#Refletindo# Falar...

19 março 2011

    Ah! Como é gostoso falar....Nunca imaginei que estaria tão feliz com a possibilidade única de dizer o que eu quero, sinto, penso, acredito. Mas..e as pessoas que não podem falar? Como será que se sentem, sem ter o poder da comunicação imediata através da fala? Deve ser terrívelmente ruim para elas.

    Bom, mas o caso é que eu não estou aqui para falar dessas pessoas, mas sim de nós, pessoas comuns que falam, falam e falam.
     É bom lembrar que a fala pode sim nos ajudar a nos expressar melhor, mas também pode acabar por nos deixar em situações de muito conflito. Você nunca ouviu o seguinte comentário: "Como você fala demais?" Se não, é por que você ou é muito tímido ou felizmente você pensa bastante antes de dizer qualquer coisa. Se sim, então, pare um pouco e pense se sua fala não está encomodando de maneira exagerada outra pessoa.
     O ideal seria determinar as palavras a partir do grau de intensidade ou efeito que elas irão causar nos ouvintes, ou seja, será que você estará sendo interpretado como gostaria que fosse? Pois é, nem todos conseguem ser interpretados da maneira correta, o que acaba nos deixando muitas vezes em uma "saia justa". Temos de explicar tudo outra vez, e as vezes a outra pessoa continua  não entendendo e no fim a situação piora muito mais.
     Por isso vai o conselho aos falantes impulsivos: "Quem fala demais acaba muitas vezes tendo que explicar demais e o pior, sem grandes resultados"
     Escolha bem as palavras, pense muito no que irá dizer as outras pessoas e não saia despejando um monte de ideias que aparentemente são apenas suas e que nem todo mundo concorda. Ser um bom falante, não é falar muito a toda hora, mas saber escolher bem os momentos e o discurso que será utilizado naquela determinada situação, envolvendo determinadas pessoas.
    O melhor ainda é falar pouco, mas falar com convicção e planejamento, em outras palavras: "Fale menos e escute mais!" Sempre dá certo.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!