Evento// 4º Encontro do Literatura Solidária com o livro: "As Vantagens de Ser Invisível"

31 maio 2013


    Olá pessoal, estou aqui para falar para vocês da minha bela experiência de participar do 4º Clube Literatura Solidária.
     O encontro ocorreu neste último domingo (26/05), na Biblioteca São Paulo e o livro tema deste encontro foi "As Vantagens de Ser Invisível", de Stephen Chobosky publicado no Brasil pela Editora Rocco.
     Mediado pelo querido Guilherme Cepeda, do "Burn Book" e a querida Regiane Cristina do "Ler e Almejar",  o encontro foi muito mais do que eu esperava.
     Na verdade fui totalmente surpreendida, primeiro pela dimensão que é o engajamento do Literatura Solidária e depois por todo o resto. A disponibilidade dos mediadores, a apresentação da obra, a forma de falar sobre ela, a descontração do ambiente, enfim, tudo foi perfeito!
     Me senti extremamente acolhida e saí de lá com uma sensação maravilhosa, já planejando voltar!
    Tirei algumas fotos, que apesar de serem poucas, vão me ajudar a contar como tudo aconteceu, para que vocês tenham uma pequena ideia do que rolou no encontro.

Banner oficial do encontro

    Logo quando chegamos fomos recebidos pelo Gui, entramos (eu e meu filho) e nos acomodamos. Tirei uma fotinho, mas a Rê e o Gui ficaram longe e o lugar que escolhi não foi tão bom...

    Quando o encontro começou efetivamente o Gui iniciou uma apresentação bem legal do projeto Literatura Solidária, o que me deixou bem surpresa, pois não pensava que a ideia fosse tão grandiosa quanto é. 
    O projeto envolve não só a reunião de pessoas para falar sobre um determinado livro e levar livros para serem doados, mas existe toda uma "causa" por traz dele. Não é apenas a literatura sendo semeada por pessoas que gostam de ler, mas é a intenção de se expandir o gosto leitor de forma efetiva, assim como, levar a literatura contemporânea para lugares onde ela não chegou ainda. 
    Eu fiquei encantada com o projeto, mas não tenho como explicá-lo minuciosamente para vocês, pois teria de fazer um post só falado disso, entretanto, se vocês estiverem afim acessem o site para terem maiores informações sobre o projeto, com certeza vocês vão se surpreender também!


     Depois da apresentação do projeto em si, partimos para a discussão sobre o livro "As Vantagens de Ser Invisível" e confesso que foi outra surpresa, por que além de falarmos sobre um livro que lemos, o Gui a a Rê trouxeram várias curiosidades sobre a obra e também sobre a adaptação cinematográfica do livro. Achei magnífico isso!
    Um detalhe que não pode passar despercebido é que o Gui (compulsivo como ele só) comprou algumas das obras citadas no livro que ficaram expostas na mesa...super lindas!

   Depois da presentação e discussão sobre a obra, fizemos uma brincadeira, que consistia em  juntar-se em grupos para escrever uma carta como se fosse o personagem Charlie. Depois das cartas prontas, cada grupo leu a sua e o grupo vencedor, com a carta mais emocionante, foi o da foto acima que acabou ganhando brindes muito legais. 


    Após a brincadeira, aconteceram os sorteios, duas pessoas ganharam um exemplar de "As Vantagens de Ser Invisível" e outras duas ganharam blocos personalizados do livro.


    Todos os participantes do encontro ganharam marcadores super lindos...


    No fim tiramos a nossa foto oficial, com todos que participaram do encontro. 


   E eu e meu filho aproveitamos para tirar uma fotinho especial com o Gui e a Rê.


    Se quiserem conhecer a fundo o projeto Literatura Solidária, basta clicarem no banner acima que vocês serão redirecionados ao site. Lá terá mais detalhes sobre os eventos promovidos pelo LS e todas as informações que vocês precisam saber sobre o projeto. Cliquem e conheçam!


    E para não dizer que eu não me lembrei de vocês, separei estes marcadores lindos do encontro com o marcador novo do Ler e pensar (feito pelo Gui) que vou sortear para dois comentaristas deste post ok. 
   Para concorrer, basta deixar um comentário legal sobre o post com seu nome de seguidor (GFC) e um meio de contato. O sorteio será feito na próxima terça (04/07), então aceitarei somente os comentários feitos até o dia 03/06. O resultado será divulgado neste mesmo post, que será atualizado, e na fanpage do blog; os ganhadores serão avisados pelos respectivos contatos que deixaram.
    Espero que tenham curtido e comentem!

