Li e Registrei// A Culpa é das Estrelas, de John Green

13 abril 2013


Sinopse: A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar. (Fonte: Skoob) 
Editora: Intríseca | ISBN:  9788580572261 | Ano: 2012 | Páginas: 288 | Classificação:

   Olá pessoas belas, estou aqui mais uma vez para finalmente postar uma resenha pra vocês. Confesso que faz um tempo enorme que não resenho nada e a minha pilha de livros pra resenhar só vem aumentando, mas infelizmente não tenho tido cabeça para isso.
    Pois é, estou completamente sem inspiração pra escrever algo, e resenhar um livro de qualquer jeito não é a minha praia. Afinal, eu demoro horrores pra escrever um texto e mesmo tendo um cuidado enorme, sempre acho que ele não está legal. Portanto, resenhar pra mim é muito sério, algo que necessita de concentração e um estado de espírito favorável, coisa que eu não estava tendo ultimamente. Então, por conta disso, optei por fazer posts alternativos enquanto meu instinto escritor retornasse. 
    Bem, depois das devidas explicações, dentre a minha listinha de resenhas, optei por resenhar um livro que  acabei de ler e do qual até duas semanas atrás não tinha despertado tanto o meu interesse. Estou falando de A Culpa é das Estrelas, do John Green, que será o livro tema do clube do livro promovido pelo Literatura Solidária (veja mais infos aqui) que ocorrerá em São Paulo, neste domingo, dia 14.
    Acabei comprando o livro no sábado passado pra ler e poder ir ao evento, mas desde que embarquei na leitura não consegui mais largar.

     
   A Culpa é das Estrelas, conta a história de Hazel Grace, uma paciente terminal de apenas 16 anos. Apesar de seu tratamento estar correndo bem e por milagre de Deus, ela ter conseguido mais alguns anos de vida, Hazel não pode se taxar como uma garota doente comum. Com o câncer diminuindo cada vez mais seus dias e debilitando seus pulmões, ela tem de conviver com apenas uma certeza:  que a morte pode chegar a qualquer momento.
    Apesar das adversidades que seu estado de saúde apresenta, ela tenta viver o que ainda resta da sua vida, mas sem grandes sobressaltos ou expectativas. Mas num belo dia, os caminhos de Hazel vão se cruzar com os de Augustus Waters, um garoto bonito, atraente e extremamente comunicativo, que aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer do qual ela frequenta.
     Após este encontro, nunca mais a vida de Hazel se resumirá a momentos rotineiros, já que os dois traçarão uma nova história juntos e mostrarão que é possível extrair felicidade de onde jamais se espera.

"...Eu gostava do Augustus Waters. Gostava muito mesmo dele. Gostava de como a história dele terminava falando de outra pessoa. Gostava da voz dele. Gostava do fato de ele ter feito lances livres carregados de existencialismos. Gostava de ele ser professor titular no Departamento de Sorrisos Ligeiramente Tortos com duas cátedras no Departamento da Voz Que Me Deixa à Flor da Pele. [...]" pág. 35

    Para começo de conversa, A Culpa é das Estrelas me deixou um pouco apreensiva, durante e após a leitura, pela carga exarcebada de realidade que a história traz e por imaginar que existem por aí muitas Hazels e muitos Augustus Waters. É engraçado falar nisso, pois eu jamais tinha parado para pensar no quanto é sofrido para alguém conviver com a ameaça constante da morte. Saber que não se vai viver tanto tempo e que não se pode aproveitar tudo aquilo que as pessoas saudáveis podem, é muito triste.
     Desde que tive um pouco mais de conhecimento sobre o que é o câncer, tinha uma vaga ideia de como ele afeta o ser humano, mas jamais parei para pensar em como era a rotina de alguém que possui esse tipo de doença e o quão sofrida ela é. Então, ao ler a trama de John Green, fiquei muito afetada com a realidade cruel que envolve essa doença. 

