#Li e Registrei# Um Homem de Sorte, de Nicholas Sparks

23 fevereiro 2012

   Oi galerinha, em função de alguns problemas com a rede elétrica da minha casa essa semana, o Li e Registrei está mais que atrasado.
   Eu até tinha planejado postar duas resenhas nessa semana, mas por conta do feriado e dos problemas acabou não vingando. Torama que semana que vem eu consiga postá-las.
    Agora, vamos curtir a resenha desta semana?

Editora: Novo Conceito
ISBN: 978856321913-8
Ano: 2011
Páginas: 349
Classificação:
Sinopse: Trecho da obra - 'Mas não estava em outra época e lugar, e nada daquilo era normal. Trazia a fotografia dela consigo há mais de cinco anos. Atravessou o país por ela. Era estranho pensar nas reviravoltas que a vida de um homem pode dar. Até um ano atrás, Thibault teria pulado de alegria diante da oportunidade de passar um fim de semana ao lado de Amy e suas amigas. Provavelmente, era exatamente isso de que precisava, mas quando elas o deixaram na entrada da cidade de Hampton, com o calor da tarde de agosto em seu ápice, ele acenou para elas, sentindo-se estranhamente aliviado. Colocar uma carapuça de normalidade havia-o deixado exausto. Depois de sair do Colorado, há cinco meses, ele não havia passado mais do que algumas horas sozinho com alguém por livre e espontânea vontade. Imaginava ter caminhado mais de 30 quilômetros por dia, embora não tivesse feito um registro formal do tempo e das distâncias percorridas. Esse não era o objetivo da viagem. Imaginava que algumas pessoas acreditavam que ele viajava para esquecer as lembranças do mundo que havia deixado para trás, o que dava à viagem uma conotação poética. prazer de caminhar. Estavam todos errados. Ele gostava de caminhar e tinha um destino para chegar.'
  
   Este é o segundo livro do Nicholas Sparks que eu leio e sinseramente fiquei bastante apreensiva antes de iniciar a leitura. Afinal a minha experiência com ele foi no mínimo frustrante, já que até hoje não aceitei o fim que ele escolheu para Querido John.
   Sei que os romances do Nicholas são bastante aclamados, comentados e amados, mas apesar de não ser muito fã dos romances românticos, sou meio sonhadora.... Acredito que pelo menos na ficção, as coisas possam ser mais realizáveis e possamos ser testemunhas de mais finais felizes, o que não acontece nos livros do autor. Pelo contrário, as histórias escritas por ele, são extremamente palpáveis e possuem um alto teor de realidade, acho até que é exatamente esse realismo elevado que faz com que os leitores se emocionem tanto, já que na vida real nem todos os finais são felizes. 
    É lógico que não tem como não ficar com o coração apertado lendo certas linhas, que não há como fugir da veracidade que elas trazem e de como seus personagens ganham vida do decorrer da leitura, mas ainda fico bem apreensiva quando o livro vai chegando às páginas finais. Tenho medo, dá um frio na barriga inexplicável e a torcida para que pelo menos termine tudo bem aumenta, mesmo sabendo que se tratando do Nicholas Sparks é bem capaz de reinar a tristeza e o drama, do que o famoso "E foram felizes para sempre".  
   Não quero que pensem que não gosto das obras do Nicholas, até curto a leitura, o que não me encanta são os finais que ele escolhe, que na minha opinião deveriam ser diferentes, entretanto não é pelo fato de ter um final que não condiz com aquilo que eu desejo que vou deixar de lê-lo, a prova disso está aqui, nesse registro de mais uma obra lida e que no fim me surpreendeu de uma maneira grandiosa.
    
