#Novidades# Parceria com o autor Khêder Henrique

19 novembro 2011

Oi pessoal, estou aqui neste sábado maravilhoso para divulgar a nova paraceria do Ler e pensar, que desta vez é com o autor Khêder Henrique.
Fiquei super feliz de ter firmado mais esta parceria, afinal é muito gratificante ver o nosso quadro de parceiros aumentando cada vez mais e também por finalmente ter um autor da ala masculina marcando presença por aqui. =D
Agradeço imensamente ao Khêder pela oportunidade e por ele ter acolhido tão gentilmente o blog! 
Agora pessoal, vamos conhecer um pouquinho mais do nosso mais novo autor parceiro?

   Conheci o Khêder no evento do The Five Book Club, em que o tema era literatura nacional. Ele estava entre os autores convidados que participaram do evento e eu tive a oportunidade de conhecer a sua obra de estréia, O Poder do Fogo, lançada pela editora Novo Século. 
   Dias depois do evento, pude colher os bons frutos deste encontro ao encontrar o autor (por acaso) em uma rede social.  A partir daí acabamos fechando a parceria, da qual me deixou muito contente! E claro que eu não poderia deixar passar a oportunidade de garantir uma entrevista exclusiva com ele, que vocês poderão estar conferindo no decorrer deste post. =)
   Sobre o autor:  Khêder Henrique nasceu em São Paulo, mas mora desde criança em São Bernardo do Campo. Formou-se em Jornalismo pela Umesp em 2005 e em 2009 concluiu o curso de Gestão de Recursos Humanos, na mesma universidade. 
   Além de cultivar a paixão pela escrita, o autor também mantém grande interesse por histórias em quadrinhos (HQ's), cinema e fotografia.  Chegou a fazer um curso sobre HQ's para ampliar seus conhecimentos no assunto, que abarcava desde os quadrinhos infantis brasileiros até os famosos mangás japoneses. Também fez várias oficinas de fotografia, mas nunca atuou como fotógrafo profissional e foi na faculdade de Jornalismo que Khêder explorou a paixão pelo cinema, elaborando o seu trabalho de conclusão de curso sobre a sétima arte
   Khêder já atuou em diversas áreas como: assistente de comunicação de uma ONG e ministrador de treinamentos para novos colaboradores. Atualmente exerce a função de bancário, mas possui o grande desejo de poder dedicar-se integralmente a carreira de escritor.

Curtam a capa da obra de estréia do autor, publicada pela editora Novo Século:


Título: O Poder do Fogo
Editora: Novo Século - Novos Talentos da Literatura Brasileira
ISBN: 9788576794257
Ano: 2011
Páginas: 240


Confiram a entrevista com o autor:
 
LP: Quem é Khêder Henrique?
KH: Um rapaz com síndrome de “Peter Pan”. Ele não deseja crescer e perder o seu encantamento pelas coisas simples da vida. Ao mesmo tempo ele busca um amadurecimento que somente o tempo e as experiências vividas podem conferir.

LP: Qual a sua visão de Literatura?
KH: Ela é uma arte como qualquer outra que deve e merece ser apreciada. Porém, para isso acontecer ela deve ser um prazer para quem se envolve com ela (lendo ou escrevendo). Percebo que o sistema educacional brasileiro por vezes apresenta a literatura como uma obrigação para os jovens. Ou seja, ao invés de despertar-lhes o interesse para a leitura, acaba por afugentá-los. O que é muito triste. Quem não lê, não sabe o que está perdendo. 

LP: Um autor brasileiro que você considera ícone da nossa literatura?
KH: É difícil optar por apenas um porque existem ícones de diferentes momentos. Vou citar o clássico Machado de Assis não por ser clássico, mas porque ele era bom mesmo. Ele escreveu quase todos os tipos de gêneros e foi pioneiro ao abordar certos estilos e temas em seus escritos. Além do fato de ter influenciado alguns ícones brasileiros que surgiriam depois.

LP: Cite três livros que você considere leitura obrigatória e por quê?
KH: Isso é bem particular. Portanto, vou citar três livros que foram bem marcantes pra mim. O Mundo de Sofia (Jostein Gaarder), porque é uma introdução perfeita à Filosofia. Ainda mais se lido durante a pré-adolescência; O Herói de Mil Faces (Joseph Campbell), porque o autor (um estudioso de mitologias) simplesmente nos revela a história das histórias, estruturas e semelhanças que permeiam quase todas as grandes histórias que conhecemos, de Jesus Cristo a Luke Skywalker (!); O Livro de Ouro da Mitologia (Thomas Bulfinch), porque aborda em detalhes a mitologia grega (que eu adoro!)  e nos apresenta as mitologias de outras partes do mundo.