 "- Eu sou tipo. Tipo. Sou tipo uma granada, mãe. Eu sou uma granada e, em algum momento, vou explodir, e gostaria de diminuir a quantidade de vítimas, tá? [...]" pág 95

     O livro conta perfeitamente o drama que envolve tanto o paciente, quanto quem está ao redor dele, o quão complexo é viver a mercê de um diagnóstico sem poder fazer nada e o quanto a doença maltrata as pessoas. Mas apesar da parte tensa que o envolve, podemos também presenciar a luta de nossos personagens, as descobertas, os momentos bons, as experiências novas e a enorme vontade de viver  uma vida normal.
    A Hazel, apesar de ser uma paciente terminal é uma garota muito forte, que vai demonstrando suas qualidades ao longo da trama. Amante da literatura e de um livro em específico, ela desperta nos leitores todos os tipos de sensações. Nos dá, de certa forma, uma vontade de lutar, de ser mais ou de querer sempre mais da vida.
   Já o Augustus é a visão perfeita do otimismo, bondade e companheirismo. É ele quem vai trazer à Hazel um estímulo para viver seus dias com mais esperança, divertimento e mesmo que isso pareça um pouco audacioso, o mais normal possível.
    Fiquei encantada com este personagem, pois além dele ser muito inteligente e positivo, ele é daquele tipo de pessoa que não se deixa abater. Coloca todo mundo pra cima, tenta ver sempre o lado bom das coisas e mostrar pra Hazel que ela não deve deixar a doença limitá-la, mais do que já limita. Além disso, é através dele que ela consegue 'viver' de verdade, já que antes, nada na vida dela era interessante. Era como se ela apenas estivesse vivendo e esperando que num belo dia não acordasse mais ou que os seus pulmões parassem de trabalhar de vez. Mas depois que ela conhece o Augustus, tudo se modifica. Ela passa a desejar outras coisas e viver uma vida como se ela não estivesse doente. Isso fica tão claro no livro, que em certos momentos eu a imaginava sem o catéter em suas narinas e sem o cilindro de oxigênio, que a ajuda respirar, a tiracolo.
     Outra coisa que me chamou bastante a atenção e me fez viajar demais, foram os diálogos incrivelmente bem elaborados entre o Augustus e a Hazel. São todos tão perfeitos e inteligentes que é quase impossível não se pegar pensando neles.
     Aliás, o livro inteiro é extremamente bem trabalhado. A escrita do John é indiscutivelmente sensível, reflexiva e emocionante. É incrível como poucas páginas conseguem nos fazer repensar toda a nossa postura, rever nossa vida e como nós a deixamos passar sem notar a importância das pequenas coisas...
   Me surpreendi muito com a A Culpa é das Estrelas, pois no fundo achei que seria uma história com alto teor de drama, mas apesar dela ter me deixado com um sentimento estranho e em dados momentos com uma dor no coração, não há como negar a enorme mistura de sentimentos que acabam contribuindo para que a leitura não se torne pesada ou tensa demais.
    É difícil de se imaginar na pele de uma das personagens, pois quem vai querer ou conseguir se imaginar na pele de um paciente terminal? Mas é incrível como o simples fato de tentarmos fazer isso, consegue mexer tanto com nosso consciente. Ter saúde, poder viver nossos dias sem esperar que eles acabem amanhã é algo valiosíssimo.
    Um livro tocante, intenso, repleto de ensinamentos e reflexões, além de passagens que nos deixam embriagados. Portanto, se você procura algo emocionante, com toda certeza este é o livro certo.
    

Até a próxima!

22 comentários:

  1. Oi Gil, como vai?
    Ah eu tenho MUITO receio com relação a esse livro, tenho certeza absoluta que é um lindo livro, tocante e envolvente, mas não consigo ficar a vontade com a temática, sabe? Meio que motivos pessoais.
    Tua resenha me deixou um pouquinho mais segura, mas acho que ainda não é o momento de arriscar com essa leitura, quem sabe MAIS pro futuro.