    A grosso modo, Um Homem de Sorte conta a história de Logan Thibault, um Fuzileiro Naval que encontrou uma fotografia no deserto, quando estava servindo às Forças Armadas no Iraque, e esta foto acabou transformando-se em seu amuleto de sorte durante a guerra. 
    Após ser dispensado de seus serviços, ele embarca nunca procura pela mulher da fotografia, pois acredita ter uma dívida com ela e que de certa forma, seu destino tem a ver com o fato de ele ter encontrado a foto dela.
   A mulher da fotografia é Elizabeth, uma professora que vive na pequena cidade de Hampton, com sua avó Nana e seu filho Ben. Ela, além de muito atraente é a ex mulher de Keith Clayton, um dos policiais da cidade e filho do delegado. Os dois possuem uma relação mínima, baseada apenas no bom convívio por serem pais de Ben e terem a guarda compartilhada, mas Beth considera o fato de ter casado com Clayton o pior erro da sua vida.
   Ela é dona de uma beleza indiscutível, mas não consegue ter nenhum relacionamento amoroso conciso, pois seu ex dá sempre um jeito de torná-los um verdadeiro fracasso sem que ela perceba. Entretanto, tudo vai mudar quando o destino entrar em ação e cruzar os caminhos de Beth aos de Logan Thibault. 
"- Ela dá sorte - insistiu Victor, aproximando-se de Thibault. - Você é um homem de sorte. E quando terminar sua missão por aqui, deveria ir procurar a mulher da fotografia. Sua história com ela ainda não acabou. [...]" (Um Homem de Sorte, pág. 98)  
   Demorei mais de dez dias para concluir a leitura de Um Homem de Sorte, pois no início o livro estava um tando "lento", pra quem já leu as obras do Nicholas, vai entender o que eu estou dizendo. Ele é ótimo para narrar, adora construir o cenário e as situações em que estão envolvidos os seus personagens da maneira mais exata possível, o que acaba por transformá-lo num autor bem detalhista. Não vou dizer que este recurso desagrada, mas em certos momentos me deixa um tanto fadigada e a leitura não flui naturalmente. Foi essa falta de fluidez nas primeiras páginas que me fizeram ler menos e estender a leitura por mais dias do que o previsto. Entretanto assim que resolvi dar um gáz e parar de enrolar, me deparei com uma narrativa totalmente envolvente.
   O livro ganhou "vida", após as cem primeiras páginas e despertou tanto a minha curiosidade, quanto o gosto por ele fazendo com que eu deixasse de lado os pré julgamentos e mergulhasse de cabeça na história. Foi a partir daí que surgiram os sentimentos pelos personagens, a torcida,  a raiva, enfim, a vontade de descobrir o que foi reservado para eles nas páginas finais, apesar de estar receosa com essa descoberta.
    A história em si é muito boa e mesmo achando que isso não iria acontecer, Um Homem de Sorte acabou me cativado bastante, sem contar com a capa, que cá pra nós é sem comentários! Além disso, fiquei muito interada com os personagens principais, Logan e Beth, e torci por eles a medida que a leitura foi avançando. Também não deu pra desviar da raiva natural que tendemos a sentir pelo Clayton, que na minha opinião, foi um personagem muito cretino e petulante. Sabe esses tipinhos que se acham o centro do universo? O Clayton é exatamente assim e isso me deixou louca.
    O autor soube criar e dar vida a um tipo de homem que eu simplesmente abomino, mas que está bem presente na vida real, então nesse ponto ele foi bem feliz, pois é impossível largar o livro sem saber quando o tal Clayton vai parar de aprontar e qual será o seu fim?
    No geral, gostei bastante do livro, claro que não sou nenhuma fã dos romances extremamente românticos do Nicholas Sparks, mas devo tirar o chapéu para a sua exímia habilidade de criar enredos tão cativantes que mesmo aqueles que não são românticos de carteirinha, conseguem ficar encantados com suas histórias.
    Aos românticos de plantão, fica a recomendação de uma leitura excelente e aqueles que não são tão românticos fica a dica de uma história que vale a pena ser lida!
      
       Eu e meu homem de sorte!!!
   Espero que tenham gostado pessoal, um beijo grande e até a próxima! =^_^=


14 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Gilciany! Estou ansiosa para ler Um Homem de Sorte! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha.
    Estou completamente louca para ler esse livro e também para assistir o filme.
    Ambos parecem ser ótimos!
    Adorei o blog e já estou seguindo, convido você a conhecer e seguir o Sook também!

