#Li e Registrei# Ciúme, chulé e um apelido ridículo, de Stella Florence

30 agosto 2011

   Oi galera, nesta terça mais um Li e Registrei apresentando uma super obra. O tema abordado é bem comum, mas o enredo é exetremamente convidativo e gostoso de acompanhar. Por isso convido vocês para adentrarem neste romance muito mais real do que podemos supor. 

   Quem nunca teve um ciumento na vida ou quem nunca conheceu alguém que tinha um chulé de matar e mais, quem nunca usou apelidos mais que ridículos como forma de deixar a relação mais íntima com o parceiro? Tenho a plena certeza de que pelo menos uma dessas perguntas vocês serão capazes de responder e, sendo este um assunto tão comum não poderia ficar de fora das páginas ficcionais.
    Acabei pegando este livro aleatóriamente há duas semanas atrás, quando fui de passagem à biblioteca. Nem sei por quê acabei trazendo-o, pois eu já estava lendo dois livros, mas como a leitura não fluía, resolvi embarcar num mais "fininho" na intenção de lê-lo rapidamente e adquirir ânimo para terminar as leituras que eu estava arrastando há tempos. O fato é que não concretizei nem as que eu tinha iniciado antes e muito menos esta. Li apenas dez páginas e larguei o livro dentro do armário até a data de entrega vencer e eu ter de devolvê-lo. A história até parecia boa, o que não estava bom era o meu humor e meu estado de espírito, ficando assim,explicado o abandono tão precoce do livro. 
   Passados meu mau humor e eventual "preguiça" de ler, retornei à biblioteca, fiz um novo empréstimo do livro e ao embarcar seriamente na leitura culpei-me intensamente por não já ter lido. Adorei  a história e concluí a leitura em meros dois dias, sei que poderia ter lido em um apenas, mas não dá pra ficar o tempo todo com a cara enfiada nos livros, minha mãe jamais deixaria, com tantas outras coisas pra fazer em casa. (kkkk)
    Identifiquei-me demais com a história e com a personagem principal, a Laura, por anos atraz, ser eu, a ocupar o lugar dela no quesito "boba". Esta certa intimidade que adquiri com o livro fez da leitura um momento perfeito para recordações e flashes backs da minha vida amorosa, o que acabou rendendo umas boas risadas. Acho que foram estes pequenos detalhes que deixaram a obra muito mais leve e divertida, uma história simples, mas com um teor de aprendizado enorme...


Editora: Rocco
ISBN: 978853591576-1
Ano: 2002
Páginas: 186
Classificação:  
 
Sinopse: Neste romance, duas questões são desenvolvidas quando Laura, a protagonista, conta a sua história: o ciúme faz mesmo parte do amor?, por que uma pessoa se submete a um parceiro ciumento? Uma mulher romântica, recém-desempregada, míope, extrovertida, com pernas bem feitas, unhas sempre roídas: assim é Laura. Seu mais ardente desejo é arrumar um namorado fixo e manter um relacionamento estável. Ela enxerga em Alexandre os predicados do pretendente ideal: um homem bonito, engenheiro, educado, olhos claros (um azul, outro verde). À medida que a ansiedade da aproximação e dos primeiros encontros dá lugar à obsessão de Alexandre, Laura passa a rever os conceitos de amor e paixão, e entende que o mundo jamais pode ser tão perfeito quanto a idéia de um envolvimento afetivo sem sobressaltos. Alexandre suspeita de tudo e de todos, faz perguntas sobre o passado de Laura, opina sobre o comprimento da saia, briga por causa de um galã de televisão que ela admira, investiga seus supostos pensamentos de traição e a obriga à submissão total. Ela, contudo, aceita o comportamento dele e perde parte de sua identidade, até descobrir que deixar de ser ela mesma é um preço muito alto a ser pago em nome de um relacionamento. Para Stella, ´um envolvimento romântico que se mantém com ciúme é como um encaixe de inseguranças´, e é nesse encaixe que ela explora situações hilárias para divertir o leitor e levá-lo às gargalhadas. Quem nunca teve um parceiro com chulé? Quem nunca namorou alguém ciumento? Quem nunca recebeu um apelido ridículo em nome do amor? — além da identificação que o romance provoca, ele propõe um debate sobre as conseqüências danosas que pessoas ciumentas em excesso podem causar. Elas são capazes de anular o direito à nostalgia, à intimidade, à individualidade, à privacidade.

