#Li e Registrei# As Crônicas da Terra do Lago: o primeiro-ministro, de Iracy Araújo

15 novembro 2011

   Hallo pessoas, neste feriadão chuvoso, estou aqui para postar o Li e Registrei dessa semana.
   Mas antes de partirmos para a resenha mais que esperada do livro, gostaria de comentar que está rolando uma promoção super mara aqui, não deixem de participar! E ainda dá tempo de vocês se inscreverem no projeto Diário Viajante da Gil, então é só  acessar o post do projeto aqui e fazer a sua inscrição. 
   Estou aguardando vocês nesta viagem linda!!!
   Agora galera vamos ao que interessa?

Editora: Novo Século
ISBN: 9788576795063
Ano: 2011
Páginas: 144
Classificação: 
Sinopse: Quíron, o primeiro-ministro, mantém o reino da Terra do Lago em equilíbrio e prosperidade. Rei Darel está feliz com o nascimento da princesa Diana, sua única filha e herdeira. As sombras do exército de Magnus, o impiedoso, avançam sorrateiramente sobre a cidade conquistada pelas mãos do sanguinário invasor. Na calada da noite, Quíron consegue fugir do castelo com sua filha Selene e a pequena Diana, salvando a princesa da morte certa. Conseguirá o fiel ministro mantê-la a salvo da tirania de Magnus?

   Em primeiro lugar eu gostaria de dizer que foi um prazer ler este livro, primeiro por conta da minha paixão pela maravilhosa literatura fantástica e segundo pela história ser super leve e gostosa de acompanhar.
   "O primeiro ministro" é o abre alas da série "As Crônicas da Terra do Lago" e é o tipo de livro que podemos taxar de surpeendente, afinal quem é fã de literatura fantástica e costuma ler esse gênero frequentemente, logo de imediato vai assustar-se com as poucas páginas que o primeiro volume possui, pois geralmente os livros desse estilo são mais longos, por necessitarem de uma descrição mais detalhada do tempo, espaço, personagens, etc e tal. Entretanto, o livro em momento algum deixa a desejar, visto que a autora conseguiu elaborar de modo simples e preciso, um enredo completo, claro, ojetivo e muito cativante.
    
