com vontade de lê-lo!

    Suuuper beijo Gil! Adorei sua resenha.
    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro até vê-lo em sua caixinha do correio, eu achei a capa estranha quando vi, e ainda acho, mas a história é forte e o tempo é bem polemico. Gostei bastante da resenha e fiquei tentada a ler o livro, não acho que fuja muito da minha realidade e nem o tema é tão estranho, afinal é um romance como muitos que leio e eu não sou preconceituosa, pelo contrário admiro quem tem coragem de assumir o que é. Parabéns pela resenha Gil!

    Abraços,
    Raquel.

    ResponderExcluir
  3. Nossa Gil, que resenha bem escrita e de bom gosto.
    É complicado resenhar um livro dessa temática mesmo nos dias de hoje, onde as pessoas falam não ter preconceitos mas no fundo julgam e falam pelas costas.
    Adorei e muito a história e fiquei querendo ler.O romance parece ser bem lindo entre os dois e o escritor me passou confiança.
    Adorei.
    Beijos amiga!
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  4. Oi Gil, eu não li ainda nenhum livro com romance afetivo desses últimos lançados, mas quando é bem abordado, acho super válido.
    Ainda estamos engatinhando nessa temática e pelo que você citou o livro aborda maravilhosamente as descobertas do protagonista como homossexual. Seria uma ótima leitura pra quem ainda não tem opinião formada também.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Gil! <3
    Acho muito legal esse tema sendo abordado, apesar de só ter lido um livro que falasse sobre isso. É bem delicado AINDA, por mais tenham essas campanhas contra homofobia, nem todo mundo está preparado para uma leitura assim. Exigiu muita coragem do autor, mesmo.
    Super curti a indicação. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Ganhei esse livro em um sorteio e pretendo ler em breve. Não tenho nenhum preconceito, e li resenhas muito boas sobre esse livro.
    Beijos e boas leituras :*

    http://theserialreader.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Gil!

    Adorei a resenha e tenho certeza que iria gostar de Amor Invertido.Já li alguns romances homoafetivos,mas todos estrangeiros e hots. Certamente nos apresenta um tema atual e de certa forma polêmico, a ideia de escrever um romance "não convencional",coloque entre aspas pq acredito que essa declaração depende muito do ponto de vista do leitor, é um grande passo para quebra do preconceito.

    Bjos
    www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  8. a capa não é das mais bonitas, não vou mentir. Mas quem sabe a história salva alguma coisa

    ResponderExcluir
  9. Eu gostaria de ler porque nunca li algo que tem haver com homofobia imburtido na história.
    Não tenho preconceito quanto a isso. Espero ler logo.

    ResponderExcluir
  10. Adorei a capa e essa ideia do nome invertido estar invertido também kkkkk
    Homofobia não é algo fácil de se falar e espero ter a oportunidade de conferir o livro e que se for realmente tão bom, que outras pessoas também leiam.

    ResponderExcluir
  11. Tive o prazer de ler esse livro, e conversa com o Maximiliano, eu amei, já conhecia Juju Romântico de onde o livro foi baseado então a estoria para mim ficou muito legal e respeito o estilo.

    http://loucaescrivaninha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu não conhecia o livro, e me encantei pela história que o livro trás. É algo tão diferente e interessante. Achei a proposta do autor maravilhosa, e acredito que seja um enorme prazer ler uma obra que traga de forma tão bem escrita (como você o descreveu) um romance cativante e além, homossexual. E é raro achar um livro com tal narrativa. Estou curiosa para conhecer a história de Diego e descobrir cada sensação que o personagem vive nessa nova descoberta de sua vida!
    Já vai para a minha lista de desejados :)
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  13. Sempre estou aberta q novas leituras!!!
    Curti a resenha e fiquei interessada no livro. Parece ser um bom romance!!!

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro, mas achei uma ótima pedida! Sinceramente, fiquei curiosa, memo porque nunca li nada do tipo, que eu me lembre.
    Sua resenha está muito boa :D
    bjss
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Gil.. que resenha maravilhosa. Quero ler Amor Invertido e ver como o autor lidou com esse amor do personagem. Gosto de livros assim, isso toca a gente.

    Helana.
    www.intheskyblog.blogspot.com.br
    @helana_ohara

    ResponderExcluir
  16. Nunca tinha ouvido falar desse livro.
    E te confesso que olhando pela capa, eu nunca diria que o livro tem um tema tão polêmico.
    Sua resenha ficou ótima e conseguiu despertar em mim muita curiosidade em conhecer a história.

    Bjok

    ResponderExcluir
  17. Eu não sei o que dizer desse livro, acho que uau, pois imagina só você homem afim de outro homem, mas que possivelmente tem um caso com sua irmã que complicado hein acho que esse livro deve ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha. Escrita perfeita!
    Quanto ao livro, acho que é um tema delicado, difícil de abordar... Com certeza o autor recebeu muitas créticas.
    Tu dizendo que ele foi abordado perfeitamente, chega a dar muita vontade de ler.
    A capa não demonstra o assunto que é, mas após descobrir, consegui ver a mensagem nela. Adorei!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!