#Li e Registrei# Julieta Imortal, de Stacey Jay

13 janeiro 2012

   Oi pessoal, nesta sexta-feira lindona, cheia de sol e alegria, vim qui postar o primeiro Li e Registrei de 2012.
   Na verdade, tenho algumas resenhas acumuladas de livros lidos em 2011, inclusive esta, mas resolvi iniciar por Julieta Imortal, porquê o livro realmente me impressionou muito e eu estava louquinha pra dividir as minhas impressões com vocês...

Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219572
Ano: 2011
Páginas: 237
Classificação: 
Sinopse: Julieta Capuleto não tirou a própria vida. Ela foi assassinada pela pessoa em quem mais confiava, seu marido, Romeu Montecchio, que fez o sacrifício para assegurar sua imortalidade. Mas Romeu não imaginou que Julieta também teria vida eterna e se tornaria uma agente dos Embaixadores da Luz. Por setecentos anos, Julieta lutou para preservar o amor e as vidas de inocentes, enquanto Romeu tinha por fim destruir o coração humano. Mas agora que Julieta encontrou seu amor proibido, Romeu fará de tudo que estiver ao seu alcance para destruir a felicidade dela. 


   Fiquei vários dias pensando em como eu iria iniciar esta resenha, afinal, é muito difícil pra mim resenhar um livro do qual eu gostei muito... Primeiro, porquê já li tantas resenhas boas sobre ele e segundo, porquê este livro me deixou completamente dividida. Isso mesmo, dividida é bem a palavra, já que sempre amei a versão original de Romeu e Julieta, mas devo confessar que esta nova releitura do romance mais famoso do mundo é simplesmente fantástica.
  Imagine que tudo o que acreditamos ter acontecido, fosse uma grande mentira e que a partir de agora finalmente vamos conhecer a verdade, pois é exatamente assim que o enredo de Julieta Imortal foi construído e conduzido, para que tenhamos a sensação de estar conhecendo uma nova verdade, uma verdade até então escondida, mas acima de tudo, uma verdade que precisamos saber.
    Há quem diga que detestou o livro e destacam "N" motivos para se justificarem, mas definitivamente eu não sou uma dessas pessoas. Pelo contrário, sou da ala dos simpatizantes da versão da Stacey. Achei impressionante a sua habilidade de imaginar um rumo totalmente distinto da história original, sem deixar perder-se a mensagem principal de amor enterno, puro e verdadeiro.

  Nesta nova releitura, Julieta é quem nos conta a história que na visão dela, foi distorcida por Shakespeare, e tudo o que nós conhecemos da versão Shakespeareana não corresponde em nada a realidade que ela viveu. Ela não cometeu suicídio como diz a história original e nem Romeu é a pessoa que todos pensam que é.
   Após sua morte ela tornou-se imortal e uma Embaixadora da Luz, que têm o poder de reencarnar em outros corpos para cumprir a missão de unir e proteger os amantes, as chamadas almas gêmeas, além de ajudá-los a se entenderem, afim de manterem vivo o amor que sentem um pelo outro. Cada vez que ela concretiza seus propósitos, deixa o corpo do qual está habitando e parte para ajudar outro casal de almas gêmeas.
    Enquanto Julieta tenta salvar as almas gêmeas da maldade, egoísmo e traição, Romeu faz o contrário. Ele agora é um Mercenário, um enviado das sombras que tem como finalidade estragar todos os planos de Julieta. E para isso, ele utiliza a sua persuasão para convencer um dos amantes a  trocar a vida de seu amado pelo dom da imortalidade.  É desta forma que Romeu, torna as missões de Julieta verdadeiros fracassos, além de muito dolorosas, já que muitas vezes consegue convencer uma das almas gêmeas a fazer o que ele quer e consequentemente uma vida inocente é sacrificada.
    Desta vez Julieta reencarnou nos dias atuais, na cidade de Solvang, Califónia. O corpo que ela está é o de Ariel Dragland, uma menina tímida, sem muitos amigos e que possui uma alto estima muito baixa. Ariel (Julieta) terá que ajudar um casal de almas gêmeas a se entenderem, entretanto, ela ainda não sabe quem são eles. 
    Claro que neste meio tempo Romeu aparece, também reencarnado, agora no corpo de Dylan e tenta de todas as formas acabar com os planos de Julieta, nem que para isso tenha que matá-la. Mas esta reencarnação será diferente, tanto para Julieta quanto para Romeu, pois ela enconta Ben, um mexicano que mora com o irmão e estuda na mesma escola que Ariel, e acaba se apaixonando por ele. O que mudará toalmente o curso e a importância de sua missão.
Nossos olhos se encontram novamente e, de repente, o carro parece pequeno demais e suas palavras, longas, intensas. Seria tão fácil preencher a distância que há entre nós. Uma palavra, um toque. Não seria preciso muita coisa para fazer essa amizade mudar de direção. Ben está interessado. Talvez até sinta o que sinto, essa ligação que dispensa explicações. [...] (Julieta Imortal, p. 33)
   Ariel (Julieta) tem que ajudar e proteger as almas gêmeas que lhes foram confiadas, mas não consegue dominar seus sentimentos. Ela está completamente apaixonada por Ben e fica dividida entre preocupar-se com ele ou com as almas gêmeas que ela deve proteger. Este impasse a deixa muito confusa, afinal, ela encontrou a seu grande amor, no entanto, não pode ficar com ele, porquê tem que completar sua missão, antes que seu tempo acabe e ela deixe o corpo de Ariel definitivamente.
E então ele me beija, e esqueço de tudo enquanto sinto o calor dos seus lábios nos meus. Ele é... perfeito. Exatamente como pensava. Seu beijo é como um raio de sol, que leva embora todas as coisas ruins e acaba com a escuridão que carrego desde o dia em que aprendi que não existe final feliz. Não para mim. [...] ( Julieta Imortal, p. 143)
   Sua mente fica perturbada e ela se pergunta: o que é certo fazer naquele momento? Completar a missão a qual foi incubida ou lutar para ficar ao lado de seu grande amor? Ariel (Julieta), está num beco sem saídas, dividida entre a razão e o coração. Sem contar que terá como obstáculo, Romeu, que tentará a todo custo destruí-la e impedir que ela seja feliz ao lado de Ben. 
   Será que ela conseguirá cumprir com seus propósitos? E será que estes propósitos vão permanecer os mesmos até o fim? É este dilema que fará Ariel (Julieta) oscilar muitas vezes em colocar como prioridade seus próprios sentimentos ou cumprir com suas reais responsabilidades. Mas se escolher um caminho diferente do habitual, ela terá a chance de mudar definitivamente o rumo de sua vida e quem sabe poder desvincular-se de uma vez por todas dos Embaixadores e Mercenários.