    Gostei dos quotes que você escolheu, demonstram bastante o que devemos esperar do livro.

    Parabéns *-*
    Beijocas,
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Gil!
    Ah esse livro é tão.. encantador mesmo com todo o drama!
    Me encantei com os personagens de ua forma, que muitas vezes me via ali no lugar deles. John soube explorar muito bem a história, com personagens bem constrídos, nada superficial! Um livro bem emocionante, com tiradas sarcásticas que nos deixam sempre pensando!
    Adorei os quotes destacados!!

    Beijos,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oie :)

    Nossa esse livro é maravilhoso mesmo né ? ele me ensinou tanta coisa e me fez refletir em tantas atitudes , como é lindo a relação da Hazel e do Gus né ? beijos !!!


    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma relação muito dual com esse livro sabe?
    Eu não sei se morro de vontade de ler justamente por ser um livro bem escrito, intenso e tudo mais, ou se não quero vê-lo nem pintado de ouro, porque sei que se eu ler eu vou chorar horrores e não estou no clima de choro... complicado né?
    Adorei tua resenha e teu blog.
    Estou seguindo para estar sempre por aqui =)

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  5. Amiga que coisa linda esse seu texto. Confesso que agora vc me convenceu que preciso ler esse livro. Já tinha lido muitas resenhas maravilhosas mas as suas palavras despertaram em mim o que faltava. Já sei que vou amar o Augustus dvd sua postura de vida.
    Miga parabéns pela fantástica resenha!!!! Bjos e te adoro!!!!

    ResponderExcluir
  6. Fiquei uns meses querendo o livro, até que no inicinho deste ano consegui ler. E valeu a espera. É um livro muito lindo, sensível, intenso, com personagens maravilhosos, que em meio a suas dores e sofrimentos, conseguem aproveitar o melhor da vida. Aprendem a amar, a confiar, a sentir, a serem humanos no mais amplo sentido da palavra.
    Por mais triste que seja a história (e ela não é assim o tempo todo), não fiquei super abalada ao terminar a leitura. Entendi que o que acontece no final não determina o valor de uma vida e de como ela foi vivida. Temos que aproveitar o que há de bom em qualquer situação, caso contrário seremos pessoas "mortas" em vida.
    Desculpa o texto grande, mas eu realmente adorei o livro e tirei muitas coisas para minha própria vida!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Gil! Primeiramente estou solidária com esse teu momento, pois estou meio assim ultimamente! Sei lá, parece que a leitura não engrena e como você citou, fazer e qualquer jeito, também, não é minha praia! Sobre a sua resenha ela me arrepiou, sério! Acho que da mesma forma que te tocou o livro, me tocou agora lendo! Eu quero muito ler esse livro, ás vezes precisamos desse "soco" no estômago para enxergar melhor as pessoas ao nosso redor e a nós mesmos!

    Amei os quotes, foram todos lindos!

    Super beijo flor!

    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. ah menina sou doida pra ler esse livro.
    mas eu ainda nao tive coragem de encarar o ebook que eu tenho xp

    ResponderExcluir
  9. Eu acabei de ler esse livro, e agora preciso me preparar pra resenhá-lo.
    Apesar de tratar de um assunto delicado e tenso, o autor soube dosar muito bem os problemas com personagens leves e carismáticos. Amei.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  10. Eu concordo que o livro tem um alto teor emocional, traz uma perspectiva diferente do câncer, já que quem relata a doença são crianças, mas... eu não gostei tanto assim do livro.
    A relação da Hazel e do Gus é mto bonita, mas não consigo imaginar em nenhum adolescente falando da maneira que eles falavam, com aquele vocabulário sofisticado.
    Parabéns pela resenha! Gostaria de ter gostado do livro tanto quanto vc, Gil.

    ResponderExcluir
  11. Oi Gil!