    BjO

    http://the-sook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi flor!
    Eu gosto bastante dos livros do Nicholas, mas é bem como você falou, eles fogem dos finais felizes e por isso, nem sempre agradam.
    Como eu leio muitos romances porque eu adoro, as vezes acho legal ler algo assim, pra dar uma quebrada sabe, uma equilibrada!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Gil, ainda não li o livro e nem assisti ao filme =/
    Vc explicou tão bem o que eu tb sinto pelo modo que Sparks conduz suas histórias que eu não tenho muito o que dizer, só que sua resenha está excelente, como sempre.
    Eu amo romances melados, cheios de amores e docinhos ...rsrsrs
    Nicholas Sparks me deixa um pouco incomodada pq judia demais e no fim não preza pelo final feliz, não sou uma expert nos livros deles, mas o pouco que li me deixou triste, gostei, mas fico triste, é tão complicado.
    Depois de ler sua resenha me animei muito a ler esse livro, e a ler mais outros desse escritor,obrigada pela dica de leitura tão bem feita e honesta.

    Beijos mil.
    Viviane
    Razão e Resenhas.

    ResponderExcluir
  5. Oi Gil! Acho que vou gostar, adorei sua sinopse! Abraços

    Marília Cabral

    http://alfenascoisanossa.blogspot.com/2012/02/cronica-ladrao-de-galinha-e-o-po-de.html

    ResponderExcluir
  6. Já vi que terei mais um blog a seguir (kkkk), eu tava na blogosfera quando vi a capa do livro que me chamou a atenção, muito bom o seu texto. Aleluia, encontrei pessoas na blogosfera que conhecem o Nicholas Sparks e comentam sobre ele, é pq a minha amiga Joicy do blog Umas e Outras sequer sabia que ele existia até eu mencioná-lo em um comentário (kkkkkk). Ele é o meu autor preferido eu li todos seus livros, o meu marido diz que eu quero ser adolescente pque os livros dele são tachados para adolescentes. Um dia eu tava lendo um livro dele no consultório, daí quando eu entrei o médico me disse: Ah vc tá lendo Nicholas Sparks? A minha filha adolescente adora (kkkkkk). Fazer o que? Como a minha amiga Joicy diz: Leitura tem que ser algo agradável. Esse que vc cita eu ganhei do meu marido de natal, quando eu vi na livraria falei prá ele, não precisa me dar mais nada, só o livro já tá bom! Eu amei. Eu ainda não tenho blog, mas como tenho muitos amigos blogueiros, inclusive o Victor, eu logo vou fazer o meu tbém, pque já deu prá ver que eu gosto de escrever. Bjos. Luciana Souza.

    ResponderExcluir
  7. é complicado para mim falar de Nicholas Sparks sem dar um toque pessoal, afinal autor favorito é assim mesmo. Não acredito que não gostou do final de querido john, mentira acredito sim, ninguém gostou só eu, eu gosto dos livros do nick exatamente por isso, pois são extremamente realistas, você pode até encontrar coisas que não sejam, mas na maior parte do tempo é e vale a pena, por isso que eu gosto, o que me irrita é quando é aquele final totalmente forçado só para ser feliz e agradar os leitores.
    Gostei da sua resenha mesmo.

    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  8. Os livros do Nicholas são sempre fabulasos, já se tornaram uma unanimeidade.
    Li um homem de Sorte e fiquei encantada, achei apenas um tanto abrupto o final, porém, não menos emocionante.
    Desejo uma semana produtiva, cheia de luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. To louquinha por esse livro!!! Tomara que alem de ganhar o sorteio, eu consiga ler bem rapidinho essa graçinha de livro!!! =D

    ResponderExcluir
  10. Olá Gilcia;
    O livro tem mesmo uma ótima história para ser lida, com personagens que ganham sua torcida e outros a sua raiva rsrs
    O final pode deixar a desejar, mas de certa forma é interessante - não que eu esperava e quis que aquilo acontecesse rsrs

    Beijos e parabéns pela resenha.
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Muito bom!!! Estou ansioso pra ler esse livro. Se n ganhar ele na promo, vou comprar haha

    ResponderExcluir
  12. Onw, que lindo cara, atravessar o país só com uma foto? Como ela foi parar no deserto? '-'

    ResponderExcluir
  13. Que livro perfeito esse, não vejo a hora de poder ler.

    ResponderExcluir
  14. Eu gostaria muito de ler este que parece ser super diferente dos que já li.

    Parabéns pela resenha,

    Abraços,
    http://contandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!