Até a próxima!

13 comentários:

  1. Não conhecia o projeto, mas parece ser bem legal.
    Adorei as fotos e poxa, se eu fosse de São Paulo eu iria.
    Quero muito algum marcador desses :D

    GFC: Rossana Batista
    rossanakey@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Imaginei tudinho como foi, deve ter sido bom mesmo.
    Nunca fui a algum evento desses mas quando tiver na minha cidade eu vou.
    Desejo sucesso nos projetos.

    Roberta Moraes
    bmroberta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Muito legal. Adorei! Queria poder participar de eventos assim.
    Adorei que tu levou teu filho. :D
    Não sei se ele já leu o livro, mas creio que deve ter ficado com vontade. hehe
    Eu mesma, não li, mas tudo que vejo em relação a ele desperta bastante a minha curiosidade.
    Adorei que foi sobre curiosidades do livro e do filme. Eu adoro isso! hehe
    Espero que possas participar de mais eventos como este e trazer aqui pra nós, como foi.

    Thielen Costa
    thielenborba@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha ouvido falar nesse projeto, mas achei muito bacana...
    Além de incentivar a leitura pela arrecadação e distribuição de livros, o encontro proporciona a possibilidade de discussão sobre um livro em questão.
    Parabéns ao grupo pela iniciativa.

    Bjok
    Raquel Pereira
    raquelquelzinhabh@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que lindo evento!!
    Sinceramente espero um dia ir em um assim!!!
    Ainda não li o livro, mas amei as fotos. Parabéns para os coordenadores do projeto. Espero q ele cresça cada vez mais!!!

    GFC: Thaynara Ribeiro
    Email: thaynara595@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. minha cidade é uma droga mesmo, nunca tem esse tipo de evento :/

    ResponderExcluir
  7. Triste nunca tem um evento legal desses na minha cidade.

    ResponderExcluir
  8. Que evento lindo Gil! Eu não sei se aqui na minha cidade tem eventos assim, e quando tem eventos dificilmente eu vou (sempre acontece alguma coisa hahaha). Achei muito bonito a causa deles e acho isso essencial, tem crianças e adolescentes que não gostam de literatura por achar que é coisa de velho, mas isso já mudou bastante, na cidade onde nasci por exemplo, lá o pessoal passa tanto tempo "de cara pra cima", seria ótimo se lá houvesse uma biblioteca ou alguém interessado em semear esse hábito. Leitura não é coisa de velho, nem coisa de gente nerd e chata, leitura é conhecimento e como vi uma vez não me lembro bem aonde, leitura é poder. Adorei o evento, as vezes tenho até vontade de iniciar uma coisinha assim aqui onde moro, mas o pessoal é tão desinteressado e desviado para coisas erradas que até tenho medo.
    Ahh o livro escolhido também, nem posso comentar porque nunca li e nem vi o filme acredita, mas todos falam que ele é muito bonitinho, não sei se ele também foi considerado sick-lit, mas me lembra em algumas resenhas.
    Espero ver mais eventos do LS aqui.

    Abraços,
    Raquel.

    ResponderExcluir
  9. Que linda essa iniciativa e esse evento! Gostei de verdade, é bom ver que pessoas se importam tanto com a leitura que querem compartilhar com todos. Queria que tivesse esse tipo de evento aqui em Recife também, eu iria adorar! Tava com saudades de vir aqui no seu blog querida.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Muito legal o projeto!! Adorei o seu post e gostei muito das fotos!
    Seu filho já é grandão, que barato!
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  11. Gilciany, que tristeza não morara aí grudadinha de você, para poder participar de projeto tão intenso e emocionante.
    Adorei saber mais sobre tudo, amei as fotos(André está lindo*.*) e amei mais ainda o post tão explicadinho e o projeto em si.
    Adorei a proposta e vou no site, de repente posso dar um passo sobre tudo isso e fazer um projeto aqui nessa minha cidade esquecida por Deus...rsrs
    Adorei, parabéns pela iniciativa de todos vocês.
    Beijão
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  12. Sempre quis participar de um clube do livro e de eventos assim ♥ Acho super válido e tão bacana.

    ResponderExcluir
  13. Eu queria tanto ter ido, pena que eu viajei no sábado e acabei passando o domingo de molho em casa com muita dor de cabeça e de ouvido.
    Os marcadores novos estão lindões Gil.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!