#Refletindo# O tempo passa e tudo muda

23 março 2011

    Quem nunca ouviu falar essa expressão: "Como o tempo passou"? Entretanto, existe outra muito mais importante, mas que ninguém se dá conta, do quanto ela pode fazer a diferença no decorrer de nossas vidas: "O tempo passa e tudo muda"...
     O tempo, realmente passa, e com ele passam-se os anos. Anos estes, que levam os dias felizes, tristes, angustiantes, tenebrosos, alegres, de sol ou chuva... Levam as primaveras, os autonos, os invernos e os verões. Trazem tudo outra vez, mas a cada ano, com um sentido diferente. 
     O tempo passa, e com ele as visões de mundo que adquirimos ao longo de nossa jornada, portanto, é com um olhar diferente que tudo passa a mudar para nós. As coisas ao nosso redor mudam, os valores mudam, as casas, os empregos, as roupas, as falas, e por que não mudariam as pesssoas, se o tempo consegue efetivamente atraír-nos para a mudança? Se tudo muda, então, por que muda?
     Pelo simples fato de que nós somos seres humanos, estamos em constante evolução, e para mim, não unicamente para mim, mas para todos nós, se evulir é sair de seu estado atual para um outro mais elevado, devemos como seres preparados para evulução,  ter ciência de nossa condição.
      É só lembrar do processo que atravessamos em nossas vidas. Ninguém é bebê para o resto da vida, nem criança toma mamadeira  por muitos anos. Nenhum adolescente joga video game ou pula corda, os adultos  não ouvem funk e nem usam tênis colorido pra chamar atenção, os idosos não vestem roupas fora da sua idade e nem ficam em  uma balada eletrônica à noite toda. Todos nós passamos por fases, fases de nossas vidas que ditam quem somos e quem vamos ser futuramente. Todos nós temos olhares diferentes em etapas diferentes. Não somos iguais à vida toda, simplemente, por que percorremos caminhos, conhecemos coisas, fazemos escolhas, temos gostos  igualmente distintos em muitos aspectos e momentos. Então, com um mundo tão amplo, com tantas visões, tantos padrões, tantas escolhas, tanto tempo à se passar, por qual motivo seríamos iguais o tempo todo?
      Somos humanos, e é ser humano que nos faz sermos diferentes de todos os outros animais. Por sermos humanos é que evoluímos, não apenas fisicamente, mas também mentalmente, num longo processo de busca pelo nosso "EU" interior.
     Muitas pessoas, nos dizem que mudamos, mas não param pra pensar que elas também mudaram. Que esse longo processo de mudança é conjunto e não individual. E que a mudança faz parte de nosso EU em crescimento, por que não há evolução sem que hajam as mudanças.
       Algumas pessoas que conheço, podem dizer que "mudei, que meu gosto mudou, que não tenho mais tempo pra nada, que não lembro mais dos antigos amigos". Eu posso concordar em partes com essa afirmação, pois pensando pelo lado lógico, eu realmente mudei, mudei por que tinha que mudar. Mudei por que não existe possibilidades de eu ser sempre a mesma pessoa, pensar sempre do mesmo jeito, se o mundo todo à minha volta está em constante mudança. Não há como ter o mesmo gosto, se os anos vão passando e o que eu achava atraente ontem, hoje já não me cativa mais. Não posso dizer que não tenho tempo pros amigos, se meu caminho é uma constante, cheio de passagens e pessoas que ficam às margens, dando-me o suporte em cada etapa da qual eu atravessei. Dizer que os esqueci, seria uma injúria, pois mesmo não estando perto, nem mantendo o contato assíduo, não posso negar as raízes, o apoio prestado, a ajuda infinita na construção desse eu que reflito agora.
     Mudanças são necessárias, são inevitáveis, são etapas a serem ultrapassadas e principalmente vividas . O que nunca se pode deixar esquecer é que a mudança é apenas um processo, e  como um processo contínuo, não há retrocesso que consiga construir um mesmo produto assim como foi construído anteriormente. Cada etapa é uma etapa, e cada fase de nossa vida nos agrega valores que serão lembrados, mas que também não serão absolutos e nem eternos, pois afinal, o tempo passa e não há nada que se possa fazer contra essa corrente cronológica sem fim, que nos levam os anos sem ao menos percebermos.
       

Nenhum comentário

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!