#Virou Filme - 4# O Curioso Caso de Benjamin Button, de F. Scott Fitzgerald

04 agosto 2011

      Olá pessoas...Fiquei pensando sobre o que eu iria postar hoje e como meu cérebro está fervilhando resolvi deixar meu desejo falar mais alto e escrever mais um "Virou Filme". É que recentemente assisti a um filme maravilhoso e eu fiquei louquinha para dividir com vocês. 

     O filme retrata uma história meio fora da realidade, mas não posso deixar de pontuar que é explêndida! Além do mais, já tinha estudado sobre o autor do conto que inspirou a trama, nas aulas de "Literatura Inglesa" na facu e fiquei apaixonada por esta obra em especial. Eu já tinha visto o trailler do filme na TV e gostei, mas nem passava pela minha cabeça que era baseado numa obra do F. Scott Fitzgerald (mais informações aqui), quanto mais em um conto, então, quando descobri acabei prometendo a mim mesma que assim que eu encontrasse o filme, eu o compraria.
      Como já vimos, não são apenas os romances que dão o ar da graça nas telonas do cinema, o filme O Vestido, que falei em uma das edições anteriores do Virou Filme (veja aqui), é uma prova disso já que foi baseado num poema do Drummond, portanto, já estamos preparados para ver o conto do Fitzgerald transpassado para as artes cinematográficas né? 
      Pra quem é louco por filmes como eu, especialmente os baseados em obras literárias de qualquer natureza, vai adorar mais esta dica, afinal, o filme em questão é bem recente (2009), pode ser encontrado facilmente nas lojas, por um preço bastante acessível e claro que deixei o melhor para o final, o ator principal é o nosso magnífico Brad Pitt. Não é mesmo mara??? ^_^
       Bem, mas chega de papo e vamos ao que realmente interessa...
     
      O Curioso Caso de Benjamin Button foi inspirado em um dos contos de Francis Scott Fitzgerald, escrito em 1921, a adapatação para o cinema foi lançada em 2008 nos Estados Unidos e 2009 aqui no Brasil. Dirigido por David Fincher e escrito por Eric Roth , o filme é extremamente realista e bem estruturado e conta com as belas atuações de Brad Pitt e Cate Blanchett nos papéis principais.
     Assim como o conto, o filme descreve a estranha história de Benjamin Button (Brad Pitt), um homem que nasceu com 80 anos e de maneira misteriosa vai envelhecendo ao contrário.
      Ao dar a luz à Benjamin, sua mãe biológica acaba morrendo e no momento que o pai aproxima-se para vê-lo, tem um choque com a aparência horrível do bebê. O pai, transtornado, leva a criança à um asilo e a abandona lá. Benjamin é criado pela enfermeira do asilo que o trata como um filho.
      Todos acreditam que ele terá uma vida curta por ter nascido muito velho, mas na medida em que ele vai adquirindo mais idade, torna-se mais jovem.
      É na infância que Benjamin conhece Deisy Fuller (Cate Blanchett),  a neta de uma das moradoras do asilo e seu primeiro e único amor. Mas acreditando ter uma vida curta, opta por aventurar-se pelo mundo e viver intensamente os poucos dias que lhe restam.  
      Os anos passam e benjamin torna-se cada vez mais jovem, então, resolve retornar ao asilo e reviver seus antigos sentimentos. Nesta volta, ele acaba declarando seu amor à Deisy, mas só após muitos acontecimentos é que eles realmente ficam juntos, entretanto, Benjamin não pode desfrutar da durabilidade de uma vida normal, já que ele nasceu em circunstâncias anormais e é aí que ele toma uma difícil decisão...

"A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás... Mas só pode ser vivida olhando-se para frente"

     Um filme impecável, com uma curiosa história, mas extremamente tocante, sem contar com a excelente atuação de Brad, ao dar vinda a Benjamin. Realmente é um dos filmes mais bacanas que eu já assisti. Indicação perfeita para quem aprecia uma história fora da realidade, mas não abre mão de um bom enredo!

País: Estados Unidos
Ano: 2008 (Lançamento no Brasil 2009)
Duração: 166 min.
Direção:  David Fincher
Roteiro: Eric Roth
Elenco: Brad Pitt; Cate Blanchett; Taraji P. Henson; Julia Ormond; Jason Flemyng; Jared Harris e Tilda Swinton 
Gênero: Drama/Romance/Fantasia 
Idioma: Inglês

(Assista ao trailer do filme)

Bem pessoas, espero que tenham gostado da dica e não deixem de conferir o filme. Aguardo os coments.
  Um beijão e até o próximo post. 
 

2 comentários:

  1. Oi flor!! Eu AMO esse filme! Chorei horrores no cinema e o último trecho do filme, o qual Benjamin deixa para sua filha, usei na minha colação de grau na facul (fui oradora da turma). Esse filme mexe comigo de várias formas: o jeito que foi contado, os personagens, a produção, etc. Acabei comprando o livro porque achei que iria me emocionar mais ainda mas não gostei. A história é bem diferente, não tem esse impacto. O livro parece graphic novel, não sei se ele se enquadra nessa categoria... Um caso raro de o filme ser BEM MELHOR que o livro!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. @jessicaasato# Bem jeh... eu vi alguns livros com a história, mas a obra original é um conto. Minha professora de Literatura Inglesa que fez o favor de nos mostrar...Adorei! Eu tenho o conto, caso vc queira, eu te envio depois. Só terei que procurá-lo no meio das minhas bagunças.kkk
    Mas realmente, o filme é bem melhor. Entra naquela frase: "uma imagem vale mais que mil palavras!"

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!