#Novidades# Parceria com a autora Fabiane Ribeiro

12 novembro 2011

Olá pessoal, sabadão perfeito para apresentar a vocês a nova parceria do blog, com a autora Fabiane Ribeiro.
Estou super contente por ter a Fabiane aqui, no Ler e pensar, e aproveito para agradecer à ela por ter acolhido o blog de braços abertos. Muito obrigada Fabi!
E vocês, prontos para conhecerem a nova parceira?

Como vocês já devem imaginar a Fabiane nos concedeu uma entrevista exclusiva, mas antes de conferírmos as perguntas que a autora de Xadrez respondeu, vamos conhecer alguns detalhes sobre ela?
Fabiane Ribeiro cresceu em Mogi Mirim (SP), aos 15 anos foi estudar em Campinas, uma época que ela considerou boa, mas de muitas dúvidas quanto a qual caminho seguir, naturais para qualquer um nessa idade. Superada esta etapa repleta de escolhas, Fabiane optou por estudar Medicina Veterinária, concluiu o curso na Universidade Federal de Lavras (MG) e hoje segue carreira como médica veterinária, tendo a plena consciência de que fez a escolha certa.
Como nós seres humanos, tendemos a ter várias paixões de uma única vez e sempre nos propomos a fazer muito mais, com a Fabiane não foi diferente, além de veterinária, ela também possui outras paixões que ao longo do tempo teve a oportunidade de estar desenvolvendo. Foi professora de idiomas (Inglês e Espanhol) e após passar momentos difíceis em sua vida, começou a escrever um livro resgatando assim seu grande sonho de ser escritora. Assim como muitos que se aventuram nesta carreira difícil, mas não impossível, ela teve muitos obstáculos a serem ultrapassados, mas não se deixou abater e lutou até conseguir ver seu trabalho disponível nas prateleiras das livrarias. Fabiane é autora dos livros: Xadrez, Corações em Fase Terminal, do conto "Maija e o Encanto do Vento", publicado no livro de contos Tratado Secreto de Magia (Ed. Andross) e o poema "Sonhos de Infância", presente na Coletânia de Poesias - Prêmio Literário (Ed. Giz), além do livro Deixar a Luz do Sol Entrar, que será lançado em breve.

Curtam abaixo as capas dos livros:  

  (clique na imagem e saiba mais sobre cada obra)
 
Título: Xadrez
Editora: Multifoco
ISBN: 9788579614796
Ano: 2011
Páginas: 384

Título: Corações em Fase Terminal
Editora: Fabiane Ribeiro
ISBN: 0
Ano: 2011
Páginas: 117
Disponível: impresso e em formato e-book.

Título: Tratado Secreto de Magia
Editora: Andross
ISBN: 9788599267455
Ano: 2010
Páginas: 269

Confira a entrevista com a autora:

LP: Defina Fabiane Ribeiro.
FR: Sou alguém que acredita que os sonhos existem para se tornar realidade. Então, levanto todos os dias, construindo os meus. Também acredito que em meio a tanto caos, o mundo precisa de histórias do bem, estou tentando colaborar um pouquinho com isso.

LP: Fale um pouco sobre a sua paixão pelo mundo literário.
FR: Desde criança, adorava livros, histórias e tudo do universo literário. Adorava fazer redações para a escola! Nas férias, minha mãe escolhia um adesivo, então, eu o colava em uma folha de papel e escrevia uma história sobre aquela figura. Ou seja, a literatura faz parte de mim desde antes de eu me dar conta disso. E essa paixão só aumentou com o passar dos anos.

LP: Se você tivesse que ir sozinha a um lugar e só pudesse escolher um livro para levar, qual seria e por quê?
FR: Xadrez (risos). Para eu olhar para ele todos os dias e me lembrar de que eu devo ser grata por ter um sonho tão grande realizado. E também para não ter que ficar longe da Anny e do Pepeu.

LP: Sabemos que cada obra de um autor tem certo significado para ele, mas gostaríamos de saber se dentre as suas obras, existe alguma que você sinta mais apego?
FR: Não exatamente. O carinho por cada uma é especial. Cada uma me faz lembrar o momento em que a escrevi e me traz muitas recordações. Mas tenho pelo Xadrez talvez um pouco mais de apego, por ter sido o meu primeiro livro publicado e por sua trajetória ter sido de muita luta.