     Bem, eu nem sei dizer ao certo o que foi mais interessante neste livro, porquê foram muitos os pontos positivos.  A sacada da autora foi realmente brilhante e eu achei impressionante o modo como ela conduziu a história e nos fez conhecer um outro lado completamente diferente. 
    Senti-me como numa investigação, em que uma testemunha nos conta a história e quando já estamos convictos de que esta é a verdadeira, aparece de repente uma outra pessoa e nos mostra uma outra versão completamente diferente, mas que pode igualmente ser a verdadeira. É a partir daí que vêm o impasse, em qual das duas versões devemos crer? E qual delas dá conta de representar tudo o que realmente aconteceu?
     Difícil dizer, pois esta nova releitura da Stacey não interfere em nada na versão original de Romeu e Julieta, acho que até brinca um pouco com esse nosso lado avesso, em que nos recusamos a aceitar o novo, mas que após dar abertura para ele, nos esbaldamos com as novas visões, os novos gostos, as novas possibilidades. É assim que defino este livro, algo totalmente novo, mas igualmente apaixonante.    
    Só achei que em certos momentos a narrativa ficou um pouco confusa, pelo menos para mim, acabei me perdendo em algumas partes e tendo que voltar a leitura. Não sei se este detalhe foi por conta da tradução ou pela escrita da própria autora, mas devo ressaltar que não atrapalhou em nada no bom andamento da leitura.
     O livro é recomentadíssimo, afinal, a liguagem clara e objetiva é um dos seus pontos altos, que deixa a narrativa mais flúida e menos cansativa. Além disso,  acredito que sua leitura vai ajudar muita gente a quebrar os tabus impostos pela literatura clássica e comprovar que existem sim, muitas releituras boas que merecem nosso reconhecimento. Afinal, inovar também é uma maneira de imortalizar uma boa história, para que esta possa sobreviver a todas as mudanças que o tempo impõe. 
      Então galera, deixem-se envolver pelo novo e leiam este livro de coração aberto, sem dramas, sem pré conceitos, sem esperar isto ou aquilo. Leiam apenas, porquê querem, por estarem curiosos, por desejarem conhecer outras visões, pois é assim que o enredo de Julieta Imortal vai envolvê-los e deixá-los apaixonados pela Julieta e o Romeu do nosso tempo.
      
    Espero que vocês tenham gostado e caso estejam curiosos para conferirem a história na íntegra, não esqueçam de participarem da Promoção de Férias que está rolando aqui no blog e que sorteará um exemplar do livro + uma ecobag. Para conferir as regras e garantir uma participação é só clicar aqui, se inscrever e torcer muito.
    Um super beijo pessoal e até a próxima! =^_^=

12 comentários:

  1. Que resenhaaa enormeeeeeee e lindaaa .)

    Quero muito ler este livro, só vejo resenhas instigantes.



    Beijocas,
    Lariane - Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
  2. Esperava ter gostado tanto quanto você, mas não foi assim comigo.

