#Refletindo# Ainda somos humanos?

10 abril 2011

     Esta semana veio à tona esta questão: "Será que todos nós ainda somos humanos?"  
     Infelizmente, certas notícias que vemos nos levam a duvidar deste sentimento, aliás, ultimamente, o mundo todo nos dá provas concretas desta dúvida, que já se tornou tão real quanto a necessidade que temos de respirar.
     As atrocidades, as ações frias, totalmente desprovidas de sentimento, onde o respeito pela vida já não faz mais parte das prioridades humanas, estão fazendo parte da nossa rotina com muito mais frequência do que deveriam. Morrer e matar tornaram-se ações tão simples quanto atravessar a rua! Você deve estar horrorizado com esta coparação banal, mas será que a vida não está sendo tratada com tanta banalidade quanto esta comparação?
     Não há mais espaço para o amor, compreensão, e muito menos para o perdão. O medo, as incertezas, o ódio e as frustrações tomam o lugar e nos fazem meros coadjuvantes desse espetáculo de horror que nosso mundo se transformou.
    Não há como não escrever em preto, se esta é a cor de minha indignação! Não há como não estar de luto por tamanha atrocidade que, ao mesmo tempo em que é monstruosa, também é inaceitável...
   Poderemos  como seres humanos imperfeitos que somos, aceitar que tal ato possa ter sido cometido contra crianças inocentes e indefesas? Tenho certeza que a resposta será simples e unânime: NÃO!
    Os pensamentos se misturam em meio a dúvida, raiva, dor e revolta, com alguém que não tinha nenhum motivo que pudesse justificar tamanha desumanidade. O que resta é apenas a certeza de que enquanto humanos, teremos sempre uma fraqueza e é por essa fraqueza que devemos nos atentar. 
    No mundo em que estamos, tudo se torna motivo, tudo nos afeta profundamente, tudo tende a nos testar fisica e psicológicamente. Então, se não somos perfeitos e nem temos pleno controle do que se passa em nossa mente, como podemos nos controlar, para que as coisas não fujam ao nosso controle? Será que somos fortes o suficiente para aguentar as pressões que a vida nos impõe?
    Bem, não há explicação que supra essas dúvidas, a única coisa que se deve ressaltar é que o "Sol" nasce para todos, mas a "Sombra", infelizmente é só para alguns. E esses alguns com certeza não são a maioria, que consequentemente tem que batalhar bastante, enfrentar as diversas dificuldades que surgem diariamente, desde à infância até a fase adulta. Portanto, não dá para calcular ou tentar justificar certos atos, por meio de explicações que nunca serão suficientes.
     Todos nós temos de manter o controle, sendo fracos ou não, a questão é bem simples: "Não dá pra sair por aí despejando toda as nossas  frustrações em qualquer um, muito menos em crianças indefesas". O que isso poderá trazer é apenas a dor permanente da família das vítimas e o ódio incontestável de um mundo que não se mostrava ser tão acolhedor assim.
     O que fazer, o que dizer, o que pensar, quando a sanidade já não faz mais parte de nós? Quando o mundo parece tudo, menos o que imaginamos? Quando todos perecem nos virar as costas ou mesmo quando nos vemos sozinhos? Siceramente não tenho essa resposta, só sei que sair tirando a vida de quem não vai poder mudar isso, simplesmente não é a melhor saída e NUNCA SERÁ!
     Certas atitudes são irreversíveis, mas há algo que pode ser reversível:  os pensamentos e principalmente o nosso SENSO DE HUMANO, por que aliás ainda fazemos parte da mesma espécie, mesmo que alguns  já não sejam mais sãos e estejam contaminados com o sentimento da perversidade. 
    
(Em memória à todas as crianças mortas e feridas no ataque à uma escola pública em Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira 7 de abril de 2011.)

Nenhum comentário

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!