   Laura é uma mulher romântica, extrovertida, míope, extremamente anciosa e quer a todo custo arranjar um bom namorado. Mesmo possuíndo um par de belas pernas, não escapou de colecionar relacionamentos fracassados e lembranças que só levavam sua alto-estima para o poço. Como toda mulher na sua situação (sem sorte alguma no amor), tenta apagar as más lembranças do passado, a fim de construir um futuro perfeito que juga ser merecedora, assim como toda mortal. Entretanto, está a beira da deprê depois de ser dispensada de um emprego de seis anos no Hopper's Bank e terminado mais um, de seus  relacionamentos da maneira precária
   Marianne, amiga de Laura, a convida para uma festa em sua casa na intenção de animá-la, após muita insistência e conselhos da família  para que saia da "toca" e compareça à festa, ela acaba aceitando. É na festa de Marianne que ela conhece Alexandre, um homem bonito, tímido e solteiro. Ao bater os olhos nele, logo fica impressionada com seu porte elegante e seus olhos verdes ou serão azuis? Com a alto-estima ainda fragilizada, vê no bonitão a possibilidade de dar uma reviravolta em sua vida ou pelo menos resolver o lado pessoal, já que o profissional não podia ser resolvido tão rapidamente. Então parte para as investidas, troca de telefones e encontros seguidos até concretizar seu objetivo.
    Depois de conquistar o posto tão desejado de namorada de Alexandre, Laura passa a ter a vida que tanto sonhou ou pelo menos acredita. Um bom namorado, encontros sem motivo,  passeios de mãos dadas no shopping, fins de semana com a futura sogra e uma vida quase de casada. O que ela não contava é que seu atual namorado, além de possuir um chulé fortíssimo, também era extremamente ciumento, desses que querem controlar até os pensamentos da parceira. 
    Cega pela vontade de possuir um namoro sólido e com medo de que os fantasmas do fracasso amoroso voltassem a atormentá-la, Laura foi deixando envolver-se com as maquiavélicas  exigências de Alexandre, suas inúmeras brigas e ataques de ciúme desnecessários. Privou-se das coisas que mais lhe davam prazer, afastou-se dos amigos e viu-se envolvida num círculo vicioso, em que ela  fazia de tudo para agradar seu amado e manter o relacionamento, do qual jurava ser o melhor para  si, mas que no fim só a escravisava sem nenhum propósito realmente válido.
   
   Lendo este romance acabei refletindo um pouco sobre a atitude de Laura, típica atitude que as mulheres tentem a tomar (inclusive eu já tomei) logo que embarcam num novo relacionamento. Jogar-se de cabeça na relacão, não perceber que esta, está sugando muito mais do que deveria, deixar submeter-se às mais inimagináveis situações e dizer a si mesma que elas são normais num relacionamento a dois e até mesmo fingir feliciadade onde não há nem rastro dela. Todas essas questões acabam pesando quando a mulher se deixar dominar por fracos pensamentos ou  deduz que não tem competência  suficiente para dizer não aos parceiros vampirescos, que mais sugam do que  dão algo em troca.
   
   É muito difícil ler "Ciúme, chulé e uma apelido ridículo" sem se colocar no lugar da personagem principal em pelo menos uma das várias cenas descritas pela autora, afinal todas nós, mulheres, já fizemos alguns sacrifícios para manter um relacionamento que julgávamos "bom". 
    
   A história em si não é muito reveladora, já que trata de um problema contidiano,  mas serve como um ótimo exemplo para aquelas mulheres que ainda hoje se deixam levar pelas más relações, permitindo-se contaminar pelo fantasma da solidão. Também serve como um ótimo lembrete para aquelas que já passaram por isso, ajudando a refletir sobre os inúmeros momentos de desconforto que tais relações são capazes de proporcionar. E mesmo que algum de vocês não se encaixe em nenhuma destas classificações (o que já seria um milagre), vale a pena conferir o que uma mulher é capaz de fazer em nome de um namoro sério e uma aliança de prata no dedo.
    
   Espero que tenham gostado da dica de hoje e não deixem de conferir esta história super bacana. Aguardo os coment's, um beijão e até a próxima! =^.^=
   

4 comentários:

  1. Oi flor, tudo bem ?

    Ain, adorei esse livro! Saudade de ler livros assim.. tão bom neh , ainda mais quando a gente se identifica com a história.. me interesse mesmo!

    Ahh e te indiquei pra um meme.. depois olha lah ^^

    Ler e se Aventurar..
    Beeijos ;*

    ResponderExcluir
  2. @milly# Oi querida, obg por passar aqui no blog e interagir tmbm. O livro realmente é ótimo, gostei d+!!! E se caso vc for ler, não irá se arrepender.

    Passei lá no seu blog e vi a indicação estou super anciosa pra responder o meme, só tenho que compor minha listinha antes.kkk
    Bjus..

    ResponderExcluir
  3. Muito legal seu blog. Vou listar no meu http://verdademeucotidiano.blogspot.com
    Bjs me add no skoob

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Adorei o seu blog é muito lindo
    Parabéns!
    As vezes é bom ler livros como este ne? Com uma leiura leve e agradável, achei interessante você dizer que se identificou com a história e com a Laura =D
    Já estou seguindo o seu blog.
    Obrigada pelo convite no Skoob.
    Te convido a conhecer e seguir o meu também.
    Beijos.


    Books e Desenhos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra mim e sempre muito bem vinda, mas fique atento às observações quanto aos comentários:
- Comentários contendo só divulgações, avisos de memes/selinhos serão removidos (para este fim, utilize o formulário da página de CONTATO ou deixe recado no
FACEBOOK);
- Comentários ofensivos, racistas ou que contenham palavras de baixo calão também serão excluídos;
- Comente apenas algo relacionado ao post (para outros assuntos utilize o formulário da página de CONTATO);
- Se quiser que eu visite, siga ou comente no seu blog/site, basta deixar o link no fim do comentário, que com certeza retribuirei;
Feito isso, fique a vontade para comentar nos posts e voltar sempre que quiser. Obrigada!