#Li e Registrei# Não sou esse tipo de garota, de Siobhan Vivian

19 abril 2012


   Olá pessoas belas... vim aqui nesta quinta-feira carregada, pois estou só o pó do pó, pra postar mais uma resenha procês. Dessa vez é de um livro que eu estava super a fim de ler desde o ano passado e quase surtei por não ter o livro, mas a minha  parceira, a Editora Novo Conceito, fez o favor imenso de enviá-lo pra mim logo no finzinho de 2011, me proporcionando a oportunidade de não passar vontade e conferir esta história maravilhosa da Siobhan Vivian.
  O livro foi muito elogiado pelos leitores e claro que comigo não foi diferente, mas peço que confiram a minha resenha  para saberem todas as impressões que tive com a leitura.

Editora: Novo Conceito
ISBN:  9788563219381
Ano: 2011
Páginas: 248
Classificação: 
Sinopse:  Perversa ou inofensiva? Confiável ou hipócrita? Controlada ou insensata? A vida é sobre suas decisões e escolhas, e Natalie Sterling se orgulha de sempre fazer as melhores. Ela ignora os caras populares e babacas da escola, sempre ganha medalhas de honra e está prestes a ser a primeira estudante jovem a ser presidente do conselho estudantil em anos. Se apenas todas as outras garotas fossem tão sensíveis e fortes. Como o grupo de novatas que querem ser brinquedos dos jogadores de futebol. Ou sua melhor amiga, que tomou uma decisão idiota que quase arruinou sua vida. Mas ser sensível e forte não é fácil. Não quando uma brincadeira quase a faz ser expulsa. Não quando seus conselhos dóem mais do que ajudam. Não quando um cara que ela já deu um fora se torna o cara que ela não consegue parar de pensar. A linha entre o certo e o errado foi distorcida, e cruzá-la poderá resultar em um desastre… ou se tornar a melhor escolha que ela já imaginou fazer. 

    
   Você já parou pra pensar em como as pessoas vêem você? Ou qual o tipo de imagem você está passando para os que vivem ao seu redor? Esta ideia de imagem certa ou errada já vem de tempos atrás, quando nossas famílias, em geral as mães, nos ensinavam que para ser "mal" vista pelas outras pessoas, basta um passo em falso ou até mesmo andar com "más" companhias. 
   Muitos leitores vão concordar que esse medo de ser mal vista e o desejo de ser sempre bem vista, como o exemplo de boa conduta, andam lado a lado desde de sempre. E claro que este pré conceito vem sendo abolido com o passar dos tempos, mas ainda hoje sofremos com os males do mau comportamento e as consequências que estes nos acarretam. Entretanto, não podemos deixar que tais males nos tornem pessoas ipócritas, dependentes e sem visão de mundo. Dessas pessoas que não conseguem distinguir o certo do errado e não se permitem viver os momentos bons que a vida nos proporciona.
   É sobre este assunto que a autrora Siobhan Vivian  resolveu escrever, mexendo com os valores, sentimentos e acima de tudo, com a visão de certo ou errado utilizando como eixo principal, o comportamento dos jovens.
   Ela tenta passar através de seus personagens os conflitos, a pressão e o peso que uma adolescente pode enfrentar no seu último ano de colégio para manter uma imagem correta e não ser confudida com o "tipo errado" de garota. Mas será que na vida real existe mesmo essa distinção entre esse tipo de garota ou aquele tipo de garota? 
    Partindo desse presuposto, vamos conhecer a história de Natalie Sterling, uma jovem estudante do ensino médio que está prestes a virar presidente do conselho estudantil e que tentará a todo custo, manter a sua postura "correta", provando para os demais que ela não é nem nunca será o "tipo de garota errada". Afinal, ela se orgulha de suas escolhas corretas, sua postura séria, seu jeito orgulhoso e principalmente da sua força interior. Mas no decorrer de alguns acontecimentos Natalie vai descobrir que ser forte e correta não é tão fácil quanto ela julgava ser e que na vida, não há como planejar os acontecimentos ou sentimentos, eles simplesmente acontecem sem ao menos percebermos e precisamos estar preparados.
    Quando li o livro, pude perceber muito de mim na personagem principal e tenho certeza que muitas leitoras tiveram a mesma percepção, afinal, os conflitos que a Natalie enfrenta, os olhares maldosos, essa extrema necessidade de conquistar uma posição no mínimo respeitável para não passar uma imagem errada de quem ela era, são situações comuns que todos nós enfrentamos e que foi muito bem retratada pela a autora no livro.
    Acredito que Não sou esse tipo de garota pode servir como exemplo, de que nem tudo o que pensamos ser ou parecer é verdadeiro, e que muitas vezes devemos deixar de lado o pensamento e as vontades dos outros, para podermos viver nossas vidas a partir das nossas próprias vontades, sem permitir que o fantasma da "boa imagem" nos atormente tanto.
    Sei que muitos devem achar que este livro é um livro para adolescente, mas devo ressaltar que apesar da linguagem ser voltada ao público jovem, ele traz consigo muitas lições de vida. Lições que podemos aprender de uma maneira muito prazerosa e divertida e que levaremos pelo resto das nossas vidas.
    Nem preciso dizer que o livro entrou para a minha lista de favoritos né? Pois não tenho palavras para descrever o quanto a leitura foi agradável e ao mesmo tempo reflexiva. 
    A história é bem leve e rápida de ler, além do enredo ser bastante gostoso de acompanhar, enfim, pra quem não teve a oportunidade de ler o livro ainda, fica a dica de uma leitura excelente!
      Espero que vocês tenham curtido, um super beijo e até a próxima! =^_^=

(Detalhes sobre o banner clica aqui.)
   

8 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Gilciany! Já li Não Sou Este Tipo de Garota e curti bastante. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ai esse livro está na minha lista a um tempo (quer dizer eu faço minha lista imaginária e esqueço depois rsrsr). Ele me parece muito bom, me lembra alguns personagens de filmes, e bem da maneira que você disse, achei que ele fosse bem adolescente, mas parece que tem muito mais. Preciso ler logo ele. rsrsrs
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Gil!
    Eu também amei esse livro! Foi uma leitura muito prazerosa e totalmente reflexiva, eu fazia várias observações enquanto parava pra pensar sobre ele.
    Realmente gostei!
    Gostei bastante do tom reflexivo da sua resenha ^^
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua resenha!
    Estou louca para ler esse livro logo! rs

    Tem PROMOÇÃO do livro "Beijada por um Anjo 5" lá no Sook. Depois passa por lá e confira!!!

    BjO
    http://www.the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gil, jura que esse livro te conquistou tanto assim? Muita gente já me disse para não perder tempo com esse livro. :x Mas bom, vou acreditar em você e dar uma chance pra ele, ok?

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Nossa amiga até agora a sua resenha foi a melhor que li desse livro, todas as anteriores ficaram só pela superficie do texto e vc conseguiu ir além das aparências e perceber a essência que a autora quis passar. Agora fiquei com vontade de ler e até presentear esse livro =)
    Bjos linda, amei mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  7. Olha vou dizer eu esperava mais desse livro achei ele bem fraquinho a mensagem é legal mas a história nada de surpreendente.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. sou louca pra ler esse livro. Só pela capa ja parece demais, as resenhas que eu ja li então

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!