#Virou Filme - 5# O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë

21 agosto 2011


    Oi gente!!! Neste domingo absolutamente frio demais resolvi postar o "Virou Filme", atrasado, eu sei, pois sempre posto na quinta, mas como vocês puderam ver, minha semana estava meio conturbada, o que gerou um atraso geral nas postagens.
A boa notícia é que fiz um cronograma (está na barrinha lateral) e a partir da próxima semana (iniciando amanhã), seguirei a risca esta agenda (ou pelo menos tentarei, kkk). Assim vocês poderão conferir os dias da semana que sairão os post's que vocês mais gostam. Resolvi isso ontem de madrugada, pois é, estava pensando nisso quando fui dormir, afinal, o blog tá de roupinha nova, firmando parcerias, por isso não dá mais pra ficar nessa bagunça ou mesmo na contínua indecisão. Tudo agora deve seguir um padrão, para que vocês, visitantes e seguidores, possam sentir-se mais a vontade no meu espaço. Como eu sempre digo: organizar, arrumar, mudar, nunca é demais, se for pra melhor. E com certeza esta nova organização virá para melhorar ainda mais este espaço que eu gosto tanto de dividir com vocês!
Mas agora, chega de recados e vamos ao nosso filme de hoje.

   Eu já estava com este filme na cabeça faz tempo e tinha decidido fazer um Virou Filme com ele, pois se trata de uma obra que eu simplesmente adoro: O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë.
   Vocês já devem saber que o livro é bem velhinho, foi publicado pela primeira vez em 1847, gerando uma forte crítica da sociedade inglesa, sendo mal aceito pelo púiblico por conta do forte enredo.
    A primeira publicação do romance de Emily foi com o pseudônimo masculino Ellis Bell. Após sua morte (1848), a obra passou a levar o nome verdadeiro da autora e ganhou o merecido reconhecimento tanto dos críticos literários, quanto dos leitores, tornando-se desde então, um dos mais inportantes clássicos da literatura inglesa e mundial.

    Conheci  este romance quanto tinha 14 anos, na época, li a versão infanto-juvenil da Série Reencontro, lançada pela editora Scipione e só fiz a releitura do livro na versão original, em 2009. Claro que não foi a mesma emoção que senti, pois uma releitura é tão surpreendente quanto a primeira. Desperta-nos sempre um novo sentimento ou até mesmo, algo que passou despercebido na leitura anterior.
    Amei esta obra ao deparar-me com as belíssimas passagens em que Heathcliff e Catherine declaravam seu amor, portanto, não é de se admirar o seu enorme sucesso, afinal, O Morro dos Ventos Uivantes consiste em uma literatura de alta qualidade, por seu texto conter questões de caráter atemporal e que até hoje causam emoção, impacto e intensas inquietações em seus leitores. 
     Seus personagens extremamente fortes, bem definidos, um enredo que abarca mais de uma geração e uma paixão quase doentia, fazem deste romance um dos mais fortes e belos que eu já li.
    Sendo desta maneira eu não podia deixar de vasculhar pra ver se encontrava uma adaptação cinematográfica da obra de Emily Brontë, pois além de amar a literatura de maneira incondicional, também amo cinema e, adoro ver meus livros favoritos ganharem vida através das telonas. 
    É um momento mágico pra mim, ver cada personagem, avaliar se o diretor escolheu bem os atores e se estes fizeram jus a personalidade dos personagens do livro. Fora isso, gosto de conferir o cenário, o desenrolar da história, figurino e claro, as falas maravilhosas que os autores escrevem e que permanecem vivas na memória.
     Quem é amante de cinema e literatura há de concordar comigo que se o diretor conseguir passar tudo isso de maneira mais aproximada possível da obra, esta com certeza tornará-se imortal, tanto na parte escrita quanto na visual.
      O que mais me impressionou, quando procurei a adaptação de O Morro dos Ventos Uivantes foi a quantidade disponível, pois há várias adapações, no cinema, teatro e até uma série na TV britânica. A primeira adapatação saiu em 1939, considerada clássica e  a mais recente foi lançada em 2010.
     Bem, a versão que eu assisti foi a de 1992, dirigida por Peter Kosminski e tendo Ralph Finnes e Juliette Binoche nos papeis principais. Confesso que esperava mais da atuação de Ralph ao dar vida para Heathcliff, mas no geral o filme trouxe muito do livro, o que pra mim é extremamente importante. Quanto mais do livro o filme conter, melhor será o trabalho do diretor.
      Não tenho tanto a contar sobre o filme, já que ele retrata exatamente a história do livro, então, eu trouxe apenas a sinopse contida na contra capa do DVD.

Sinopse: No final do século XVIII, em uma área rural da Inglaterra, surge com o tempo uma violenta paixão entre Catherine Earnshaw (Juliette Binoche) e o cigano Heathcliff (Ralph Fiennes), seu irmão adotivo. Criados juntos, eles são separados pela morte do pai de Catherine e a crueldade de como Hindley Earnshaw (Jeremy Northam), seu irmão, trata Heathcliff. Quando Heathcliff toma conhecimento que ela vai casar-se com Edgar Linton (Simon Sheperd), um homem rico e gentil, Heathcliff foge para fazer fortuna, ignorando o fato de que Catherine o ama, e não o futuro marido. Dois anos depois, Heathchliff retorna para vingar-se de Hindley e Edgar e do abandono que Catherine lhe infligiu.
     
    A história é guiada pelo desejo de vingança, rancor e o amor imortal entre Heathcliff e Catherine. O clima sombrio e o local escolhido para as filmagens, fazem jus ao descrito por Emily Brontë em sua obra, um dos pontos mais relevantes desta adaptação, em especial. Por isso, para quem já leu a obra, não pode deixar de confeir este clássico nas telonas e para aqueles que não leram, fica a dica, tanto da leitura quanto do filme.
    

Título original: Wuthering Heights
País: Estados Unidos
Ano: 1992
Duração: 102 min.
Direção:  Peter Kosminsky
Elenco: Juliette Binoche; Ralph Fiennes; Janet McTeer e Sophie Ward.
Gênero: Drama
Idioma: Inglês
 
(Edição mais recente do livro)
Título: O Morro dos Ventos Uivantes
Autor: Emily Brontë
ISBN: 978856306602-2
Editora: Lua de Papel
Ano: 2009
Páginas: 200
 
(Assita o clipe com algumas cenas ao som da música tema do filme.) 

     Espero que vocês tenham gostado! Comentem bastante, deixando suas impressões da obra e do filme em questão. Caso vocês já tenham visto outra adapatação, não esqueçam de deixar como dica.
     Beijos e até a próxima. =^_^=

Nenhum comentário

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!