#Li e Registrei# Marta, de Breno Melo

20 junho 2012

   Oi galerinha, participei de mais um Book Tour, desta vez do livro Marta, do autor Breno Melo e como concluí a leitura na semana passada, vim o mais rápido possível postar a resenha dele pra vocês.
    Quem organizou este Book Tour foi a querida Lidiane Andrade, do blog Page Reading e eu acabei sendo uma das selecionadas para participar dele. Gostaria de aproveitar para agradecer a Lidi por ter me escolhido para participar. Valeu querida! E ao Breno por disponibilizar o livro pra nós. 
    Foi muito bacana conhecer Marta e a sua história, aparentemente simples, mas extremamente forte! =)
    Agora vamos deixar de conversa e saber o que esta leitura me proporcionou?

Editora: Schoba
ISBN: 9788580130140
Ano: 2010
Páginas: 215
Classificação:
 
Sinopse: Marta é bipolar, adolescente e tenta viver uma história de amor. Um velho psiquiatra, disposto a produzir Literatura leiga e fugir das teses para o meio acadêmico, narra os fatos mais significativos da vida de Marta, abrangendo toda a sua primeira adolescência, até que possa caracterizá-la como bipolar tipo I. O mais original é que ele mostra Marta às voltas com a vida que todos levamos — tentando viver sua própria história de amor — e não apenas com o transtorno em si ou tratando dele. (Fonte: Skoob)


    Marta é o tipo de livro que vem para nos surpreender. Isso mesmo, a leitura realmente me surpreendeu, tanto pela história quanto pelo estilo de escrita do autor, que muito me lembrou o exímio escritor Machado de Assis. 
    Mas apesar da aparente semelhança de estilo, a escrita do Breno é bem mais leve e de fácil compreensão, além disso, as poucas páginas contribuem para que a leitura não perca a fluidez e se transforme em um momento agradável e prazeroso.

"Amamos aquilo que não temos e não importa se não possuímos a coisa amada no presente ou no futuro." (pág. 86)
   
    Marta é uma garota aparentemente normal, mas completamente envolta por um amor mal resolvido, que a sufoca e aos poucos a faz definhar.
   Completamente apaixonada e incapaz de libertar-se deste sentimento que a domina, ela nutre esperanças, mesmo sabendo que seu amado tem outra pessoa e que as circunstâncias da separação não lhes permitiria reatar.
    Para atravessar este período difícil e aguentar o fracasso da vida amorosa, ela conta com o apoio e a amizade incondicional das amigas Sílvia e Naila. E com a ajuda delas vai tentando seguir sua vida sem grandes sobressaltos. Entretanto, nada e nem ninguém consegue fazer com que Marta pare de pensar em seu grande amor e idealizar um futuro ao lado dele.
    Ela apenas vai vivendo sem entregar-se totalmente as oportunidades que lhe aparecem, por que não consegue  desvincular-se do passado e ignorar este amor que só lhe faz mal. E por causa dessa incapacidade de seguir em frente, Marta acaba pagando um preço muito alto por sua fraqueza.
   Classificada como uma adolescente bipolar, sua história é contada pela perspectiva de um velho psiquiatra que vai narrar esta trajetória aparentemente simples, mas extremamente forte.

"Deram-me este papel nesta comédia de erros, e nem sequer me perguntaram se eu o aceitava. O que os Céus têm contra mim? Por que João não pode ser meu?" (pág. 25)
   
   Quando me inscrevi para este book tour, em primeira instância foi com a intenção de apreciar mais um autor nacional e, também apreciar uma "aparente" história de amor. No entanto, quando finalmente estava com o livro em mãos, vi que a história englobava vários pontos que deixei passar despercebido, quando li a sinopse.
   O primeiro e mais relevante deles, é o fato de que o livro conta a história de uma garota analisada como "Bipolar - tipo I", este termo inserido logo na sinopse e nas primeiras páginas do livro me deixou um tanto apreensiva, já que eu não tinha conhecimento do que se tratava a bipolaridade, quanto mais de seus respectivos tipos. Claro que tive que recorrer a uma pesquisa para me inteirar mais com o termo para iniciar a leitura um pouco mais informada, a fim de não me perder e entender melhor a história.
   Se a pesquisa me ajudou? Não sei dizer ao certo, pois até agora me sinto como uma completa "leiga" no assunto, afinal, não consegui captar a tal bipolaridade da personagem, mas como o autor mesmo caracteriza seu livro em quatro possíveis leituras: a popular, a médica, a filosófica e a pessoal; fiquei mais tranquila, acreditando que entrei e permaneci na leitura popular. Ou melhor, aquela leitura mais descompromissada, que não requer análises profundas e que tem como foco principal apenas o entretenimento.
    Fiquei contente de ter conhecido uma obra tão singular, em termos de escrita e tão bem pensada, em termos de enredo. E apesar da leitura ser rápida e leve, devo ressaltar que em muitas passagens lembrei-me das obras clássicas que li no colegial e na faculdade, em que os escritores utilizavam uma linguarem mais detalhada e notável, diferente da escrita popular usada pelos autores de Best Sellers
   Este detalhe foi muito importante para criar a personalidade da obra e determinante para consolidar o estilo do autor, mas senti falta de maiores aprofundamentos em relação ao passado da personagem principal, ou seja, vi muitos detalhes sobre o local onde Marta morava, a cidade de La Falda, situada na Argentina, mas os detalhes sobre a vida da personagem, que muito provavelmente ajudariam o leitor a concluir melhor a personalidade dela, foram poucos.
    Ainda estou curiosa para saber como era a vida de Marta antes dela se apaixonar por João, como se firmou a amizade com as amigas Sívia e Naila, e principalmente, qual era a profundidade do relacionamento delas, pois nota-se que o autor até deu algumas pinceladas nestes detalhes cruciais, mas não os aprofundou, deixando uma incógnita na minha cabeça. 
     Acredito que se o autor tivesse reservado mais páginas para descrever estes detalhes a obra teria ganhado muito e também teria ajudado a nós, leigos, a compreender melhor esse mundo bipolar no qual a personagem estava imersa.
    Outra coisa que me deixou bem incomodada, foi o fim de Marta, afinal, na minha opinião, eu esperava mais para ela e de fato este "mais" não veio a se concretizar. Fiquei assim, meio decepcionada, por que é inevitável a torcida pela personagem, quando esta consegue nos cativar e Marta consequentemente me cativou.
     Mesmo com algumas ressalvas, a obra de Breno Melo tem um grande potencial, principalmente pela escrita exímia do autor, que soube prender o leitor até a última página. As passagens bem criadas e a notável pesquisa que ele fez para compor seu texto, consolida este livro e com certeza merece  nosso apreço. 
     Leitura super indicada para quem quer mergulhar numa história com cara de convencional, mas que tenha um final chocante.
      Espero que tenham gostado, um super beijo e até a próxima! =^_^=

  

Nenhum comentário

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!