#Deu Catarse# Presentes da Vida, de Emily Giffin

05 junho 2012

   Oi pessoal, hoje é dia de "Li e Registrei", mas como o livro em questão me promoveu uma verdadeira catarse literária, a resenha vai ser postada na coluna especial "Deu Catarse". Para quem não conhece esta coluna, pode acessar este post aqui e conferir as explicações sobre ela e quem já conhece, bora conferir o primeiro livro deste ano que me fez sentir uma catarse fora do normal?

 Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219947
Ano: 2012
Páginas: 383
Classificação: 
Sinopse: Darcy Rhone sempre teve todos os homens aos seus pés. Tinha um emprego glamouroso, um seleto círculo de amizades e um noivo perfeito, Dexter Thaler. No entanto, tudo mudou quando Darcy se envolveu com o melhor amigo de seu noivo... Seu noivado acabou e perdeu sua melhor amiga, Rachel. Incapaz de assumir responsabilidades e de enfrentar todo esse mal-estar, Darcy foge para Londres, para a casa de um amigo de infância, imaginando que poderia passar uma borracha em tudo isso. Mas, para seu desânimo, Londres se torna um mundo estranho, onde seus truques de sedução não mais funcionam e onde sua sorte parece ter se evaporado. Sem amigos nem família, Darcy precisa dar novo rumo à sua vida e, assim, começa uma linda trajetória rumo ao crescimento e ao amor. (Fonte: Skoob)


   Nunca tinha tido a oportunidade de ler uma obra da Emily Giffin e claro, que após ler Presentes da Vida, consegui entender o motivo de tantos leitores serem apaixonados por suas obras. Não há como negar que a escrita da Emily e muito cativante e que, na medida em que vamos avançando na leitura o gosto pela mesma vai aumentando de tal forma que quando alcançamos o fim é inevitável a tristeza, por esta ter acabado.
   Claro que não posso fazer uma comparação mais apurada, até por que esta é a primeira obra dela que li, mas pelas opiniões que geralmente ouço em relação aos seus livros, tenho certeza que a avaliação não é equivocada, está à altura desta exímia escritora que enche os corações dos leitores de muitas emoções distintas e igualmente intensas.

   Em Presentes da Vida vamos conhecer a história de Darcy, uma mulher linda, bem sucedida, cheia de amigos e que sempre teve tudo o que queria de modo incondicional. Com um noivo perfeito e prestes a realizar o casamento de seus sonhos, ela deixa tudo ir por água a baixo quando se envolve com Marcus, amigo de seu noivo Dex, em busca de mais uma aventura amorosa, antes de tornar-se uma esposa perfeitamente fiel. 
    Ao saber que está grávida de Marcus, Darcy sente que seu casamento com Dex seria um erro e resolve terminar o relacionamento. Mas para sua grande surpresa, quando ela vai ao apartamento de Rachel chorar suas mágoas e pedir seus conselhos, acaba descobrindo que seu ex noivo também a estava traindo com sua melhor amiga. 
     A notícia causa um grande impacto na vida de Darcy e ela até tenta recompor-se, mas a cada dia fica mais difícil manter as aparências e ignorar a relação de Dex e Rachel. E para completar, Marcus rompe o relacionamento com ela, pois não pretente assumir um compromisso sério, deixando-a em completo desespero. 
   Mesmo sabendo que ele nunca seria o homem ideal com o qual ela sempre sonhou, Darcy lamenta por ter sido abandonada e não consegue suportar mais uma rejeição. Acuada com tantas perdas e incapaz de enfrentar seus problemas, ela foge para Londres, a fim de passar uma temporada com seu amigo de infância, Ethan. No entanto, quando chega à nova cidade, percebe que não vai ser nada fácil pôr em prática o plano perfeito de reconstruir a vida glamuorosa que ela tinha em Nova York.
   Sem o apoio da família, amigos, emprego e grávida, Darcy sente-se impotente frente às dificuldades, mas é através delas que ela aprenderá importantes lições de vida, ultrapassará as barreiras, superará o passado e reconstruirá uma vida da qual jamais pensou em ter.