    Beijos
    Leitora Incomum

    ResponderExcluir
  3. Oi, então, não sei se estou morrendo de vontade de ler "Julieta imortal", sei lá, versões modernas de clássicos me incomodam, mas quem sabe eu não dou uma chance, sua resenha está me ajudando bastante em optar por ler esse livro.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Nossa Gil, resenhei esse livro semana passada, amei tanto ... tanto essa história, me emocionei e tal.Menina, que resenha linda, foi perfeita, vc falou tudo e não contou o que não podia, eu fico cheia de medos de sair contando pontos importantes e entregando o jogo qd resenho ... rsrsrs
    Mas a sua, perfeita, de verdade.Parabéns !!

    Beijinho
    Vivi
    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com/2012/01/curiosidades-livros-para-uma-vida.html

    ResponderExcluir
  5. Gil, não tenho o que acrescentar, tive a mesma opinião que você!
    Amei o livro e também achei brilhante a sacada da Stacey!
    Eu sempre gostei da história original, mas na última vez que li, muito antes de Julieta Imortal ser lançado, eu fiquei na dúvida sobre o amor deles por causa do Romeu ser muito volúvel, então achei que a autora ter se aproveitado disso foi brilhante!
    ALgumas partes são mesmo confusas, mas dá pra entender ^^
    beijão!
    P.S: Resenha muito bem escrita ;)

    ResponderExcluir
  6. Eu AMEI este livro!
    E concordo contigo em tudo =D

    Achei genial a ideia da autora e a forma como conduziu nos faz realmente acreditar em tudo. Me senti dentro do livro, me envolveu demais e sentia como se fosse Ariel/Julieta.
    Mas fiquei agoniada com aquele final, torço para que tenha uma continuação (o que duvido muito), pois queria saber o que aconteceu depois

    Minha resenha de Julieta Imortal sai segunda =P
    Se quiser e puder, passa lá!

    Beijoos
    Lehh Molon
    Animus Book

    ResponderExcluir
  7. Oi Gil!!

    Nossa, eu adorei esse livro!!! Principalmente por causa do final, que mexeu totalmente com minha opinião. Até então, a leitura estava correndo super bem mas nada "óh meu Deus que tudo!"
    Foi chegando o final do livro, eu estava imaginando um desfecho e de repente, pluft, acontece tudo aquilo e fiquei estagnada de tamanha surpresa! Fiquei super feliz porque a autora me conquistou mesmo!!! Gostei da leitura, da escrita, dos personagens, etc. Um livro super recomendado né??
    E acho que a autora tem uma ponta solta pra lançar um segundo livro, quem sabe... ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Então... como disse a Pat G., eu tenho uma certa cautela com estas versões contemporâneas das obras de Shakespeare (de quem sou apaixonada). A sua resenha está ótima, mas ainda me incomoda ver um Romeu cruel, assassino quando, para mim, ele é o mais tolo na história. Um "joguete do destino". Não sei, não sei... Estou pensando... hehehehe Sua boa resenha pode me convencer do contrário! hehehehe

    ResponderExcluir
  9. Adorei a sua resenha!
    Infelizmente, sou daquelas tias chatas que tratam com muita cautela todas as versões novas de autores que amo. Algumas fórmulas dão certo, outras não.
    Achei a narrativa da Stacey bem interessante e isso foi o que mais me prendeu. Infelizmente, sendo uma amante de Shakespeare e, consequentemente, de Romeu e Julieta, a personalidade alterada de Romeu me deixou frustrada.
    Creio que o impacto maior no livro original foi a morte e a maneira que a autora usou para dar uma "continuidade" desfez totalmente esse impacto.
    De qualquer forma, Julita Imortal é um tipo de livro que pode levar o leitor do amor ao ódio. Eu particularmente fiquei bem em cima do muro quando se trata de dar uma opinião fixa. Há pontos muito interessantes e que nos prendem, mas há outros que me deixaram profundamente frustrada.

    Decididamente, gostei bastante do seu ponto de vista e de sua resenha.
    Beijos,
    Carolina.
    http://maravilhosomundodetinta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oie!

    olha eu aqui! hahahah

    Visitando seu blog! Muito fofo!

    bJs

    ResponderExcluir
  11. Nossa, parabéns pela resenha Gil. Ficou incrível *-*

    Confesso que nunca li a versão de Shakespeare, apesar de conhecer a história muito bem (acredito ser impossível não conhecer) e gostei muito do novo rumo criado pela Stacey. Ela escreve muito bem por sinal.
    Não é um gênero que eu costumo ler, mas fui surpreendido e gostei muito do que encontrei. Também recomendo :D

    Beijos
    Ricardo (www.overshock.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  12. Estou com este livro na fila aqui para ler. Todas as pessoas que leram me falam maravilhas do livro, estou anciosa para ler ele logo. :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!