LP: Se pudesse escolher apenas uma de suas paixões: escrita, HQs, cinema ou fotografia, qual delas você optaria e por quê?
KH: A escrita porque ela é o princípio de tudo. Você precisa de um enredo antes de produzir uma história em quadrinhos e você precisa de um roteiro antes de gravar um filme.
Aí você pode afirmar... “mas a escrita não substitui a fotografia”. Certo. “Uma imagem vale mais do que mil palavras”, diz o ditado. Mas, eu prefiro ainda as mais de mil palavras... então, é algo pessoal mesmo (rs).

LP: Conte-nos em que momento da sua vida veio a vontade de adentrar na carreira literária?
KH: A vontade de escrever veio desde sempre. Desde muito pequeno, eu gostava de reescrever um filme que assistia do meu jeito. Se não gostava do final, eu mudava a história ou fazia uma adaptação que fazia mais sentido pra mim.  Por isso, desde cedo buscava aprimorar minha habilidade para escrever. Adorava as aulas de redação da escola e fazia tudo que pudesse me inspirar a escrever. Desde oficinas de fotografia e teatro até cursos de história em quadrinhos e astronomia (!).
A vontade de adentrar a carreira literária foi uma conseqüência natural desse processo. Se tiver que apontar um momento preciso da minha vida em que esse desejo surgiu seria na adolescência, por volta dos 14 anos, mas ainda não tinha a maturidade necessária pra fazer isso.

LP: Você está lançando seu primeiro livro “O Poder do Fogo” pela editora “Novo Século”, fale um pouco sobre este trabalho e suas perspectivas em torno dele.
KH: “O Poder do Fogo” é meu primeiro livro escrito e publicado. Ele é a realização de um sonho e um tanto quanto autobiográfico, pois quando o escrevi dividia com a protagonista Kiara minhas incertezas profissionais.
A sinopse do livro fala-se por si só. Apesar do gênero fantasia, a trama apresenta muitos aspectos e dilemas do nosso mundinho real, ou seja, muitos elementos com os quais os leitores poderão se identificar.
Escrevi o livro empregando um texto bem gostoso de ler. Assim como uma boa conversa. Evitei um escrito rebuscado justamente para tentar angariar novos leitores. Meu livro não é apenas para quem lê há muito tempo, mas também e especialmente para quem não gosta de ler por achar que a leitura é algo chato. Quero conquistar estas pessoas. Se “O Poder do Fogo” puder fazer isso, já ficaria imensamente satisfeito.
Minha principal expectativa com o livro é de que ele me abra as portas do mercado editorial. Que eu possa lançar outros livros e contar novas histórias. 

LP: Sabemos que escrever livros voltados para a literatura fantástica não é fácil, por conta da sua complexidade. Levando em consideração este ponto, em algum momento você teve dificuldade ao desenvolver o enredo de “O Poder do Fogo”?  Se teve, o que você fez para superá-la?
KH: Para ser sincero, eu acho mais fácil escrever a literatura fantástica porque certas regras são inventadas pelo próprio autor. Se eu fosse escrever sobre os moradores de uma pequena cidade da Bahia, por exemplo, eu teria que executar um tremendo trabalho de pesquisa sobre ela. Saber sua história, dados estatísticos, enfim, tudo que me desse bagagem e segurança para escrever o mais próximo do real.
Quando eu simplesmente invento um continente tenho mais liberdade para não me preocupar com certos detalhes. Porém, a literatura fantástica possui um obstáculo bem particular: não parecer ridícula. O autor precisa escrever de tal forma que passe credibilidade para as coisas teoricamente impossíveis que possam acontecer em seu livro.
Para não incorrer nesse erro em “O Poder do Fogo”, eu garanti que a base da história sempre fossem seus personagens e seus dilemas. A fantasia é o pano de fundo da trama e nunca o foco principal.
Até mesmo os poderes dos elementares são baseados em suas personalidades. O que, na hora de escrever, é uma divertida brincadeira. A Kiara, por exemplo, é tímida como uma brasa, mas por vezes explosiva como uma labareda. Já a Elemiah é serena como uma brisa, mas poderosa como um furacão. Tudo tem uma razão de ser.
Quanto às dificuldades criativas em relação a “O Poder do Fogo”, eu não tive muitas. Meu principal desafio foram os ajustes. Originalmente, o Lucius seria o protagonista, mas a medida que escrevia, eu percebia que a Kiara era a personagem principal. Inicialmente, fiquei com receio de escrever uma história com uma garota como foco principal, mas logo percebi que isso era um diferencial (quase sempre as histórias de fantasia são protagonizadas por garotos). O fato de ter lido a maravilhosa série As Brumas de Avalon (Marion Zimmer Bradley) foi uma influência pra isso acontecer, sem dúvida. Também tenho muitas amigas, o que me ajuda a construir uma personalidade feminina consistente.
Outro ajuste foi a questão do quesito saga. Pra quem não sabe, “O Poder do Fogo” é uma série de quatro livros. Não seria justo eu escrever um livro sem final. Por isso, o primeiro livro tem final, mas deixa pontas soltas para as seqüências.
A seqüência é mais difícil escrever porque tenho que consultar o primeiro livro pra não me contradizer e respeitar as regras estabelecidas. Outro desafio de uma seqüência é fazê-la de tal forma que ela seja melhor que a obra original. O que justifica sua existência. Não a torna uma seqüência gratuita e sem sentido. Quantos livros você não leu a seqüência e ficou sem entender o porquê do autor ter escrito aquilo?

