Especial// Projeto: Liga dos Autores Nacionais (LAN)

15 fevereiro 2013

   Olá pessoal é com muita alegria e satisfação que estou escrevendo este post, pois não via a hora de dividir essa novidade com vocês! 
   Quem me acompanha pelo facebook já deve ter ouvido algum burburinho sobre isso, mas eis que surge o post oficial que deixará todos por dentro dessa ideia que, aos poucos, está contagiando muita gente. 
    Sei que minha empolgação é grande, mas antes peço a vocês que leiam com atenção o post para entenderem tudo direitinho.

    Por mais incrível que pareça, o Brasil é um dos poucos países que menos consome sua literatura local. Diferentemente dos demais, que antes do livro ser publicado em outro lugar, já quebrou récordes de venda e se tornaram best sallers em seus países de origem. 
    Esse fato pode até ser vergonhoso, mas infelizmente é a realidade. Não que nossos escritores não sejam bons, muito pelo contrário, a grande maioria tem talento para escreverem ótimas histórias, mas infelizmente a conduta dos leitores é que deixa a desejar nesta parte. Eles preferem e consomem muito mais livros estrangeiros que nacionais, resultado: as editoras acabam entendendo o recado e investem em maior grau, nas produções gringas deixando de lado, as brasileiras.
    Claro que esta desvalorização têm diminuído bastante, mas ainda sim, falta muito para podermos alcançar a igualdade entre a literatura nacional e a estrangeira. Afinal, capacidade, qualidade e talento nossos escritores têm, o que falta é o reconhecimento, a valorização e sobretudo o interesse pelas obras nacionais. 
   Apesar dos esforços das editoras em publicarem mais livros nacionais, há uma necessidade de que estes sejam desejados, lidos e procurados, e neste caso, o único caminho para se chegar a um resultado satisfatório é a divulgação assídua. 


   E foi pensando nisso que surgiu a Liga dos Autores Nacionais (LAN). Um projeto criado e idealizado por três blogueiras: Gilciany Viana (Ler e pensar), Kéziah Raiol (Paixão Literária)  e Ane VS. (Estou Lendo)); que tinham em comum, a vontade de contribuirem um pouco mais com a literatura nacional. Afinal, a nossa literatura local ainda tem muito caminho a percorrer para conquistar um espaço definitivo e concreto nas estantes dos leitores brasileiros.
   Então, partir de hoje, nós idealizadoras da LAN, faremos postagens conjuntas e quinzenais divulgando os autores nacionais assim como suas obras. Desta forma os leitores poderão conhecer mais obras nacionais e terão a oportunidade de optarem por elas, com a certeza de que lerão ótimas histórias.
  Além disso, para ajudar ainda mais na divulgação criamos uma página da LAN no facebook e lá postaremos diariamente: novidades sobre as obras e autores nacionais, links de resenhas, promoções, realeses, capas das obras lançadas, enfim, será um canal ativo de divulgação diária para os leitores que são ou querem se tornar um LAN (Leitor de Autor Nacional).
  Gostaria de convidar a todos para se juntarem a nós nessa jornada, afim de darmos o reconhecimento e o prestígio que nossos autores merecem. Portanto, se você é um autor, leitor, blogueiro ou faz parte de alguma editora não deixe de apoiar a LAN curtindo a página da Liga no face (AQUI), enviando seus materiais para serem divulgados, e/ou anexando o nosso banner em seu blog/site. 



  
IMPORTANTE: Se quiserem saber todos os detalhes de como a LAN funcionará acessem  a aba existente no menu do blog (AQUI) que vocês encontrarão tudo que precisam saber sobre o nosso projeto. Mas desde já conto com o apoio e incentivo de vocês para que ele seja um grande sucesso! "Se todos estivermos juntos numa mesma corrente, por uma mesma ideia, com certeza esta corrente terá mais força!"

Até a próxima!

14 comentários:

  1. Oi,Gil!

    Que lindo esse projeto! Acho muito bacana a ideia de divulgar e apresentar aos leitores que ainda não tiveram oportunidade de conhecer tantos autores talentosos que buscam seu espaço todos os dias.
    Quero parabenizá-las pela bela iniciativa e desejo muito sucesso ao projeto.
    Vamos incentivar a leitura nacional, mas com muita cautela. Porque vejo muita gente indicando livros que possui erros gravíssimos. De qualquer maneira, parabéns pelo projeto!