LP: Fale um pouco de “Xadrez”.
FR: “Xadrez” é a história de uma garota de oito anos que vive na Inglaterra do pós-guerra. Ela é separada dos pais e passa a viver uma nova e dura realidade, com um novo casal. Entretanto, o último presente que ela ganha do pai é um jogo de xadrez. Em sua nova vida, ela passa por momentos muitos difíceis, mas devido à sua fé inabalável, pessoas especiais cruzam seu caminho para ajudá-la. Uma dessas pessoas é Pepeu, que passa a ser seu companheiro para as partidas de xadrez, salvando-a da solidão. E devido à ligação que o jogo representa entre ela e os amados pais, que estão distantes, ela passa a sonhar com um Reino Xadrez, no qual é livre, e onde faz amizade com as peças do jogo, que também a ajudam nas dificuldades de sua nova vida.

LP: Por que criar uma história envolvendo o jogo de xadrez e qual o significado desse jogo na sua vida?
FR: Pra ser sincera, eu apenas jogo xadrez por diversão. Gosto do jogo, mas ele nunca foi tão frequente em minha vida. Quando anotei as primeiras ideias sobre o livro “Xadrez” o jogo me veio em mente. Então, pensei que ele seria o elo ideal que eu estava buscando para unir Anny e seus afetos e também Anny e seu passado. É isso o que ele representa na história.

LP: Além da questão de ter que encontrar uma editora, qual o maior ou os maiores desafios que você teve que enfrentar para ver suas obras publicadas?
FR: Até o momento de publicar o livro, a busca pela editora foi o mais complicado. Pessoas que querem te botar pra baixo, ridicularizando ou menosprezando a profissão também. Entretanto, o maior desafio é após a publicação, quando você tem que conquistar um público e visibilidade no mercado.

LP: Cite três coisas que você mais gosta e três que mais detesta.
FR: Gosto de: estar com as pessoas que amo; animais; mar.
Não gosto: quem julga sem saber; quem maltrata crianças e animais; cebola.

LP: Você já tem alguma ideia para uma futura publicação?
FR: Sim. Tenho cerca de 30 livros em rascunho. Atualmente estou trabalhando em um que envolve minhas duas paixões literárias: drama e suspense. O título provisório do livro é “Apenas mais uma canção de ninar”. E, além de meus dois livros publicados, tenho mais 3 finalizados.

LP: Deseja dizer algo aos leitores?
FR: Claro! Agradeço a todos que leram a entrevista, desejo que, assim como o jardim da Anny, a vida de vocês seja repleta de cor, e, assim como o coração saudoso de Pepeu, vocês sigam sempre atrás daquilo que realmente importa!

Rapidinha Literária:

Esta questão funcionou assim: deixei 5 palavras e a autora respondeu com a primeira palavra que veio à mente ao ler cada uma delas.

LP: Sonho?
FR: Literatura

LP: Inspiração?
FR: Vida

LP: Paixão?
FR: Escrever

LP: Livro?
FR: Viagem

LP: Leitor?
FR: Cúmplice

Onde encontrar Fabiane Ribeiro:

   Bem pessoal, espero que tenham curtido conhecer um pouco mais da nossa nova autora parceira.
   Gostaria de aproveitar o espaço para agradecer mais uma vez toda a atenção que a autora concedeu ao blog e a mim. Desejo-lhe também muito sucesso não apenas na carreira de escritora, como na veterinária, pois tenho certeza que os bichinhos vão agradecer tanto amor e dedicação... Valeu Fabiane e bem vinda ao Ler e pensar!
   Um grande beijo galera e até a próxima! =^_^=

5 comentários:

  1. Adorei a entrevista!
    Parabéns pela parceria,os livros parecem ser ótimos :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista!! A Fabi é sempre muito querida!

    Adoro Xadrez e Corações!! *-* ♥

    Beijosss
    Nati

    http://meninadelivro.blogspot.com/
    @NatiiBianchin

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela parceria! É sempre muito bom fechar mais uma, espero que consiga firmar outras mais. :)

    Beijos, wwww.mulhergostadefalar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa não sabia que ela tinha escrito tantos livros assim!! Mas parabens pela parceria menina.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela parceria e linda entrevista :D

    E quanto livro escrito/rascunho :D

    Beijo,
    Lariane - www.leiturasedevaneios.com.br

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!