LP: Qual a principal dica que você daria aos novos escritores?
KH: Tenha coragem de reescrever. Escrever é fácil. Qualquer um faz isso. Mas reescrever, ou seja, editar seu texto, revisá-lo e cortar pedaços desnecessários é para poucos.
Se você for exigente para com seu trabalho irá perceber que mais da metade do que escrevemos pode ser editado. Pergunte-se sempre “Por que um leitor leria esta parte do meu texto?” Se não tiver uma resposta convincente para isso, pode começar a reescrever.

LP: Deseja deixar uma mensagem aos leitores?
KH: Apreciem a literatura nacional. Não somente a fantástica. Existe muita coisa realmente boa produzida por aqui. Percebo que muita gente só lê os livros presentes na lista dos mais vendidos da Veja. Ou seja, aqueles que tem uma divulgação gratuita.
Isso vale para os blogueiros também. Muitos blogs falam apenas de livros e filmes famosos. Não estou falando para trocar uns pelos outros. Apenas para dar visibilidade a trabalhos menos divulgados, mas igualmente admiráveis.
Procure por obras alternativas, dê oportunidade para os nomes novos que estão surgindo. Tenho certeza de que você irá se surpreender!


Rapidinha Literária:

Esta questão funcionou assim: deixei 5 palavras e o autor respondeu com a primeira palavra que veio à mente ao ler cada uma delas.

·         LP: Leitura?
KH: Prazer.

·         Inspiração?
KH: Vida.

·         LP: Fantasia?
KH: Metáfora.

·         LP: Desejo?
KH: Ser lido.

·         LP: Leitor?
KH: Parceiro.


Onde encontrar Khêder Henrique:

   Bem pessoal foi isso, espero que tenham gostado de conhecer um pouquinho mais do nosso novo parceiro.
   Estou super feliz de ter aberto as postas para o nosso primeiro autor (masculino kkk) e gostaria de aproveitar para agradecer mais uma vez a atenção que o Khêder prestou a mim e ao meu blog... Obrigadão Khêder e muito bem vindo ao Ler e pensar!
    Um grande beijo pessoal e até a próxima! =^_^= 
  

3 comentários:

  1. Parabens pela parceria Gil.Não conhecia o autor e nem o livro,mas me interessei bastante!!!!

    Já coloquei sue banner lá na parte de parcerios viu!!
    obrigada
    e bjos

    ResponderExcluir
  2. Gil, parabéns pela parceria, flor!
    Eu amei O Poder de Fogo e espero que você goste tanto quanto eu gostei!
    Adorei a entrevista, o Khêder é muito legal!
    Não sabia da questão auto-biográfica do livro, o que achei muito interessante, e concordo com ele em várias coisas que disse, principalmente sobre o desafio da fantasia em não ser ridícula, em ser palpável. Ele foi muito feliz nesse quesito, porque me envolvi completamente com a história!
    Outra coisa é a questão da personalidade das personagens ser vinculada aos seus elementos de domínio, é aquele tipo de detalhe que dá um toque todo especial pro livro!
    Parabéns de novo ^^
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela nova parceria Gil.
    Que lhe renda bons frutos!!

    Beijos
    Ann G. anngominho.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!