    Bjs! Zilda
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amei! Excelente iniciativa. Só tenho a agradecer a vocês o empenho. Beijos Lilian Reis.

    ResponderExcluir
  3. Ah Gil! Super apoiado!! A ideia de vocês foi maravilhosa! No ano de 2012 li muitos nacionais maravilhosos, fiquei realmente maravilhada e surpresa, querendo conhecer mais e mais. Nunca tive preconceito com nacionais, mas conheço muita gente que tem, e acho chato esse tipo de comportamento sem antes experimentar as obras tão boas que temos por ai! O que vocês precisarem de mim, podem contar! o/

    Beijinhos,

    Celle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que otima ideia essa.
    Vou curtir lá no face.
    A divulgação de autores nacionais é de extrema importancia.'
    http://anamenires.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. ADOREIIIIIIIIA IDEIA MUIITO BOM!ESTOU ANEXANDO O BANNER LÁ NO BLOG ;)

    ResponderExcluir
  6. Oi Gil,
    Adorei o projeto!!
    É importante divulgarmos os autores nacionais e seus ótimos trabalhos.
    \o/

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  7. Oi, muito legal a ideia.
    Beijocas
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Esperando conseguir melhorar muito a história dos nacionais com esse projeto <3

    ResponderExcluir
  9. Oi Gil,adorei o post são novidades maravilhosa!
    Infelizmente é verdade que o Brasil não tem muita "vontade" em ler autores nacionais, e também tem a questão das Editoras.
    Nós que temos autores consagrados no cenário mundial,não valorizamos como deveríamos nossos Autores
    Parabéns pela iniciativa da Liga dos Autores Nacionais (LAN). Um projeto criado e idealizado por três blogueiras: Gilciany Viana (Ler e pensar), Kéziah Raiol (Paixão Literária) e Ane VS. (Estou Lendo),seguindo a página!

    ResponderExcluir
  10. O projeto está muito bacana Gil! Faltava mesmo um incentivo a mais para os leitores, está mais do que na hora de virar a mesa no nosso país, dar mais valor a literatura nacional que já cresceu muito! Tem autores cheios de talento por ai só precisam ser vistos! Parabéns a você e as meninas!

    Abraços,
    Raquel.

    ResponderExcluir
  11. Já comentei em outros blogs sobre este projeto e não posso esconder o meu sorriso bobo ao ver esta iniciativa ganhando todos os leitores nacionais *-*
    Vocês são demais! Participarei deste projeto sem dúvida :D
    Obrigado por comentar no meu blog e desculpe a demora para retribuir.
    Beijos
    Gabriel - Corações de Neve

    ResponderExcluir
  12. Super apoio, claro que vou participar, já entrei em um desafio só para divulgar ainda mais a literatura do nosso país, as pessoas tem que entender que existe bons livros brasileiros!!!!!!!!!!

    Beijos, beijos e abraços. www.7hings.com.br, visita lá, te espero..!
    fanpage » twitter » músicas, filmes, livros, resenhas, sorteios e muito mais! 

    ResponderExcluir
  13. Gil amiga que coisa linda. Vc sempre com ótimas idéias, eu já apoio os autores nacionais com o meu desafio de ler pelo menos um livro por mês e fazer divulgações pelo face e pelo blog mas esse seu, projeto é lindo pq abrange todos os autores e não só os parceiros né!!!??? Conte comigo com certeza!!!!

    ResponderExcluir
  14. Muito bacana o seu projeto, Gil. Você tem o meu total apoio e tenho certeza de que batalhando vocês chegarão muito longe com esse projeto, afinal nossos escritores são tão bons quanto os gringos e merecem esse reconhecimento - falta os brasileiros deixarem de valorizar apenas o que vem de países estrangeiros (e não falo apenas da literatura, mas também da música, cinema, etc).
    Desejo muito sucesso a vocês e saiba que aquilo que precisarem vocês podem contar comigo!

    Beijos
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!