#Novidades# Parceria com a autora Iracy Araújo

19 outubro 2011

Oi galera, hoje eu venho anunciar com muita alegria a nova parceria do blog com a autora Iracy Araújo! 
A autora está estreando no mundo literário com o recente lançamento "As Crônicas da Terra do Lago: O primeiro Ministro" e eu fiquei mega feliz por poder firmar parceria com ela e ter a oportunidade de prestigiar sua obra linda.
Então, meus queridos, vamos conhecer um pouquinho mais da nova autora parceira?

    Como vocês sabem, eu gosto se apresentar os autores parceiros, sempre com uma entrevista, assim vocês tem a oportunidade de conhecê-los um pouquinho mais. Com a Iracy, não foi diferente, mas antes de partirmos para a entrevista que ela concedeu ao Ler e pensar, vou logo adiantando algumas coisinhas sobre ela.
   A Iracy é médica pediatra e adora trabalhar com crianças, escreve desde a adolescência, já publicou artigos voltados para sua área de atuação (a medicina), mas só agora pôde deixar-se render pela literatura, lançando recentemente o primeiro volume da série "As Crônicas da Terra do Lago" (veja as fotos aqui). Reside em Recife (PE),  gosta de filmes, músicas e tudo o mais que puder deixá-la feliz.


Curtam abaixo a capa do primeiro volume da série "As Crônicas da Terra do Lago":

Título: As Crônicas da Terra do Lago: o primeiro ministro
Editora: Novo Século
ISBN: 9788576795063
Ano: 2011
Páginas: 144

 
 Confira a entrevista com a autora:

LP:  Defina Iracy Araújo. 
IA: Sou uma pessoa que gosta de ficar com a família, gosta de ler e escrever.  Adora poesia e tenta fazer do mundo um lugar pelo menos um pouquinho melhor para se viver.

LP: Fale um pouco sobre os motivos que fizeram uma médica dedicar-se à escrita de livros literários e não voltados para a área da medicina? 
IA: Tenho textos (capítulos) publicados em quatro livros de medicina, todos de pediatria que é a minha especialidade e isso é uma parte do meu trabalho bem como ministrar aulas e seminários para estudantes e residentes de medicina.  Já a literatura e algo totalmente diferente. Escrever é algo que faço quando estou feliz, quando estou triste, quando estou com tempo livre ou quando estou cansada, sempre tem um tipo (poesia, conto ou crônica) para cada ocasião. Faz parte do meu jeito de ser.

LP: Sabemos que você ama a profissão de médica, mas também sabemos que esta área demanda muita dedicação, assim como a profissão de escritora. Se houvesse necessidade, futuramente você se dedicaria apenas à escrita ou essa possibilidade está descartada? 
IA: A primeira vez que eu disse que seria médica tinha cinco anos de idade, hoje eu não me vejo deixando a medicina, até por que temos várias possibilidades e eu posso sair da área de assistência para ficar só com ensino, por exemplo. Ser médica demanda tempo e esforço, só para a minha formação completa (faculdade + especialização) foram dez anos de estudo, e gosto do que eu faço caso contrário não valeria a pena. Por outro lado também amo escrever o que também requer tempo, mas há vários médicos que são escritores também tanto é que temos no Brasil a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores. Provavelmente eu sempre vou tentar conciliar as duas coisas.

LP: Qual ou quais são os autores que você considera ícones? Porquê? 
IA: Na literatura nacional eu posso citar Machado de Assis, eu simplesmente o acho um mestre das letras. Na literatura de fantasia posso citar Tolkien, Marion Zimmer Bradley que criaram verdadeiros mundos em suas obras e no romance Jane Austin (como não falar de Orgulho e Preconceito, ele é simplesmente perfeito e vem inspirando centenas de pessoas e autores ao longo desses anos).

LP: Conte-nos um pouco sobre seu projeto “As Crônicas da Terra do Lago”. 
IA: Sempre gostei de fantasia, contos de fadas, castelos e princesas. Comecei a imaginar uma princesinha de um reino perdido e sua busca pelo seu trono e daí senti a necessidade de uma família para acolher a menina e achei que um grande amigo do rei seria o ideal para essa missão. Uma coisa que me preocupa são os valores que estão sendo um pouco deixados de lado ultimamente: lealdade, amizade, amor, coragem. Eu acho importante falar sobre eles, sobretudo para os mais jovens e tento passar um pouco disso na minha história.

LP: Sendo a história seriada, quantos livros irão compor a série e se já há previsão de  lançamento para os próximos volumes? 
IA: Serão três livro, o segundo que mostra a fase da adolescência da princesa Diana está quase pronto e deve ser lançado no próximo ano, mas ainda não temos a data definida.

