#Li e Registrei# Uma crença silenciosa em anjos, de R. J. Ellory

06 setembro 2011

    Oi gente...hoje estou meio mal humorada e sem ânimo. Queria tanto que algumas coisas tivessem dado certo pra mim, mas pelo visto ainda vou pastar mais um tiquinho.
   Então, para espantar um pouco o mau humor, vim aqui escrever este post, atrasado, mas com a melhor das intenções. 
    Esta resenha já era pra ter saído há um tempão, já que li o livro no início do mês passado. Como eu fiz a resenha em um caderno e larguei dentro do ármário, acabei esquecendo completamente dela. Daí vieram outros livros, fui postando e o resultado vocês já devem imaginar, esqueci total deste aqui. Nem deveria, pois foi um dos melhores livros que eu já li, se não foi o melhor, desde que iniciei essa turnê de leitura. Por isso não poderia mais adiar. 

   Nem sei como iniciar esta resenha ou mesmo listar todos os sentimentos que este livro conseguiu me causar, por serem tantas, as sensações sentidas durante sua leitura. Não sei se foi a história impecável, o enredo penetrante, o suspense, a angústia de Joseph, as supreendentes revelações, enfim, acredito que no fim foram todos os fatores que contribuíram para que esta história me deixasse sem dormir direito por umas três noites seguidas. Acho que senti uma catarse tão grande quando terminei de ler o livro, que demorei horrores para assimilar tantas revelações e conseguir convencer a mim mesma que era apenas ficção. 
   A história incrível do menino de 12 anos Joseph Vaugham penetrou na minha mente de tal forma que não seria exagero dizer que senti calafrios ao ler algumas das páginas de "Uma crença silenciosa em anjos". Um triller perfeito, com todos os ingredientes que uma boa história de suspense pode exigir não poderia ter menos que cinco estrelas de avaliação e nem deixar de entrar para os meus livros favoritos.     
   Prontos para conhecer?

 Editora: Intríseca
ISBN: 9788598078458
Ano: 2009
Páginas: 448
Classificação: 
Sinopse: Em uma comunidade rural da Geórgia, no sul dos Estados Unidos, Joseph Vaugham, de 12 anos, é informado sobre o assassinato de uma colega da escola. É o primeiro de uma série de crimes que, ao longo de uma década, vão arruinar as relações naquela cidadezinha. Joseph e seus amigos estão determinados a proteger o lugar, e formam um grupo batizado de "Os guardiões".
Mesmo depois de os crimes terem cessado, uma sombra de medo e pavor persegue Joseph. O passado parece enterrado, mas, cinquenta anos depois, ele se defronta com o pesadelo que abalou toda a sua existência. A trajetória de Joseph Vaugham é marcada por uma sucessão de tragédias pessoais: primeiro, a morte do pai; depois, a tortura, a mutilação e os assassinatos em série de jovens meninas; em seguida, o abismo da loucura da mãe, amante de um vizinho alemão na época da Segunda Guerra.
Uma crença silenciosa em anjos é a história de uma superação  e do que pode ser sacrificado em nome disso. Narrada como uma alegoria sobre a natureza da injustiça, do mal e do preconceito, expõe a claustrofobia característica das comunidades fechadas, e sua intolerância à diferença. É, sobretudo, um romance sobre o poder da vontade do indivíduo diante do pior. 

   
   Este foi o primeiro livro que eu li do autor e simplesmente apaixone-me pela história do garoto Joseph Vaughan. Um menino tímido, que amava os livros e sonhava em ser escritor. Desde cedo tinha um dom ímpar para a escrita que ao ser percebido por sua professora, logo foi esplorado. No entanto, a vida de Joseph  não poderá seguir como ele havia sonhado, pois a morte vai perseguí-lo de forma implacável.  
  Seu primeiro contato com ela será aos 12 anos quando seu pai falece, vítima de uma doença incurável. Logo em seguida, toma ciência de que uma amiga de classe foi brutalmente assassinada, dando início a uma série de crimes terríveis e brutais.
   Meninas com idade entre 7 e 12 anos são mortas de maneira cruel e tem seus corpos esquartejados e lagados a esmo. Por ter conhecido a maioria delas, Joseph sente-se ligado as meninas e tenta fazer alguma coisa para que os crimes parem de acontecer.  Junta-se a mais cinco amigos, formam o grupo entitulado "Os Guardiões" com o intuito de proteger as meninas da pequena cidade, mas no fundo eles sabem que não passam de garotos tentando conter o medo e o pavor, fingindo que podem fazer algo.
   Desde o primeiro assassinato, Joseph não para de pensar e sentir-se fracassado por não poder impedir que tal crueldade aconteça. Mas como um simples jovem pode impedir que o mal se espalhe quando nem mesmo a polícia consegue impedir?
   A morte do pai, o assassinato em série das meninas, a loucura da mãe, que após envolver-se com um homem comprometido e saber que este era uma dos principais suspeitos pelos crimes, fica extremamente perturbada, formam apenas algumas das inúmereas perdas que Joseph vai colecionando ao longo de sua precária vida.
  Ele é o exemplo perfeito do como certas coisas e situações podem penetrar na nossa vida, acabar com qualquer paz que esta possa ter e de como a determinação e a coragem podem mudar o curso dela.
  Uma crença silenciosa em anjos nos ensina a lidar com o medo, a angústia e os pesadelos que atormentam nossas vidas de uma maneira tão íntegra e emocionante que seria quase um pecado não conhecer estas maravilhosas linhas escritas por R. J. Ellory. 
  Tenho a plena certeza de que após ler este livro você nunca mais se sentirá a mesma pessoa. 

   Bem pessoal, espero que tenham gostado! Aguardo as impressões através dos coment's. Um grande beijo e até a próxima. =^_^=
   

Nenhum comentário

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!