" - Que merda é essa? - perguntei, calmamente. Depois gritei a mesma coisa ao perceber que Dex estava escondido em algum lugar do apartamento. [...] Decidi olhar dentro do guarda-roupa. - Darcy, não falça isso! - disse ela, colocando-se na frente da porta.  - Sai da frente! - gritei. - Sei que ele está aí dentro! Ela saiu e eu abri a porta. Como esperado, lá estava ele, agachado no canto do armário, usando cuecas listradas azul-marinho. Outro presente meu. [...]" (p. 19) 
  
   Conhecer a Darcy, inicialmente me levou a sentir antipatia, pelo ar de mulher inabalável, poderosa e perfeita que ela exala a todo momento. Mas também me deu uma ideia de como as mulheres que encontram-se no mesmo patamar que ela, pensam, sentem e agem.
     Ao mesmo tempo que conhecemos este lado mesquinho e fútil dela, também seremos testemunhas da sua luta para tornar-se uma pessoa melhor. Assistiremos a sua caminhada rumo ao crescimento, buscando acertar seus defeitos e tornar-se mais responsável para assumir com dignidade o papel mais importante da sua vida, o de ser mãe.
    Fiquei emocionada com a trajetória da Darcy, pois ela foi do céu ao inferno e conseguiu retornar de forma brilhante, entretanto, teve que batalhar árduamente para merecer este retorno e mostrar que poderia ser muito mais que um rosto e corpo perfeitos. Que não se pode julgar pela aparência, mas sim pela essência e é esta que nos mostra o caminho da verdadeira felicidade.
    Como vocês sabem, não sou uma fã árdua de romances, mas acho ótimo quando leio algum que supera as minhas expectativas. Foi o caso de Presentes da Vida, que apesar de ter me deixado curiosa para conhecer a escrita da autora, não fiquei tão empolgada. Apenas achei que seria "mais um romance", o que na verdade foi um erro pensar.
    Este livro definitivamente não é "mais um romance", mas sim "o romance", já que ele engloba tantas questões presentes em nossa vida. Nos deixa tão arrebatados e mexe tanto com nosso interior, nos fazendo pensar sobre certas atitudes, pensamentos e ações.
    A autora construiu uma trama simples, mas forte o suficiente para nos deixar extasiados. Afinal, seus personagens trazem muito de nós, seres humanos reais. E esta proximidade com o real, sempre acaba nos cativando de uma maneira ou e outra. 
   Encontrar um personagem ficicional com muitas de nossas características, vivendo uma situação perfeitamente cabível na vida real, sempre desperta algo e muitas vezes nos faz ter a impressão de que alguém escreveu  a nossa própria história sem a nossa permissão.
     O enredo de Presentes da Vida tem esse ar de comum e essa capacidade de confudir a ficção com a realidade, mas a forma singular com que foi escrito nos faz  ficar vidrados em cada linha, querer avançar mais rápido cada página e quando concluímos a leitura, nos deparamos com uma avalanche de sentimentos que até agora não consegui descrevê-los.
   Presentes da Vida nos brinda com fortes ensinamentos e nos mostra o que é realmente importante. Que para conseguir ser feliz o esforço vai muito além e que todos nós podemos ter uma segunda chance, basta saber agarrá-la e mostrar que somos merecedores.
     Com tantas emoções transbordando das suas páginas, não dava para escapar de uma catarse lendo os capítulos finais dele. Completo, perfeito e extremamente recomendável! 
      Espero que tenham gostado, um super beijo e até a próxima! =^_^=



Um comentário:

  1. Ai meu Deus... Que resenha mais linda!!!!
    Sério mesmo.
    Eu nunca li nada da autora, e nunca tive vontade; mas acabei de colocar esse livro no topo da minha lista de comprar.
    Muito linda mesmo a resenha. Eu adoro livros intensos e cheios de reviravoltas assim.
    Gamei!!!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!