Parcerias, Poemas & Memes #2

23 outubro 2011

Olá pessoal, estou aqui neste finzinho de domingo para apresentar pra vocês a segunda edição da coluna PP&M. Nestes últimos 15 dias o blog firmou parceria com muitos amigos e eu gostaria de dividir com vocês. Além disso, acabei recebendo mais duas indicações de memes, mas como eu ainda tenho um último meme que a Amanda havia me indicado, vou finalmente postá-lo. 
Os outros dois que eu recebi recentemente, fica pra próxima semana ok!

Parcerias:
 
O Bruninho é quem comanda o blog Li, Reli e Gostei, ele tem apenas 13 aninhos, cursa o oitavo ano do ensino fundamental, gosta muito de estudar em casa, ler e escrever. O blog do Bruninho tem como objetivo mostrar o mundo literário de maneiras diferentes e para isso ele propõe colunas diversificadas no seu cantinho. Vale a pena dar uma espiadinha. =)

Quem comanda o blog Only The Strong Survive é a fofíssima Verônica, mais conhecida por Vê. Ela tem 17 anos, estudante do último ano do Ensino Médio. Completamente apaixonada por livros, filmes, seriados, Londres, mitologia e seres sobrenaturais! Se interessa por História e toda e qualquer arquitetura antiga. Trocaria qualquer programa por um bom livro. No blog da Vê encontramos resenhas, filmes, seriados, curiosidades e muitas outras novidades. Passem lá e confiram!!! =)

A Ann está à frete do blog que leva seu próprio nome, Ann Gominho. Estudante, leitora compulsiva, escritora alucinada, completamente viciada em músicas e filmes/série, e com uma leve tendência a ser assassina de sonhos nas horas vagas ela projetou o blog com o intuito de compartilhar resenhas, pois sempre gostou de ler, então nada mais natural do que dividir este gosto com outras pessoas. O blog da Ann é super bacana e com certeza vale uma visitinha! =)

A Valery ou Val é quem apresenta o Brilho das Estrelas, mostrando o brilho de leitores, autores e editoras. Ela adora ler leio de tudo, principalmente romances sobranaturais e admite que os livros são seu vício. E como eu, ela tem uma vontade imensa que seus filhos tenham interesse na leitura, pois é através dela que temos a oportunidade de conhecer outras culturas, mundos e obter conhecimento. Aproveitem para visitar o blog dela e conferirem todo esse brilho. =)

O blog Viagem Imaginária é comandado pela minha mais nova parceira e amiga Bruna. Ela é estudante de Biomedicina, mora na Praia Grande (SP), ama ler e dividir com todos a sua paixão. O blog dela é bem bacana e lá você poderá encontrar resenhas dos livros lidos, dicas, caixinha do correio e outras novidades. Bora lá conhecer o blog da Bruninha? =)
....................................................................................................................................

Poema Escolhido: Eu tinha que dar um espacinho ao meu divo, Vinícius de Moraes, poeta de minha devoção, que me acompanha desde meus 14 anos de idade e virou quase meu marido (kkk), quando finalmente resolvi consolidar meu amor por este ícone da poesia brasileira elaborando meu trabalho de conclusão de curso sobre suas belíssimas produções. Trouxe este poema em especial, "Soneto da Maioridade", porquê gosto muito da maneira como o Vinícius expôs esta nossoa passagem para a fase adulta e pela linda sonoridade que o poema traz quando o lemos em voz alta. Em outras palavras, simplesmente amo estes versos... e desejo que vocês gostem tanto quanto eu. =D

Soneto da Maioridade, de Vinícius de Moraes
O Sol, que pelas ruas da cidade
Revela as marcas do viver humano
Sobre teu belo rosto soberano
Espalha apenas pura claridade.

Nasceste para o Sol; és mocidade
Em plena floração, fruto sem dano
Rosa que enfloresceu, ano por ano
Para uma esplêndida maioridade.

Ao Sol, que é pai do tempo, e nunca mente
Hoje se eleva a minha prece ardente:
Não permita ele nunca que se afoite

A vida em ti, que é sumo de alegria
De maneira que tarde muito a noite
Sobre a manhã radiosa do teu dia.
............................................................................................................................

Meme Literário: Este é o último meme que a Amanda Cristina do blog Primeiro Livro me indicou para responder, então hoje vou finalmente eliminar esta primeira listinha de memes e no próximo PP&M postarei os que recebi recetemente. 