   A Terra do Lago, um lugar maravilhoso, é governado pelo bondoso Rei Darel, que apesar de ter perdido recentemente sua amada esposa, está muito contente com o nascimento de sua única filha, a princesa Diana. O Rei só não poderá comemorar muito, pois seu reino está ameaçado pelos ataques do terrível exército de Magnus, um conquistador sanguinário que viaja por terras distantes a fim de aumentar seus domínios a base de guerras e muito derramamento de sangue. 
   Darel toma conhecimento que Magnus pretende iniciar uma guerra a fim de dominar a Terra do Lago. Como os habitantes e o próprio Rei sempre viveram de modo pacífico, Darel logo imagina que a derrota é algo concreto, então, como uma tentativa de manter viva a esperança de um dia libertar seu povo e sua terra, deposita em Quíron, o primeiro-ministro, a terefa de fugir e salvar a princesa Diana, sua única filha e legítima herdeira do trono. Quiron aceita a tarefa e parte com sua filha Selene e a pequena princesa para o interior da floresta, alguns dias antes de Magnus invadir e dominar o reino.
    Contrariado por não encontrar a filha do Rei no castelo, Magnus não acredita que ela esteja morta e inicia uma busca obsecada pela princesa que se estende ao longo dos anos.
    Com medo de serem encontrados por Magnus, os três fugitivos, Quiron, Selene e a princesa Diana, passam a viver numa caverna no interior da floresta. O ministro tenta criar as meninas da melhor maneira possível, mas sabe que será muito difícil, pois Magnus não se conformará enquanto não conseguir encontrar a herdeira do trono de Darel.
   Quíron tem ciência de que logo ficará velho e tem medo de não conseguir manter a promessa que fez ao Rei, então pede a filha Selene que o ajude a protegê-la, pois Diana é a única que poderá libertar o reino da Terra do Lago das garras do tirano Magnus. Apesar de não gostar da ideia de ter que viver numa caverna e fugindo o tempo inteiro, Selene ajuda o pai da maneira que pode, a manter a princesa segura.
    A filha de Quíron é uma garota de personalidade forte, teimosa e em muitos momentos cheia de dúvidas, como toda adolescente na sua idade. Para ela, era muito difícil conviver com a ameça de ser encontrada por Magnus e o medo a assombrava constantemente. Mas, num dado momento Selene encontra Gabriel, um mago muito poderoso, que a leva para uma terra distante com o intuito de ensinar-lhe magia. 
   Gabriel acredita que a garota é a guardiã ideal para proteger a princesa e garantir que ela retorne à terra do Lago para reclamar seu trono. Para isso, ele inicia a árdua tarefa de transformá-la em uma maga poderosa, mas não será nada fácil fazer a garota entender que, para desenvolver a magia de maneira eficaz, muitos obstáculos devem ser ultrapassados e que ela deverá ser forte para conseguir superá-los.
"Naquele momento era importante que a menina liberasse seus sentimentos. Sofrera muito e algumas perdas eram irreparáveis, mas para seguir em frente era preciso que superasse isso. Afinal, é preciso aprender a conviver com a dor e não deixar que ela nos esmoreça.
- Algumas dores são eternas, mas temos que aprender a suportá-las - dizia sempre para a menina quendo ela começava a chorar. [...]" (As Crônicas da Terra do Lago: o primeiro ministro, p. 74)
    Selene está disposta a enfrentar as dificuldades e superar seus medos, mas é assutador imaginar que muitos depositaram nela, todas as suas esperanças e que seu fracasso resultará na infelicidade dessas pessoas, afinal, ela é apenas uma jovem cheia de dúvidas, não muito diferente das outras pessoas que conhece. Entretanto terá que ter coragem e aprender tudo o que puder para ajudar seu pai e a princesa.
      
    Quíron tem um importante papel nesta empreitada, mas acredito que Selene seja a grande estrela da história, pois é ela quem sacrifica  a maior parte de sua vida tentando superar seus medos e anceios para ajudar a garantir a segurança de Diana. 
    O que mais chamou a minha atenção na história foi o amadurecimento da personagem Selene, pois no início ela era uma menina fraca, rebelde e difícil de lidar, mas a medida que a história avançava ela foi revelando um crescimento interior imenso, resultado das inúmeras situações que ela vivia que contribuíram para tal, além disso, o modo como a autora conduziu o enredo fez com que esse crecimento parecesse natural. A personagem não precisou amadurecer precocemente, ela foi ganhando mais confiança com o passar dos anos e superando seus medos até chegar o momento em que ela seria a peça fundamental para o desenrolar da trama.
    Devo ressaltar que a história em si é muito boa, mas realmente apaixonei-me pela Selene e sua trajetória e claro, estou super anciosa para ler os próximos volumes, pois estou torcendo sim pela volta da princesa Diana à Terra do Lago, mas muito mais pela Selene, que na minha opinião, merece uma atenção maior, pela complexidade emocional que esta personagem carrega, além da superação pessoal incrível durante a história.
     A leitura é rápida, leve e em muitos momentos emocionante. O enredo é simples e objetivo, mas não deixa a desejar em nenhum ponto, portanto para quem gosta de literatura fantástica tanto quanto eu, deve conferir e conhecer esta terra maravilhosa criada pela Iracy.
     Espero que tenham gostado e reservem um tempinho para embarcar nesta aventura. Um super beijo galera e até a próxima! =^_^=
   

14 comentários:

  1. Oi Gil!
    O livro parece ser muito bom, é só o que tenho lido pelas resenhas!
    Adoro histórias em que a gente consegue acompanhar o amadurecimento das personagens e acredito que também gostaria de Selene ^^
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Que resenha lindaaa!