    Estou passando aqui para te avisar que ganhaste uma promo lá no blog,te enviei um e-mail ontem.
    Estou louca para ler A Culpa é das Estrelas,todas as resenhas que li foram surpreendentes,assim como o livro se revelou aos leitores.

    Bjos
    www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  12. Eu tbm amei esse livro Gil!! Louca pra ler mais do John Green!!
    Beijos
    http://literaturaeeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Gil!
    Realmente, não dá pra gente escrever quando não está se sentindo bem pra isso, não é verdade? Mas fica tranquila, aos poucos a inspiração volta. É assim mesmo, acontece com TODO MUNDO.
    Eu ainda não sei o que esperar de A Culpa é das Estrelas. Alguns dizem que sentiram o livro muito pesado e outros dizem que não tanto. Acho que deve ser bem pessoal, não é mesmo?
    Espero que você volte firme e forte com MUITAS resenhas pra cá.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    A capa, por si só, chama a atenção do leitor. Mas a sinopse não deixa a desejar.
    Gostei da sua resenha que me apresentaou o livro.
    Beijocas
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Fiz residência no INCA e acompanhei de perto muitos pacientes como Hazel e Gus. Realmente o câncer é uma doença que afeta o paciente e todos os que o cercam, desestrutura mesmo. Deparar-se com a própria finitude de forma tão agressiva também não é algo fácil de se lidar. John Green conseguiu escrever uma história muito bonita a respeito de tudo isso e que nos proporciona, como você mesma disse, muitas reflexões.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  16. Oi Gil!
    Poxa flor, o que acontece que te deixa com um espirito não favorável para resenha? Espero que esteja tudo bem e que a correria do dia a dia pegue menos no seu pé!

    Eu amei esse livro também! Quando os blogueiros começaram a divulgar suas resenhas eu achei que era um livro meio filosófico, linguagem série e um pouco cansativo. Me enganei completamente e fico super contente com isso! O livro é muito bom, como você disse, apesar de ser um tema meio nostálgico, acontecem tantas coisas que a gente não fica em um clima só! Adorei os personagens e até o Van Houten me conquistou!

    E alguns infinitos são maiores que outros, ai que emoção! *-*

    Beijos e boa semana!
    ;*

    ResponderExcluir
  17. Concordo que fazer resenhas não é lá uma coisa fácil como parece. Tem que saber muito bem descrever um livro dando o valor que merece, sabendo passar o que sentiu quando fez a leitura. A tua esta ótima!! Não vejo a hora de me apaixonar por ACEDE como todos. A cada resenha que eu leio é mais curiosidade, mais vontade...

    ResponderExcluir
  18. Que lindo sua resenha *-* ameiii
    Estou louca para ler este livro. Só leio
    resenhas lindas.
    bjs
    http://loveebookss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. A cada resenha que eu leio desse livro, fico mais curiosa. Quero ele na minha estante agora! rs

    A sua resenha é ótima, eu adoro o jeito que você escreve, sério.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Já li esse livro e é perfeito *-* A escrita do John Green também me chamou atenção e quero muito ler outros livros dele. Resenha ótima e quotes bem separados :)

    Beijos,
    sonhando-com-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Ainda não li nenhum livro de Green, e quanto mais vejo sobre A Culpa é das Estralas, mais vontade sinto de conhecer essa história. Não que eu gostei de histórias onde pessoas estão em fase terminal. porém acredito que a maioria delas tem um dom de nos passar uma mensagem preciosa, e muitas vezes a mensagem é muito mais do que "Valorize sua vida enquanto pode". Amei sua sincera resenha, e espero poder ler o livro, pelo menos antes da adaptação.

    Abraços,
    Raquel.

    ResponderExcluir
  22. É bom saber que a trama não é pesada nem massante, sempre tive curiosidade em ler o livro, mas ainda não tive a oportunidade ($) mas espero ler em breve.

    Att,
    Bruno Athanasio
    lireliegostei.com.br

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!