LP: Para criar os personagens do seu livro, você se inspirou em alguém do seu cotidiano ou todos eles são fictícios?  
IA: Os personagens são todos fictícios, agora não posso negar que Selene é um pouco do meu alterego, até meus amigos já perceberam isso. Os nomes dos personagens principais eu tirei da mitologia e da história romana. Diana e Selene representam a Deusa da Lua na mitologia romana e grega, mas enquanto Diana representa principalmente a lua cheia, Selene representa a lua em toda as suas fases.
   
LP: De onde surgiu o título “As Crônicas da Terra do Lago”? 
IA: O que eu havia planejado era contar a história da Terra do Lago desde o nascimento da princesa até o momento em que ela se tornasse rainha e quando resolvi fracionar isso em três partes achei que colocar o termo “crônicas” seria o mais adequado. Assim eu tenho essa noção de continuidade da história.

LP: Já ouvimos muitos elogios sobre o designer da capa de“As Crônicas da Terra do Lago: o primeiro ministro”. Fale-nos sobre o processo de criação dela e se o resultado final ficou parecido com o que você havia imaginado? 
IA: A minha editora, a Letícia da Novo Século Editora, me pediu um resumo detalhado do livro ressaltando os pontos que eu considerava importantes na história, a partir daí os desenhistas da Novo Século criaram quatro capas e ela me enviou para que eu pudesse escolher, mas quando eu vi o castelo de pedra na capa azul eu não tive duvidas que aquela era a capa perfeita para o livro, senti que eles conseguiram captar exatamente o que eu tinha escrito e me deu uma alegria imensa, é como se a própria cidadela de Esferal tivesse se materializado. A espada com o lírio entrelaçado que eu criei como símbolo da casa real do Rei Darel também ficou muito bonita, eu realmente só tenho elogios aos profissionais da Novo Século. 

LP: Você gostaria de deixar um recado aos seus leitores? 
IA: O que eu posso dizer é que leiam muito, leiam sempre que puderem, autores nacionais e internacionais. E espalhem cultura aos quatro ventos. Um grande abraço a todos.

  Rapidinha Literária:

Esta questão funcionou assim: deixei 5 palavras e a autora respondeu com a primeira palavra que veio à mente ao ler cada uma delas.

·         LP: Desejo?  
       IA: Amor

·         LP: Escrever? 
       IA: Paixão

·         LP: Leitor? 
      IA: Amigo

·         LP: Página? 
      IA: Mundo

·         LP: Literatura? 
       IA: Vida

Onde encontrar Iracy Araújo:

   Bem pessoal, espero que tenham gostado da nova autora parceira, com certeza esta nova parceria trará muitas coisas boas para todos nós. Deixo meu muito obrigada à Iracy, por acolher o blog tão carinhosamente! E claro que eu amei saber que ela gosta do Tolkien, assim como eu, ele simplesmente é o ícone dos ícones na literatura fantástica e com certeza inspira muitos e muitos escritores à explorar  este gênero literário tão fascinante.
   Obrigada por tudo Iracy e seja muito bem vinda ao blog!!!
   Um super beijo pessoal e até a próxima! =^_^=

7 comentários:

  1. Parabéns pela parceria!
    Muito legal a entrevista!
    Ela deve ser uma querida né?!
    Beijoos

    ResponderExcluir
  2. Ira, estarei acompanhando e devorando sus livros..Já ansiosa pelo segundo..e já cobranndo o terceiro..risos...Minha admiração como amiga, como colega de profissão
    Flavis

    ResponderExcluir
  3. Olá Gil!
    Meus parabéns pela parceira. Já estou a um tempo desejando esse livro da escritora.
    Acredita que nunca li nada do Tolkien? Pois é :p
    Mas amo imensamente Jane Austen, com certeza minha escritora favorita do gênero.
    BJ!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  4. Miga a Iracy é realmente especial, ela foi mega atenciosa comigo e acredito que com vc tbém né???

    Obs: Vc escreveu: "É pernamburaca, mas atualmente reside em Recife" Acredito que vc quis dizer que ela é Pernambucana e reside em PE, o "mas" não convém pq Recife é a capital de pernambuco =)

    bjos

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela nova parceria flor! Fico feliz em ver que a literatura nacional mostra cada vez mais autores incríveis. Grande beijo!


    Ilmara
    www.conversadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Parabéns por sua nova parceria.
    Estou super curiosa para ler o livro da Iracy.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela parceria, flor!
    Que venham muuuitas outras! ;)

    Beeijos ;*

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!