    Nunca havia visto falar deste livro, mas posso dizer EU QUEROOOO heheheh


    Beijo,
    Lariane - www.leiturasedevaneios.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi querida!Amei seu blog muiot bom.Adoraria receber vc no meu:http://livrosecinemasdeamanda.blogspot.com/
    AH!ja to te seguindo.
    bjinnn...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Gilciany! Estou ansiosa para ler As Crônicas da Terra do Lago! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. A resenha ficou perfeita!Muito boa!Estou louca para ler esse livro!
    Bjs!
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Querida, fiquei super curiosa com relação ao livro. Vou colocar na minha listinha de desejados!
    =)

    Bjinhos
    Psiu!
    Silêncio Que Eu To Lendo!

    ResponderExcluir
  7. *-*
    Não conhecia o livro e nem a autora! Mas é bem fantasia né?? Acho que por enquanto estou um pouco longe desse gênero, muita coisa pra lembrar, muitos detalhes né?? Hehehe mas parece bom e fica a dica como presente de Natal1
    =)

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. eu terminei de ler o livro da Iracy tem um dia. gostei bastante... logo logo vai ter resenha no blog *-*
    beijos
    boa quinta

    ResponderExcluir
  9. Oi querida,
    Todos estão falando tão bem desse livro que é impossível não querer ler e SURTAR por ele, primeiro que a resenha está ótima e segundo, O QUE É ESSA CAPA??? Eu quero tipo agora!!


    Beijão
    WILL
    Vício de Cultura

    ResponderExcluir
  10. Olá Gil, é minha primeira vez aqui no blog, e ele é muito lindo, parabens, já estou seguindo!
    Este livro parece ser ótimo, fiquei baita curiosa para ler.Depois da sua resenha ele entrou para minha listinha.

    Tmb tenho um blog literário e ficaria feliz se você pudesse visitar e seguir: www.mybooklit.blogspot.com
    obrigada
    bjo

    ResponderExcluir
  11. A capa desse livro é linda, já vi em alguns vídeos e fiquei apaixonada,amei a resenha viu Gil, parabéns, fiquei super ansiosa para ler o livro.

    Beijoos amiga

    ResponderExcluir
  12. Nossa Gil, amei sua resenha, está ótima muito completa e realmente deixa claro o uanto o livro deve ser bom. Eu adoro assim como você livros ed literatura fantastic a e esse livro já estava na minha listinha depois de saber que vc gostou tantoo agora eu quero ele mais hahahha...

    Parece interessante essa história de uma adolescente ter que ser a guardiã de uma pequena princesa. Mas fiquei curiosa oara saber o que acontece com o Rei. Será que ele nunca mais vai ver a filha?!

    EEeee curiosidade hahaha


    Bjão Gil.

    ResponderExcluir
  13. Tô doida, DOOIDA para ler esse livro!
    A capa é linda, e a sinopse me agrada muito.

    Adorei tua resenha, muito fofa e bem esclarecedora.

    Um grande beijo.
    @pirulitolimao

    ResponderExcluir
  14. Já gostei da resenha logo de cara, um livro fantástico com uma leitura gostosa é tudo o que eu quero! rs Adoro esse gênero, tenho me dedicado bastante aos livros YA voltados para fantasia.
    Deu pra perceber que este tal de Magnus é carne de pescoço, podia se satisfazer de uma vez com a conquista do reino... Dá pra concluir que boa parte da ação do livro está voltada para as personagens Diana e Selene que devem passar grande parte da vida em fuga. Pela resenha já me encantei mais por Selene, talvez pela descrição que você fez, e também por envolver magia, uma aprendiz de maga! Muito legal! rs
    Essa de Selene se dedicar e sacrificar pra ser guardiã de Diana me lembrou bastante Academia de Vampiras que eu adoro, portanto, essa não é uma coincidência ruim, muito interessada neste livro!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!