Quem me indicou: Como todos já sabem, recebi o meme da Amanda Cristina do blog Primeiro Livro e eu gostaria de mais uma vez agradecê-la pela indicação. Valeu Amanda!!! =D

1- Por que entre tantas atividades você prefere ler?
Aprendi a ler aos 5 anos de idade e desde então não parei mais, pois sou fascinada pelo universo que os livros nos oferecem, muitas vezes por tão pouco... Acredito também que sem a leitura eu não seria nem a metade do que sou hoje e meu pensamente consequentemente seria limitadíssimo, o que me leva a crer que, quanto mais conhecimento eu conseguir obter através desta prática, mais eu irei ampliar minha visão de mundo e exergar aquilo que os outros não conseguem ver.

2- Por que gosta de ler livros físicos (na era da internet muitos leem por ela)?
Sempre tive essa coisa do "apego" comigo, ter algo sólido, concreto, real é muito melhor e mais interessante que ficar grudada na tela do computador. Eu gosto de navegar na internet, mas ler através dela é muito complicado pra mim, uma porquê o livro físico é mais viável para carregar para qualquer lugar e outra, porquê não consigo ficar muito tempo lendo no computador, por conta das dores de cabeça e da vista cansada.

3- Por que comprar livros (poucos usam as bibliotecas ultimamente)?
Futuramente pretendo montar minha própria biblioteca (é meu pequeno sonho), mas mesmo gostando de ter meus próprios livros, sempre vou à biblioteca, por conta do ambiente e, lá tenho a oportunidade de acessar os livros logo de imediato, não precisando esperar ter meios para adquirí-los, também gostaria muito de passar essa cultura para meu filho, afinal, visitar a biblioteca de vez em quando é sempre muito prazeroso.

4- De onde vem seu incentivo de leitura, os blogs literários tem alguma influência nele?
Meu interesse por ler, sempre esteve comigo, desde quando aprendi a ler e foi por causa dele que optei por cursar a faculdade de Letras, mas confesso que este interesse teve um aumento muito considerável depois que eu conheci a blogsfera literária e tive ciência de que muitas outras pessoas amam a leitura tanto quanto eu.

5- Você lê o que esta na moda ou segue algum escrito que te agrada?
Bem, no momento estou priorizando os livros que eu sinto vontade de ler e não podia até três anos trás por conta da faculdade. Nos últimos seis meses estou tentando ler tudo aquilo que eu gostaria de ler e não tinha tempo, mas ainda mantenho o interesse pelos famosos clássicos literários, entretanto, eu gosto muito de literatura fantástica e romances policiais, por isso vire e mexe estou lendo algum neste estilo independente de o livro estar ou não na moda.


6- Ler um livro atrás do outro faz bem?
Creio que tudo o que está relacionado à leitura faz muito bem e acredito que quem é um leitor assíduo há de concordar comigo que a leitura é um bem, do qual muitos não abrem mão por N motivos. Ela não é apenas um fonte de conhecimento, é entretenimento, lazer, cultura, emoção, sonho, enfim, ler e pensar é só começar e depois que começamos não queremos mais parar.

 7- Indique alguns blogs amigos a responderem o meme.
Como combinado, indiquei blogs para responder a este meme, diferentes dos blogs que havia indicado nos memes anteriores. 



   Bem, pessoal, desculpem a hora do post, mais esse domingão foi agitado aqui em casa e só agora tive tempo de escrevê-lo. Espero que vocês tenham gostado, um grande beijo e até a próxima! =^_^=

6 comentários:

  1. Gil não sei se vc percebeu mas esse Meme foi criado por mim e pela clicia =) Eu fiz as perguntas e a clicia o transformou em Meme, amei qnd ela fez isso mas fico um pouco triste porque muitos não percebem que foi nossa criação =( Mas ao mesmo tempo fico feliz por encontrá-lo em tantos blogs e com respostas tão interessantes =)

    p.s. adorei as indicações de blogs do começo, vou visitá-los pode deixar =)
    saudades

    ResponderExcluir
  2. parabéns pelas parcerias... blogs incríveis *_*

    =D
    quem sabe o Macchiato não faz parceria com o blog também né?
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Gil!
    Parabéns pelas parcerias, ótimos blogs!
    Adoro Vinícius de Moraes e meu poema favorito é dele: Soneto de Fidelidade!
    Amei esse Soneto da Maioridade!
    Gosto muito de memes e esse é muito legal! Adorei suas respostas, como você, também acho que teria uma mente muito mais limitada se não fossem os livros!
    Beijão e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Oi Gi!

    Obrigada por me indicar ao meme, amanhã mesmo posto ele no blog ;D

    Bjkss ;*

    ResponderExcluir
  5. Valeu pelo cometário =) já consertei, foi erro de digitação =/

    ResponderExcluir
  6. Oi flor!
    Parabéns pelas parcerias! ;)
    Adorei o meme, e principalmente suas respostas!

    Beeijos,
    Ler e se Aventurar

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!