#Virou Filme - 2# O Vestido

08 junho 2011

   Olá pessoas em primeiro lugar gostaria de pedir desculpas pelo abandono do blog esta semana, mas estava muito atarefada com a apresentação do meu TCC na faculdade, mas graças a Deus tudo deu certo pra mim e agora estarei livre para dar um gás aqui no blog! 
   Fiquei pensando o que fazer pra vocês e decidi postar mais um “Virou Filme”, mas desta vez vocês vão se surpreender, pois a obra de hoje não é um romance, mas sim um poema de Carlos Drummond de Andrade chamado “O caso do vestido”, vocês poderão curtir o poema aqui e depois correr para ver o filme.
   Legal né? Já que é um poema, podemos fazer a leitura rapidinho e já partir para a telona, então vamos lá!
   Carlos Drummond de Andrade foi um dos maiores escritores de nosso país. Poeta, contista e cronista, possui em sua vasta produção vários poemas que tocam nossa sensibilidade de maneira concreta e indescritível, pois alguns deles nos remetam a situações bem semelhantes as vividas na realidade. O poema de Drummond faz parte da obra “A Rosa do Povo” de 1945 e é composto por 150 versos sendo divididos em 75 duetos ou dísticos, representando um diálogo entre o eu e o tu. O poema é bem extenso, mas o conteúdo é sem comentários, pois traz em seu interior temas como: o triângulo amoroso, a relação de cumplicidade com as filhas e a crítica à submissão da mulher.

   A adaptação cinematográfica do poema de Drummond, feita pelo diretor brasileiro Paulo Thiago foi intitulada “O Vestido” e conta  a história de uma dona de casa, pacata e caseira, chamada Ângela, que vive em uma cidade pequena com seu esposo, Ulisses e suas duas filhas, no entanto, tem sua vida conjugal e a estrutura de sua família abaladas com a chegada de uma misteriosa mulher vinda da capital conhecida como Bárbara, que acaba enlouquecendo seu marido e propiciando uma situação inusitada. O vestido tem um caráter simbólico tanto no poema, quanto na produção de Paulo Thiago, mas dá vida e colore o enredo, pois simboliza a sensualidade feminina, motivo central da trama.
   Sinceramente falando, achei que o diretor conseguiu transpassar o poema para as telas do cinema de forma ímpar, capturou a ideia principal da obra de Drummond de maneira muito aproximada a criação principal (poema), sem contar com o elenco escolhido para compor os personagens da trama: Gabriela Duarte (Bárbara), Ana Beatriz Nogueira (Ângela) e Leonardo Vieira (Ulisses) compondo divinamente esta adaptação.
   O filme está disponível em DVD e para quem gosta de um romance apimentado, esta é uma boa pedida.
   Vejam abaixo o clipe com a música tema do filme interpretada por Adriana Calcanhotto.
   Bem pessoal é isto, espero que tenham curtido, aguardo os coment's e até a próxima!!!


País: Brasil
Ano: 2004
Duração: 121 min.
 Direção: Paulo Thiago
Roteiro: Haroldo Marinho Barbosa e Paulo Thiago
Elenco: Gabriela Duarte; Ana Beatriz Nogueira e Leonardo Vieira
Gênero: Drama
Idioma: Português

(Assista ao vídeo)


Um comentário:

  1. Hum, gostei bastante da dica! Eu não leio Carlos Drummond, não sei por quê, acho que trauma de infância e adolescência quando eu era forçada a ler os livros dele pra fazer provas e vestibular, argh!

    Mas parece legal, em filme a gente acaba se prendendo mais né?? Hehehehe!

    Boa dica flor!
    xoxo

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!